Mais do que um serviço público, a limpeza pública e coleta de lixo são instrumentos de cidadania e dignidade humana em que o poder público e a sociedade civil devem trabalhar em conjunto. 

Inclusive, a Constituição Brasileira prevê que “Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado – impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Por esse motivo, é praticamente impossível pensar no bom funcionamento de uma cidade sem a presença dos profissionais de limpeza pública e coleta de lixo.

Neste conteúdo, vamos abordar a importância da gestão e dos serviços prestados pelos profissionais de limpeza urbana. Boa leitura!

O que é limpeza pública?

As cidades estão cada vez mais urbanizadas e populosas, e por consequência, a geração de resíduos e seus impactos tornaram-se um dos problemas mais comuns nos centros urbanos.

E para buscar uma qualidade de vida melhor, a limpeza pública e coleta de lixo são serviços complementares ao de manejo de resíduos, devido às funções operacionais que visam preservar as cidades, higienizar os espaços públicos e mitigar os impactos ambientais.

Entre os serviços de limpeza pública estão: varrição de vias públicas, capina, roçada, raspagem de sarjetas, podas de árvores, limpeza de praias, feiras livres e boca-de-lobo (bueiros). Além da prestação do serviço de coleta seletiva.

Dessa forma, as cidades que investem na qualidade dos serviços de limpeza pública e coleta de lixo, apresentam desempenho superior no desenvolvimento urbano sustentável.

Quais as funções da limpeza pública?

A limpeza pública é um serviço que faz parte do saneamento básico e sua principal função é garantir a manutenção e preservação das cidades.

Isso quer dizer que, uma cidade limpa, com condições de preservação e higienização proporcionam impactos positivos na saúde pública e na qualidade de vida como um todo daqueles que residem no meio urbano. 

Veja alguns exemplos de limpeza pública na prática:

Coleta de lixo

A coleta de lixo consiste no recolhimento de diferentes tipos de materiais para a destinação ambientalmente correta. Entre os exemplos mais comuns estão a limpeza de lixeiras urbanas e a coleta por meio de caminhões de lixo.

No contexto da limpeza pública, a coleta de lixo é considerada um dos serviços mais importantes da gestão de resíduos, devido à participação entre população e município. 

Entre os destaques do serviço está o processo de universalização do serviço. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) o índice de cobertura de coleta de resíduos em 2022 superou as expectativas, atingindo 93% na média nacional.

Varrição de vias públicas

Ainda que não seja o único serviço que envolve a limpeza pública, a varrição de logradouros continua sendo o serviço que as pessoas mais associam à limpeza pública. 

Além de ser uma atividade de extrema importância para manter a cidade limpa e organizada, a varrição de rua evita o mau cheiro, a proliferação de vetores e ainda, complementa outros serviços de limpeza pública como: raspagem, capinação, roçada e desobstrução de bueiros. 

Em Curitiba, por exemplo, são mais de 420 profissionais de limpeza que fazem a varrição de ruas e o esgotamento de lixeiras públicas. 

Em média, cada um deles percorre cerca de 1,9 km por dia – sendo este um dos motivos pela capital conquistar o ranking das cidades mais limpas do mundo.

Disposição do material recolhido

Como você pode perceber, os resíduos recolhidos nos serviços de limpeza pública e coleta de lixo, são apenas um dos processos da gestão de resíduos que evitam impactos ambientais, sociais e de saúde humana.

Neste caso, os aterros sanitários, coleta seletiva, reciclagem, compostagem, incineração do lixo e tratamento especiais, estão entre as opções de disposição de resíduos coletados no ambiente urbano.

Práticas como essas são mais que um incentivo à limpeza pública, mas também, um exemplo de conscientização dos cidadãos e do poder público para o bem e conservação das cidades.

Agentes que a limpeza urbana busca combater

A má gestão dos resíduos é a causa de diversos perigos ambientais e danos à saúde pública. E para isso, os agentes de limpeza urbana devem combater três principais riscos: físicos, químicos e biológicos. 

