Em tempos de crise a realização de procedimentos de controle de equipamentos são muito bem-vindos.

A correta gestão e manutenção dos equipamentos utilizados pela sua empresa no dia a dia, além de garantir a eficiência dos serviços, aumenta a vida útil dos recursos.

Por isso, é essencial que se faça o monitoramento desse equipamentos. Usualmente, utiliza-se fichas em papel para documentar cada passo, mas utilizar recursos tecnológicos como softwares pode ser muito mais vantajoso. 

Confira agora alguns exemplo de como controlar os equipamentos de modo fácil e efetivo.

NR12

Antes de mostrar o que a tecnologia pode fazer por você no dia a dia, é preciso entender o que está sendo exigido pelas normas técnicas nacionais.

Com o intuito de garantir a saúde e integridade física dos colaboradores, nasceu a Norma Regulamentadora número 12, conhecida como NR12.

Nela, estão estabelecidos os procedimentos de segurança direcionados para a instalação, operação e manutenção de máquinas em ambientes de trabalho.

Além de determinar a submissão de máquinas e equipamentos à manutenções na forma e periodicidade determinada pelo fabricante, a norma orienta que alguns dados devem ser registrados em livro próprio, ficha ou sistema informatizado da empresa. 

Observe os pontos destacados pela norma:

a) Intervenções realizadas;

b) Data da realização de cada intervenção;

c) Serviço realizado;

d) Peças reparadas ou substituídas;

e) Condições de segurança do equipamento;

f) Indicação conclusiva quanto às condições de segurança da máquina; e

g) Nome do responsável pela execução das intervenções.

Mas não basta apenas fazer esses registros adequadamente. É preciso também, tornar disponível aos trabalhadores envolvidos na operação, manutenção e reparos, assim como à Comissão Interna de fiscalização. 

E por falar em manutenção…

Manutenção preventiva e preditiva

Se colocados em uma balança você verá que investir em tempo e esforços para manter o bom funcionamento de seus equipamentos é melhor que substituí-los.

Obviamente, chegará um momento em que essa última medida será  necessária, afinal, a tecnologia evolui de forma rápida.

Mas, até que isso aconteça, é preciso executar o controle de equipamentos de modo eficiente. Uma das formas para garantir isso é por meio das manutenções preventivas e preditivas. 

Tanto a manutenção preditiva quanto a preventiva desempenham importante papel nas empresas. Veja algumas vantagens de executar esses procedimentos nas datas corretas:

  • Prolongar a vida útil total dos recursos;
  • Reduzir os custos de manutenção e aumentar o grau de confiança no desempenho dos equipamentos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Determinar, antecipadamente, a necessidade de serviços de manutenção numa peça específica de um equipamento;
  • Determinar, previamente, as interrupções de utilização para gerir os equipamentos que precisam de manutenção; 
  • Evitar desmontagens desnecessárias;
  • Reduzir o trabalho de emergência não planejado.

Alocação e controle de equipamentos

Ter o controle da movimentação de todo o estoque e equipamentos é fundamental! 

Com esses dados em mãos, é possível criar processos e garantir a qualidade dos serviços para manutenções, gestão dos ativos e recursos dos maquinários.

Para que todo esse processo flua da melhor forma possível isso, recomenda-se que cada ativo seja devidamente cadastrado na base de dados.

A partir do cadastro, fica muito mais fácil identificar onde e como determinado equipamento está sendo utilizado, quem o opera e todas as demais informações sobre ele.

Aqui, as ordens de serviço em formato totalmente digital desempenham grande função, afinal, comportam todas as informações necessárias sobre as tarefas a serem executadas. 

Digitalização 

Na NR12 consta uma orientação para que os gestores realizem o registro de cada procedimento para controle de equipamentos, sejam em formato físico ou digital.

Embora o formato mais comum seja o físico, a digitalização desse processo vai de encontro às novas necessidade do dia a dia.

A tendência é que cada vez mais empresas passem a adotar esses recursos para otimizar os seus processos e aumentar a produtividade e, sobretudo, ter mais controle dos equipamentos, equipes, etc. 

Isso porque, com acesso a um smartphone conectado à internet ou, então, via aplicativo de gestão inteligente, o preenchimento das informaçõe se dá de forma muito mais rápida e objetiva.

Entre as vantagens podem ser destacadas:

  • Diminuição de erros;
  • Agilidade nas atividades com ordens de serviço digitais;
  • Documentação fotográfica;
  • Acesso à relatórios completos;

Associado à digitalização, o uso de um software pode automatizar e garantir ainda mais confiabilidade das informações.

O sistema da Exati, por exemplo, é capaz de realizar esses e tantos outros processo. 

Dessa forma, gerenciar ativos, rastrear equipamentos, estabelecer um calendário periódico de manutenções preventivas e automatização dos processos garantir mais assertividade na sua gestão.

Como podemos te ajudar?

O sistema da Exati permite que você faça o controle de todos os ativos da sua empresa, tendo todas as informações necessárias para uma gestão eficiente.

Ficou com alguma dúvida sobre o controle de equipamentos? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como nosso software funciona na prática. 

Acesse também  o nosso site e conheça todos os nosso produtos.