Você já ouviu falar sobre Apagão Verde? A expressão começou a ser utilizada recentemente após a constatação do estado de saúde de grande parte das árvores e áreas verdes da cidade de São Paulo. 

A tendência para os próximos anos é que se tenha uma queda significativa no número de indivíduos encontrados no ambiente urbano. A explicação dessa redução está relacionada à idade avançada de muitas espécies, que são nativas ou então fazem parte de um projeto de arborização antigo. 

Embora a cidade possua pouca cobertura vegetal (em média 11,7%), esse número é responsável por trazer benefícios à população, ainda que em menor escala. O fato é que quando as árvores antigas precisarem ser removidas – pelos riscos à população – São Paulo poderá sofrer o chamado Apagão Verde.

Talvez você também se interesse por esse conteúdo: Arborização: Quais os benefícios para as cidades.

Uma das formas para evitar que esse e vários outros transtornos urbanos aconteçam é fazer o correto gerenciamento da das áreas verdes e das chamadas florestas urbanas. Com o Software de gestão da Exati isso é possível, da fase do cadastramento ao atendimento de chamados.

Saiba como a tecnologia pode ajudar nos processos de manutenção de áreas verdes. Acompanhe.

Identificação e cadastramento de áreas verdes

Fazer a gestão da arborização e das áreas verdes de uma cidade exige investimentos em tecnologia. Por meio dela, todo o processo de manutenção torna-se otimizado e eficiente, representando economia e benefícios para todos.

O sistema de gerenciamento da Exati disponibiliza um módulo completo para realizar o cadastramento de todos os pontos verdes da cidade, além de permitir a inserção de uma base de dados já existente. 

Para isso, equipe de campo realizam a coleta de informações gerais das plantas e especificidades das áreas analisadas. Aqui, os Códigos QR tem papel importante, pois facilitam o trabalho de equipes externas em diferentes aspectos.

A Exati também utiliza essa tecnologia. Cada árvore ou pontos de áreas verdes cadastrados recebem um QR Code que, ao serem lidos, auxiliam no monitoramento e correta gestão, já que os profissionais responsáveis identificam quais procedimentos já foram realizados e quais ainda precisam ser executados. Isso significa muito mais agilidade para as operações.

Manutenção preventiva e preditiva

Sinônimo de mais segurança, os procedimentos preventivos podem auxiliar – e muito – na gestão da arborização e das áreas verdes de uma empresa ou uma grande cidade.

De acordo com o projeto Treepedia, que mapeou a cobertura e a distribuição das árvores de São Paulo e de outras cidades do mundo com base no Google Street View, a mais populosa cidade do Brasil tem apenas 11,7% de cobertura vegetal. Se procedimentos preventivos tivessem ocorrido com maior frequência, possivelmente o apagão verde não seria uma realidade. 

A uso de tecnologia é uma das formas de evitar que essa situação venha se repetir em outras cidade do Brasil. O Software da Exati auxilia nessa tarefa, uma vez que possibilita maior controle das áreas verdes.

O sistema gera, por exemplo, rotas de monitoramento para que as equipes externas verifiquem a situação de árvores e áreas verdes, identificando eventuais problemas e realizando serviços de manutenção antes mesmo que chamados sejam abertos pela população.

Além disso, é o sistema também consegue, por meio dessas rotas e com a funcionalidade de predição, estimar quando é necessário realizar uma poda baseado no histórico de crescimento da árvore. Dessa forma, tudo é feito no tempo correto, de modo seguro e evitando transtornos.

Assim, se aplicado ao contexto de São Paulo, o sistema poderia identificar as árvores idosas com risco de queda e executar o serviço de remoção e substituição por árvores de porte semelhante, respeitando as características locais como o tamanho da calçada e a presença de fiação elétrica.

Equipes de atendimento 

Ter apenas profissionais capacitados integrando o time de manutenção já não suficiente para prestar um bom serviço. Hoje, para que equipes externas executem os atendimentos e demais funções operacionais é necessário que façam uso de dispositivos e sistemas modernos e eficientes.

O Software da Exati possui integração com os dispositivos móveis das equipes externas e, com isso, é possível fazer o acompanhamento de todas as operações. O gestor consegue acompanhar todo o cronograma e gerenciar o cumprimentos dos prazos diretamente do escritório. 

Além de mais produtividade para as equipes, a tecnologia da Exati ainda permite a obtenção de gráficos e relatórios completos sobre as intervenções realizadas. Isso é possível graças ao preenchimento de formulários totalmente digitais, cujos dados ficam disponíveis na plataforma online em constante atualização.

Dessa forma pode-se, também, fiscalizar remotamente os pontos cadastrados, acessar o histórico de crescimento das árvores e gerar, de modo automático, ordens de serviço para os próximos atendimentos. Tudo digital. Nenhum papel ou impressão.

Viu como a Tecnologia facilita sua vida com a manutenção de áreas verdes?

A Exati pode contribuir para a gestão das áreas verdes da sua cidade ou empresa. Acesse nosso site ou fale com um de nossos especialistas para saber como podemos te ajudar da melhor forma possível.