Caso você ainda não saiba, a classificação das vias é uma das requisições da NBR 5101, importante norteador para aqueles que trabalham diretamente com grandes  projetos de iluminação pública.

O fato é que, dependendo de cada tipo de via, é necessário realizar estudos e medições específicas para assegurar que a iluminação a ser instalada supra as carências da região e cumpram seu papel: Iluminar com eficiência!

Essa discussão é de extrema relevância, afinal, os índices de acidentes e criminalidade em espaços públicos ou privados que contam com iluminação adequada caem drasticamente.

Quer saber mais sobre a classificação das vias e sua relação com as Smart Cities? Continue acompanhando. Boa leitura.

A NBR 5101

Resumidamente, a NBR 5101 é a norma que estabelece os requisitos mínimos necessários para iluminação de vias públicas, buscando garantir a segurança do tráfego de pedestres e de veículos. 

Assim, os projeto de iluminação pública precisam atender as mínimas condições, como por exemplo:

  • Facilitar o fluxo nas vias públicas;
  • Reduzir o número de acidentes;
  • Eficientização energética;
  • Auxiliar força de segurança;
  • Iluminação especial para obras públicas.

Por isso, as novas tecnologias de iluminação devem atender às normas técnicas e contribuir para a melhoria da qualidade de iluminação e redução de custos com a gestão do sistema.

A partir da recente revisão da NBR 5101, a classificação das vias, por exemplo, ficou mais precisa e possibilita que questões técnicas e operacionais sejam melhor planejadas.

Qual o objetivo? Otimizar os serviços das concessionárias e proporcionar à toda a comunidade local uma iluminação mais eficiente, que resulte em mais segurança, menos acidentes e maior fluxo de visitantes em casos de cidades turísticas.

Fatores que merecem atenção

A partir da revisão passam a ser considerados uma série de elementos que compõem o fluxo local

São critérios específicos, em formato de tabela, para aplicação da iluminação em locais com fluxo de veículos, vias compartilhadas como ciclovias e ciclofaixas, e espaços exclusivos para pedestres. 

Além disso, campos sobre requisitos de segurança para instalação, indicadores de eficiência energética, conceitos gerais e exemplos de aplicabilidade (que não existiam até então) destinados ao setor também integram a nova NBR 5101.

Confira alguns pontos de destaque e atenção.

Circulação de pessoas e veículos

Nas smart cities o planejamento urbano é de fundamental importância para a harmonia e funcionamento de todas as estruturas urbanas, seja para conectividade, mobilidade ou habitação.

Quando falamos em mobilidade, precisamos considerar também o fluxo de pessoas e veículos no período noturno. Para isso, a NBR delimita as vias de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. São 3 classificações ao todo.

Assim, para cada categoria (vias rurais e urbanas, com suas subdivisões) são propostas especificações diferentes. Afinal, cada um merece atenção especial  considerando o volume de tráfego e claro, fatores biológicos que interferem no comportamento daqueles que estão a bordo de veículos automotores.

Já a  iluminação voltada ao pedestre considera critérios e índices mínimos de iluminância e uniformidade para as áreas de utilização de pedestres, faixas de travessia e ciclovias. Isso garante mais visibilidade e, consequentemente, segurança!

Luminosidade

A palavra que resume esse segundo ponto é qualidade. Não basta apenas trazer planejar termos estruturais como a altura de postes e seus respectivos braços de sustentação. É preciso atentar-se a todos os fatores de dimensionamento da luz.

Por isso, a revisão da NBR 5101 aborda a questão das classificações de distribuições fotométricas e controle de distribuições luminosas

Atualmente, com a utilização de softwares de cálculo, o atendimento aos critérios de luminância é fundamental. Outro critério a ser considerado é o controle da emissão de luz na luminária, a fim de aproveitá-la melhor e evitar ao máximo a poluição luminosa.

Lembra quando citamos fatores biológicos e sua interferência no trânsito? As smart cities devem considerar a luminosidade para impedir que tanto animais quanto seres humanos sejam impactados pela luz.

Determinadas espécies de pássaros,  por exemplo, mudam seus hábitos por conta da luminosidade excessiva. Já humanos, podem desenvolver problemas de visão e até mesmo causar acidentes se a via estiver pouco iluminada

Eficiência energética

Uma das novidades da norma que tem relação direta com  a classificação das vias é a eficiência energética. 

Isso porque, somada a luminosidade, a eficiência nos equipamentos é de suma importância em termos de economia à cidade. E o grande responsável por isso são as lâmpadas de LED.

Além de poupar energia, esse material tem a capacidade de iluminar de forma mais efetiva em acordo com a necessidade, diminuindo problemas como a poluição luminosa nas cidades.

Quer saber mais sobre o LED? Temos um ebook exclusivo. Para baixá-lo clique aqui. Aproveite também para conhecer um pouco mais sobre a eficiência energética nas cidades. Acesse agora mesmo clicando aqui.

A Plataforma Exati

Há expectativas que a nova revisão da norma discuta, também, questões técnicas de telegerenciamento da iluminação, sobretudo nos horários com menos circulação de pessoas. 

Atender aos pré-requisitos estipulados pela NBR 5101, principalmente no que tange a classificação das vias, é uma grande missão para as concessionárias.

Entretanto, a partir do momento em que se utiliza a tecnologia da Plataforma Exati, que possui um módulo completo para o gerenciamento da Iluminação Pública, tudo fica ainda mais fácil.

Estamos falando de um sistema que possibilita a gestão de infinitos pontos luminosos, da fase inicial de implementação e cadastramentos até as operações de manutenção.

Para saber mais sobre a plataforma que é líder nacional, recomendamos que acesse o material sobre 4 razões para utilizar software de gerenciamento.