Relatório de gestão é um documento que contempla diversas métricas e indicadores que demonstram o desempenho das atividades de uma organização em determinado período. 

É de extrema importância que a gestão tenha em mãos esses relatórios justamente para avaliar processos, rever estratégias, encontrar possíveis gargalos e entender a produtividade de cada setor ou colaborador. 

Nesse sentido, contar com um software de gestão inteligente é bastante relevante, uma vez que ele oferece relatórios completos e automatizados sem que você precise preencher qualquer dado manualmente. 

Tendo isso em vista, vamos mostrar neste blog post como os relatórios gerados pelo sistema da Exati são úteis para a sua operação!

O nosso sistema gera relatórios exigidos em cada segmento – inclusive para PPPs

Independentemente da vertical atendida, o sistema da Exati gera os relatórios necessários para a sua operação. 

Ou seja, a partir do momento que o ativo é cadastrado (e no decorrer da sua vida útil) e é possível recolher seus dados, toda e qualquer informação pode ser contemplada em um relatório de gestão. 

Quando falamos das Parcerias Público Privadas, sabemos da necessidade de quem gerencia o projeto apresentar dados e indicadores que comprovem a evolução e o desempenho do serviço prestado. 

Além disso, as PPPs precisam de documentos que abordam métricas de avaliação de performance e cumprimento de metas e prazos, a fim de evitar multas. 

Nesse regime de contratação, é exigido que haja um Verificador Independente responsável por verificar e analisar o desempenho da empresa contratada por meio de indicadores. 

É também papel do Verificador Independente acompanhar a execução do contrato para assegurar a qualidade dos serviços prestados.  

Dessa maneira, para que as PPPs possam provar que estão cumprindo as métricas estabelecidas em contato, é preciso apresentar relatórios completos – como os que o sistema da Exati fornece. 

Relatórios padrões ou personalizados: fica a seu critério

Como falamos acima, a partir do cadastro dos ativos, o sistema gera automaticamente relatórios padrões para a sua gestão. 

Porém, caso você precise de documentos com informações personalizadas, o suporte da Exati consegue produzi-lo de acordo com as suas exigências. Dessa maneira, tudo é feito de forma 100% customizada.

Exemplos de relatórios de gestão

Vamos conhecer alguns relatórios que o nosso sistema é capaz de gerar para a sua operação. 

Monitor de ocorrência 

O relatório de monitor de ocorrência faz o acompanhamento em tempo real da sua operação e pode ser atualizado na frequência que você desejar (5, 10, 15 minutos).

Além disso, esse tipo de documento fornece um panorama de quantas ocorrências em estado aberto, quais estão em ordem de serviço e os prazos requisitados para cada atividade.

Por fim, o monitor mostra quais são os problemas mais frequentes e quais regiões ou bairros apresentam o maior número de chamados. 

Atendimentos

Esse tipo de relatório consegue filtrar os atendimentos da sua equipe de diversas formas:

– Por atributo (dados cadastrados dos materiais dos ativos ou características deles);

– Período;

– Pendência; 

– O que está sendo ou já foi realizado. 

Você pode, ainda, visualizar no mapa interativo o andamento das suas solicitações e acompanhar de perto a situação de cada atendimento.  

Materiais aplicados

Outro relatório bastante utilizado por gestores é o de materiais aplicados, justamente para haver um controle excelente de estoque

Este documento consegue mostrar a situação do seu estoque material por material, informando exatamente a data, horário e local de uso dos produtos em questão. 

Ainda, você pode acompanhar quais e quantos materiais estão sendo utilizados em cada atendimento. 

O relatório de gestão de materiais também permite uma opção de visualização resumida, que mostra apenas quantos materiais foram usados em determinado período.

Consumo energético e pontos luminosos 

Voltado para a Iluminação Pública, o relatório de consumo energético permite que você visualize os pontos cadastrados e o cálculo de KW/hora considerando o tipo de lâmpada, a potência e o reator. 

O documento também mostra a bandeira tarifária, o tempo (em horas) de lâmpada ligada, os impostos e, ainda, calcula quanto a cidade pagaria de fatura de energia daquele mês. 

Já o relatório de pontos luminosos exibe uma relação de como está exposto o patrimônio da sua cidade. Ele mostra quantas lâmpada por tipo são utilizadas, os tipos de reatores e até mesmo altura de poste. 

Vamos tornar sua gestão mais estratégica? 

No blog post de hoje nós mostramos como o relatório de gestão da Exati funciona e como ele pode ser útil para a sua operação. 

Por isso, se você ficou interessado em tudo o que um sistema de gestão inteligente pode oferecer para o seu negócio, te convidamos para um bate-papo com nossos especialistas. 

Nessa conversa você vai entender, em poucos minutos, como tornar a sua gestão cada vez mais estratégica com o nosso sistema. Fale com nossos especialistas agora mesmo.

Obrigado por acompanhar!