Todos os dias milhões de pessoas trafegam pelos diversos espaços da cidade.
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o último levantamento sobre a densidade demográfica do país, realizado em 2010, revelou que São Paulo é a maior cidade em extensão e em número de habitantes.
Além disso, também é a cidade com a maior frota de veículos. De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), são quase nove milhões de carros, motos, caminhões, ônibus e demais maquinários pesados em circulação.
Por conta do grande fluxo de pessoas e veículos, diversos problemas podem ser identificados tanto em vias urbanas quanto em rodovias estaduais e federais.
Esse fluxo é responsável pela ocorrência de acidentes em grandes proporções, seja por falhas humanas, sinalização de trânsito inadequada ou inexistente e até mesmo danos estruturais que comprometem a segurança nas vias.
Por esse motivo, a manutenção viária torna-se um tema de interesse público, afinal, uma via precisa comportar todas essas pessoas e veículos com índices de qualidade satisfatórios.
Veja, a seguir, qual a importância de se investir na pavimentação e manutenção das vias públicas!
Por que pavimentar as ruas?
A história da pavimentação no Brasil tem início na década de 1950 com a chegada da indústria automobilística. Para iniciar o processo de industrialização, os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek deveriam oferecer garantias de atuação no mercado brasileiro e, para isso, estradas deveriam existir para comportar o fluxo de veículos.
Desde então, o que temos visto é a crescente utilização desse tipo de material, justamente por apresentar uma série de benefícios. Essa camada densa tem como função:
- Resistir e distribuir ao subleito os impactos na superfície.
- Melhorar as condições de rolamento, proporcionando comodidade e segurança.
- Resistir aos esforços horizontais, ou seja, as forças exercidas pelo deslocamento nas vias, tornando mais durável a superfície de rolamento.
As espessuras das camadas constituintes de uma obra de pavimentação irão depender de características como, por exemplo, tipo do terreno, intensidade do tráfego e qualidade dos materiais empregados nas diferentes camadas estruturais do pavimento.
Hoje, essa estrutura é responsável por uma série de benefícios à sociedade, uma vez que permite a conexão com outras regiões da cidade, facilitando o acesso da população aos diversos serviços e opções de lazer ou, simplesmente, a estabelecer a melhor rota para deslocamento.
Mas e quando as vias já estão deterioradas? Como proceder?
Continue a leitura e descubra.
Como acontecem as obras de manutenção?
Quando se fala em obras é quase impossível deixar de mencionar as tradicionais ordens de serviço como partes essenciais desses processos, atuando como mecanismos de controle de execução e qualidade.
É por meio desse tipo de documento que os funcionários terão acesso às suas demandas do dia, bem como os equipamentos e materiais necessários para execução do serviço dentro do tempo estipulado e com o maior índice de satisfação.
Para o trabalho de manutenção das vias há possibilidade de realizar dois tipo de procedimentos: preventivos e corretivos.
Procedimentos preventivos
Nesse caso, o objetivo é prevenir ou amenizar os efeitos dos agentes climáticos e mecânicos. Em outras palavras, isso quer dizer que há interferência direta dos raios solares, da ação das chuvas e das variações de temperatura, assim como dos desgastes provocados pela uso contínuo e demasiado das vias.
Cada ação de manutenção preventiva dependerá dos diagnósticos realizados pelos profissionais responsáveis. Nessa categoria, há utilização de parâmetros de qualidade para o correto manejo dos equipamentos e materiais trabalho. Nesse sentido, é comum utilizar os seguintes métodos:
- Identificação, remoção de resíduos e selagem das trincas utilizando um compostos de alta aderência.
- Aplicação da massa asfáltica, responsável por reduzir a entrada de água e a consequente oxidação do ligante asfáltico das camadas estruturais, prolongando a vida útil do pavimento.
- Aplicação do microrrevestimento asfáltico, a camada final do pavimento, cuja função é reduzir o desgaste por abrasão (contato direto com o solo) e aumentar a aderência dos pneus ao longo da via.
