O armazenamento em nuvem é uma funcionalidade cada vez mais utilizada tanto por empresas quanto por nós, usuários de internet.

A transformação digital foi a grande responsável por isso. Afinal, estamos falando de tecnologias modernas que sequer poderiam ser imaginadas nos últimos 50 anos. 

De acordo com uma pesquisa recente da Accenture, 80% das empresas analisadas aumentaram de forma significativa o investimento em transformação digital. Um avanço muito expressivo se considerarmos que, em maio de 2020, esse número era de aproximadamente 50%. 

A explicação para tal fenômeno é a necessidade de soluções para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, já que muitas organizações passaram a adotar o home office e demais dispositivos eletrônicos como alternativa em meio a crise.

Saiba mais sobre o armazenamento em nuvem e todas as suas vantagens no mundo moderno. Acompanhe.

Por que ter armazenamento em nuvem?

Não é novidade que os dispositivos e equipamentos eletrônicos entregam cada vez mais tecnologia, agilidade e praticidade.

Porém, em pleno século XXI, um fator não está dissociado de outro. É o que vemos em nossos smartphones, por exemplo. São aparelhos com bons processadores, câmeras de alta resolução e capacidade de armazenamento elevada. 

O último é, sem dúvidas, um dos fatores mais relevantes. Isso porque hoje há uma grande quantidade de dados, informações e demais aplicações (como os aplicativos) que exigem um bom espaço na memória.

É nesse contexto que o armazenamento em nuvem ganha destaque. Afinal, estamos falando de um serviço disponibilizado para facilitar a vida de quem trabalha ou faz uso de muita informação digital.

Pense em grandes organizações, órgãos do governo e agências de segurança nacional. Todos fazem uso do armazenamento em nuvem principalmente como forma de segurança. Quer um exemplo?

De acordo com a revista Isto é, em setembro de 2020 o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, estabeleceu um contrato no valor de US$ 10 bilhões com a Microsoft para armazenamento em nuvem.

Como funciona?

Se forma simples e didática, o armazenamento em nuvem nada mais é que um conjunto de servidores online onde seu arquivo fica acomodado.

Na prática, quando você cria ou faz o upload de um determinado arquivo na nuvem as informações são transmitidas via conexão de internet  para um desses servidores. Dessa forma, é possível acessá-las quando quiser, de onde quiser.

É uma comodidade. Afinal, não é mais preciso carregar pastas com documentos impressos ou computadores pessoais com centenas de arquivos salvos em PDF, como era até então.

Além da questão prática, não podemos deixar de mencionar que essa funcionalidade aumenta e muito a segurança

Confira agora quais são as vantagens de utilizar esse recurso, seja para organizar sua vida pessoal ou como fator decisivo na contratação de um software para gestão de cidades.

Algumas vantagens

Não tem como não destacarmos, em primeiro lugar, a imensa quantidade de papel que é poupada quando se utiliza equipamentos eletrônicos e, claro, armazenamento em nuvem.

É o mais expressivo ganho da digitalização em termos de sustentabilidade.

Empresas como o Videnci, por exemplo, já conseguiram preservar o equivalente a 6.096 metros de mata preservada. São aproximadamente 51 campos de futebol, segundo as medidas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O armazenamento em nuvem também é uma ótima ferramenta para quem realiza trabalho remoto e colaborativo. Com poucos cliques você pode compartilhar qualquer documento, em qualquer formato, com seus colegas de trabalho.

Tudo é salvo automaticamente e é possível verificar quem foram os responsáveis por alterações, encaminhamentos e afins. Além disso, trabalhos mais significativos são armazenados com mais segurança, evitando vazamentos.

Os custos desse serviço também são baixos, uma vez que recorrer a cloud computing é muito mais barato do que adquirir hardware e criar uma solução personalizada.

3 Dicas de utilização do armazenamento em nuvem

Na última edição do Panorama de Ameaças na América Latina, no ano passado, a empresa de segurança computacional Kaspersky apresentou dados alarmantes. De acordo com a companhia, 1 em cada 3 ataques cibernéticos são destinados a pessoas comuns.

Já no caso de empresas privadas, o número sobe para 2 em cada 3. A empresa já bloqueou, ao todo, mais de 57,7 milhões de ameaças somente em 2020.

Por isso, confira 3 dicas básicas para manter seus arquivos seguros.

  1. Utilize o mecanismo de autenticação em dois fatores, impossibilitando o login apenas com endereço de usuário e senha. Com o código adicional seus arquivos ficam mais seguros.
  2. Preste atenção às opções de compartilhamento. Às vezes compartilhar links de acesso pode ser um risco. Opte pelo envio de convites via email.
  3. Mantenha ativo os alertas de segurança. Dessa forma, você será avisado se qualquer dispositivo tentar utilizar seus dados para acessar o armazenamento em nuvem.

Gostou do conteúdo?

Como você acompanhou, o armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite que usuários e empresas armazenem e acessem diversos dados em servidores de alta disponibilidade via internet.

Para uso pessoal, vale destacar que empresas especializadas em serviços de nuvem geralmente oferecem planos gratuitos, porém limitando a capacidade de armazenamento e o número de usuários.

Para sua gestão, há sistemas que realizam o gerenciamento completo de todos os processos diários. Dessa forma, todos os dados ficam armazenados em nuvem e também podem ser acessados quando desejado. Tudo em um só lugar.