Como você já viu aqui em nosso blog, a Telegestão permite uma série de vantagens e pode ser aplicada à diferentes áreas. Entretanto, é preciso atentar-se a questões de cibersegurança, afinal, temos presenciado diversas notícias sobre a atuação de hackers na invasão de redes e divulgação de informações pessoais ou de instituições privadas.

A Exati é líder nacional quando se trata de software para gerenciamento da iluminação pública e, por isso, iremos apresentar aqui como nosso dispositivo segue altos padrões de segurança na rede mundial de internet.

Boa leitura!

Entendendo o cenário atual de cibersegurança

Se você parar e observar, verá que praticamente todas as pessoas ao seu redor possuem um smartphone com acesso à internet.

De acordo com PNAD Contínua TIC 2018, mais de 79,1% dos domicílios brasileiros fazem uso da internet e o aparelho mais utilizado para navegar na web foi o smartphone, presente em 99,2% das casas com acesso ao serviço de internet.

Ao passo que tantos recursos tecnológicos foram desenvolvidos e a internet expandiu seus horizontes, aumentou-se também a demanda por mais segurança no ambiente virtual, uma vez que os casos de invasão pelos conhecidos hackers também passaram a ocorrer com maior frequência.

Por essa razão que a cibersegurança exige atenção contínua, investimentos, testes e implementação seguindo rígidos padrões.

Criptografia e chaves de segurança modernas

Conectar-se ao Wi-Fi e acessar a internet é muito simples mas, em termos de cibersegurança, também será fácil para um intruso interceptar qualquer conexão. Como consequência, credenciais ou outros dados sensíveis dos usuários podem ser roubados.

A chave de segurança de rede é o principal protocolo de proteção na conexão sem fio, ou seja, nas redes de internet Wi-Fi que são distribuídas geralmente por aparelhos roteadores.

Na prática, isso significa que esse código garante a segurança de todos os dados disponíveis nos smartphones realizando a criptografia, uma espécie de bloqueio total dos dados impedindo o acesso de terceiros.

A Exati utiliza o que há de mais moderno e eficiente no combate à ação de hackers. O WPA2 é a chave de segurança de rede Wi-Fi mais segura e mais utilizada no mundo.

A segurança deste código deve-se ao padrão de segurança chamado de AES (Advanced Encryption Standard). Além disso, tem-se também o mecanismo de encriptação de dados e informações conhecido por CCMP (Counter Cipher Mode), responsável por proteger dados que passam da rede de internet distribuída para seu aparelho roteador.

De acordo com especialistas em tecnologia, o risco de se ter invasores e hackers em uma rede de internet com chave WPA2 é praticamente nula.

Protocolos abertos

Os chamados “protocolos de Internet” podem ser definidos como conjuntos de regras que permitem a comunicação entre dispositivos conectados à internet. 

Na prática, isso significa que um dispositivo conectado pode interagir com outro também já conectado à rede. Vale destacar que essa interação é garantida independentemente do fabricante e do sistema operacional.

A explicação está na capacidade dos protocolos em transformar todas as informações compatíveis entre si. A solução de Telegestão da Exati possibilita que essa comunicação seja realizada com praticidade, agilidade e, claro, com segurança de rede.

Rede Mesh e tecnologia BLE

Veja como funciona a estrutura de Telegestão e Internet das Coisas (Iot) da Exati e como a cibersegurança é garantida para melhor aproveitamento da sociedade.

Rede Mesh

A rede mesh é uma alternativa de protocolo ao padrão IEEE 802.11, destinado sobretudo às redes estrela de alta taxa de transmissão. A estrutura Mesh, por sua vez, considera outros fatores como, por exemplo, a baixa taxa de transmissão, múltiplos hops, latência mais elevada, entre outros.

Em síntese, a rede mesh é formada por vários dispositivos que atuam como roteadores, possibilitando que as pessoas se conectem em qualquer um dos pontos ativos na cidade.

A rede de infraestrutura é composta, então, por APs (Access point = Ponto de acesso) e clientes, os quais necessariamente devem utilizar determinado ponto de acesso para trafegarem em uma rede.

Redes do tipo mesh têm como vantagem a facilidade de implantação e características tolerantes a falhas. A esta característica tem-se dado o nome de “resiliência”.

Protocolo Wi-SUN

Para o desenvolvimento da solução de Telegestão da Exati foi escolhido o protocolo padrão para redes FAN (Field Area Network), o Wi-SUN. Esse protocolo possibilita um maior grau de cibersegurança e confiabilidade, além de ser muito semelhante à protocolos já existentes.

Dentro da Rede Wi-SUN a segurança se dá por meio da troca de chaves assimétricas, utilizando a criptografia Elliptic Curve de 256 bits. Na prática, essa troca de chaves assegura a realização do tráfego apenas de chaves públicas.

As chaves do dispositivo ficam criptografadas no próprio dispositivo (em uma região inacessível de memória), inviabilizando a atuação do hack por remoção de dispositivo. 

Entretanto, é necessário pensar além e garantir um plano B em caso de falhas. Por isso, mesmo que um dispositivo seja violado, é possível revogar a sua chave individual e manter a rede segura.

Todos os pacotes trafegados na rede após a autenticação são criptografados pelas chaves assimétricas usando AES-256. O que inviabiliza hacks por man-in-the-middle (homem no caminho) ou eavesdropping (espionagem de pacotes).

Além de toda a segurança de rede proveniente do protocolo Wi-SUN, a Exati faz uso de mais uma camada de criptografia e autenticação antes dos dados chegarem ao servidor e estabelecerem a comunicação com os dispositivos.

Tudo isso ocorre graças à autenticação RSA por chaves assimétricas e  pelo uso de uma chave de sessão baseado no código interno do dispositivo – gerado em fábrica de forma segura.

Bluetooth Low Energy (BLE)

Essa tecnologia foi projetada com o intuito de facilitar as aplicações de IoT. Mas você sabe como é seu funcionamento?

O BLE é um tipo de bluetooth que consome menos energia – cerca de 10% em relação ao bluetooth clássico. Isso ocorre porque o antigo modelo foi criado apenas visando a transmissão de dados.

O BLE também transmite dados mas com um diferencial: maximizar a economia da bateria e garantir um longo de tempo de transmissão de informações.

É um protocolo que ganhou força em 2010, com o surgimento de sua versão 4.0. Ele teve seu uso massificado a partir de então pois permitia facilmente conexões sem fio de curto e médio alcance, além de grande eficiência energética.

Os dispositivos que funcionam via bluetooth conseguem trabalhar por longos períodos sem que a bateria se esgote, transmitindo dados periodicamente e sempre mantendo os protocolos de cibersegurança.

Como a Exati tornará o BLE o ponto de acesso principal de IoT

O BLE surgiu para solucionar o problema de consumo de energia de produtos IoT e também para reduzir os custo desses produtos, sendo uma das tecnologias RF mais baratas de se implementar. 

Porém, quando se fala em em IoT para smart cities, não há infraestruturas capazes de acomodar essa tecnologia e permitir sua conexão.

No entanto, com a implantação da Telegestão a Exati cria duas possibilidades: Redes IoT e Mesh Wi-SUN, operando em frequência sub-ghz e a rede Mesh BLE operando no tradicional 2.4GHz. Com isso, disponibiliza-se “acesso a internet” a dispositivos BLE.

O acesso à internet pelos dispositivos BLE ocorre de forma totalmente segura, valendo-se de chaves de acesso. Dessa forma, apenas dispositivos autorizados podem se conectar e transmitir pacotes (autenticados e criptografados) na rede, fornecendo total segurança ao usuário e aos dispositivos.

Trabalhamos de acordo com os padrões de cibersegurança mais eficazes do mundo!

A Telegestão possui uma vantagem diante de outras soluções IoT:  É a única capaz de atingir praticamente a cidade toda. Dessa forma, abre-se portas para cidades muito mais inteligentes. Tudo isso utilizando produtos menores, mais baratos, com maior durabilidade e, claro, seguros!

Acesse nosso site ou fale com um de nossos especialistas para saber como a Exati pode atender suas necessidade da melhor forma possível.

*Este conteúdo foi produzido em coautoria com Felipe Gabardo, responsável técnico pelo projeto de Telegestão da Exati Tecnologia.