É importante destacar que todas as obras concluídas podem ser utilizadas como base técnica para execução de novos projetos. A partir dos relatórios de obras é possível conhecer a realidade e as características de cada cidade, permitindo um melhor planejamento das soluções de mobilidade que serão aplicadas a cada situação.
Procedimentos corretivos
De acordo com especialistas da área de engenharia, o ideal é promover intervenções corretivas de modo esporádico, focando sempre em ações de prevenção. Dessa forma, evita-se que as vias fiquem com muitas deformidades causadas por remendos, saindo dos padrões adequados para rodagem.
Entretanto, a deterioração é inevitável, ainda mais em trechos com tráfego intenso. As propriedades físicas da camada de asfalto mudam com o tempo. Em geral, quando a pasta de asfalto envelhece, sua viscosidade aumenta e se torna mais rígida e quebradiça.
Em algum momento ações mais intensas serão necessárias para resolver os problemas identificados. Para tanto, antes de executar quaisquer que sejam as medidas corretivas deve-se elaborar um projeto com todas as especificações da obra, equipamentos necessários e dimensionamento do pavimento.
Esse processo evita o desperdício de materiais e reduz os esforços das equipes de trabalho, otimizando o tempo nas operações de manutenção. Há casos emergenciais em que não se tem um projeto definido e, por essa razão, é comum que as prestadoras de serviço utilizem uma espécie de receita genérica para solução dos problemas.
As práticas relacionadas aos procedimentos corretivos são:
- Remendo superficial do pavimento, a depender da profundidade do defeito existente.
- Remendo profundo do pavimento, quando os danos atingiram camadas subjacentes. Aqui, há todo um trabalho de escavação para, então, recompor as camadas estruturais.
- Aplicação de microrrevestimento asfáltico para isolamento da área e conforto na rodagem, bem como a reaplicação das sinalizações viárias.
Modernização das vias urbanas
Uma cidade moderna e bem estruturada não se preocupa apenas em realizar a manutenção de suas ruas e avenidas. Há outros fatores que proporcionam conforto, harmonia e segurança no deslocamentos da população que também necessitam de cuidados especiais.
Um deles trata-se das áreas paralelas às vias, destinadas exclusivamente aos pedestres: as calçadas. Um estudo promovido pela Campanha Calçadas do Brasil 2019, realizado pela Mobilize Brasil em setembro, avaliou a condição de calçadas, sinalização para pedestres, conforto e a segurança para quem caminha nos entornos de edificações públicas nas capitais Brasil afora.
O levantamento apontou que nas capitais do país encontram-se calçadas estreitas, buracos, degraus, postes, faixas de travessia apagadas, semáforos ausentes ou deficientes, ambientes poluídos e ausência de locais para descanso e refúgio de dias quentes ou de chuva.
Tudo isso afeta diretamente o simples ato de andar pelas vias públicas de forma ergonômica, sustentável e segura.
É importante destacar que este estudo somente analisou as calçadas considerando o entorno de prédios públicos nas capitais do Brasil. Portanto, pode-se imaginar que esse tipo de situação se repita por todo o território brasileiro.
Além das calçadas, os serviços de limpeza, coleta de resíduos e o manejo de vias arborizadas também fazem parte do conjunto de estratégia de manutenção viária.
Todas essas ações atuam como prevenção a possíveis acidentes, uma vez que se passa a levar em consideração todos os aspectos que ofereçam riscos ao deslocamento da população.
Desse forma, a manutenção se torna eficiente e gera segurança, assegurando o direito de ir e vir de todos aqueles que utilizam essa estrutura.
Exati
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Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
artigos deste tipo na internet.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Oi, Marcos, que legal! Muito obrigado pelo seu comentário, ficamos super felizes com o feedback e motivados a produzir novos conteúdos. Como você tem se interessado por manutenção viária, gostaríamos de enviar um material sobre as vantagens de utilizar tecnologia para otimizar esse processo. É só clicar aqui para acessar. Esperamos que seja útil!
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