Confira a seguir cada um deles:

Agentes físicos

O descarte irregular e o acúmulo de resíduos em canais de drenagem ou encostas, são as causas da poluição do solo e contaminação dos cursos hídricos que provocam assoreamento, deslizamento e enchentes nas áreas urbanas.

Agentes químicos

A queima de lixo a céu aberto e a contaminação de lençóis d’água por gases tóxicos e substâncias químicas presentes nos resíduos são as principais causas da poluição atmosférica nas cidades.

Agentes biológicos

O lixo mal acondicionado ou depositado a céu aberto favorece a proliferação de vetores como ratos, baratas e mosquitos que transmitem doenças como a dengue, malária e leptospirose.

Como contribuir para uma cidade mais limpa?

Nas mais simples atividades humanas, nós produzimos lixo. 

Por esse motivo, a conscientização e o trabalho coletivo da população em conjunto com os órgãos governamentais, não só estabelece novos projetos, soluções e legislações, como também, prova a importância da gestão e dos servidores públicos de limpeza pública e coleta de lixo.

Separamos alguns exemplos de como todos podem contribuir para uma cidade mais limpa  e organizada para todos!

Descarte de lixo ambientalmente correto

O descarte irregular de resíduos é um problema crônico nas cidades brasileiras

Infelizmente, móveis, pneus, lixo doméstico, resíduos de construção e restos de animais são depositados em lixões, terrenos, rios e mares causando uma série de problemas no meio ambiente e na saúde pública.

Na prática, quando os resíduos são descartados corretamente, todo processo de gestão é facilitado, acarretando em soluções que além de diminuir, evitam impactos ambientais, sociais e até mesmo econômicos.

Coleta seletiva e reciclagem

A coleta seletiva é um instrumento de melhoria para a gestão da limpeza urbana

Isso porque, o ato de separar resíduos para uma destinação ambientalmente correta, possibilita a comercialização e transformação de materiais em novos produtos.

Em outras palavras, o processo se inicia com a segregação dos resíduos por parte da população, seguindo pela a coleta seletiva por parte dos municípios e a reciclagem para as cooperativas – reduzindo impactos e promovendo o desenvolvimento urbano sustentável.

Limpeza das ruas

A limpeza de ruas é composta pela varrição de vias públicas, coleta de resíduos, recolhimento de entulhos, cuidado de praças e jardins, plantio e podas de árvores, recuperação de calçadas e meio-fios e higienização e adequação ambiental de bueiros. 

Além disso, uma cidade limpa pode ter a contribuição de todos

Ou seja, desde a participação das equipes de limpeza, garis, como a própria população e a comunidade que se unem em prol de projetos e mutirões que proporcionam bem-estar e maior qualidade de vida urbana.

Valorização dos profissionais de limpeza pública

Já pensou ficar uma semana ou até um mês sem a limpeza pública e coleta de lixo na sua cidade? Com certeza, as consequências seriam desastrosas, gerando um cenário de caos e prejuízos ambientais, sociais e econômicos. 

Mais do que nunca, devemos valorizar e garantir boas condições de trabalho a esses profissionais que lutam diariamente por visibilidade

A categoria é fundamental para limpeza das cidades e desenvolvimento urbano, prova disso foram os esforços e a presença dos profissionais no período de isolamento do Covid-19. Enquanto a população estava em casa, consumindo e gerando resíduos, eles evitavam o risco de contaminação em suas tarefas diárias de limpeza e coleta.

Conclusão

A limpeza pública e coleta de lixo são serviços essenciais para a gestão adequada de resíduos.

Além de ser um desafio constante para os municípios, a Exati sabe a importância da tecnologia para otimizar e transformar as atividades operacionais, além de garantir a qualidade desses serviços. 

Ficou interessado em saber como isso é possível? Continue acompanhando o nosso blog!