Em agosto de 2015 o Consórcio Sadenco, Quantum e Fortnort (SQE), uma parceria entre empresas dos setores energéticos e de engenharia, foi contratado pela prefeitura de Santos para a gestão completa do sistema de iluminação pública (IP) do município.

Logo no início da execução dos trabalhos, a empresa encontrou dificuldades no mapeamento dos pontos de iluminação. Então, em setembro de 2015, apenas um mês após o início da PPP, a Exati firmou uma parceria com ambos os setores para que, em conjunto, novas ações fossem tomadas para melhorar a qualidade de vida da população da cidade.

Problemas enfrentados

Antes da contratação da SQE, a prefeitura de Santos enfrentava diversas dificuldades na gestão da iluminação pública da cidade. Por isso, quando o consórcio assumiu gerenciar esse setor, o desafio foi grande.

  • Não se tinha noção da quantidade de pontos de iluminação existentes no município.
  • Não havia o controle desses pontos.
  • Depreciação do parque de iluminação.
  • Mais de 4 mil reclamações pendentes relacionadas à iluminação da cidade.

Desta forma, em consenso com a prefeitura, a diretoria do consórcio iniciou a busca por um software que pudesse realizar toda a coordenação dos processos de transição. Assim nasceu a parceria com a Exati!

A solução apresentada pela Exati

Com a implementação do software da Exati, a primeira ação realizada foi o cadastramento de todos os pontos de IP de Santos. Graças à plataforma, as equipes de campo puderam fazer o trabalho de maneira offline com tablets e smartphones porque, ao voltar para a sede, onde havia conexão, os dados eram atualizados automaticamente no sistema.

Devido a esse cadastramento, durante qualquer ação das equipes de campo é possível fazer o acompanhamento tanto dos chamados atendidos quanto do histórico dos equipamentos usados e o controle do estoque. 

A coleta e o armazenamento desses dados facilita a realização de manutenções preventivas e corretivas, porque toda a parte de organização operacional é integrada, desde a otimização das rotas até pedidos diretos de correções por parte da população. 

Os gestores da SQE passaram a ter na palma da mão ㅡ através de smartphones, tablets e desktops ㅡ acesso a relatórios de tarefas realizadas e a produtividade dos colaboradores.

Resultados obtidos

Depois da utilização recorrente do software da Exati, as equipes foram capazes de realizar os trabalhos de forma mais rápida, segura e simples, com mais qualidade no serviço e no atendimento à população.

Os serviços passaram a ter duração média de 10 minutos, porque há o controle exato dos prazos, dos materiais utilizados e os veículos necessários. Além disso, no final das ações havia a informação de qual o contribuinte a realizou e quanto tempo levou ㅡ e isso facilitou a redução dos custos operacionais por meio da análise dos dados coletados.

Em janeiro de 2016, quatro meses após a implantação do sistema da Exati,  o número máximo de lâmpadas apagadas durante a noite já era inferior a 2%, dado obtido a partir da Avaliação da Qualidade e Continuidade da Iluminação Durante a Noite, realizada pela fiscalização municipal. 

Já em fevereiro de 2017, a parceria obteve a média de 96,08% do projeto de troca da iluminação pública executado ㅡ 10.306 pontos de luz foram renovados para contribuir com a modernização da iluminação pública do município.

Toda essa modernização do parque de IP fez com que o volume de reparos realizados caísse em 75%. É evidente a satisfação da prefeitura de Santos, que se tornou capaz de atender sua população da melhor forma possível!

Assista ao depoimento de João Paulo Assis, gerente de contrato, e outros colaboradores do consórcio Sadenco, Quantum e Fortnort, responsáveis por manter o município iluminado com a ajuda do software de gestão de iluminação pública da Exati: