Em primeiro lugar, ter acesso a um ambiente que ofereça total segurança no trânsito é direito de todo cidadão.
Por esse motivo, a nova Emenda Constitucional nº82/2014 estabelece que a segurança viária compreende fatores relacionados à educação, engenharia e fiscalização de trânsito, com o objetivo de garantir ao cidadão direito à mobilidade urbana eficiente.
Dessa forma, medidas preventivas e normas de segurança viária devem ser adequadas e respeitadas nas vias urbanas.
Entretanto, com o grande número de pessoas e veículos circulando pelas cidades, as ocorrências de trânsito são recorrentes e muitas vezes trágicas. O estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil é o quarto país com mais mortes em acidentes de trânsito no mundo.
Entre alguns fatores que contribuem para o alto índice estão a imprudência dos condutores e até mesmo as baixas condições de segurança, infraestrutura e requalificação das vias.
Continue a leitura e saiba mais sobre a importância da manutenção e segurança viária. Boa leitura!
O impacto da gestão nas vias urbanas
A segurança viária é um dos tópicos de grande importância quando falamos em segurança nas cidades e ,claro, qualidade de vida.
Contudo, para conservar as vias e implementar sistemas viários funcionais, o planejamento e controle urbano são essenciais em qualquer município.
Por outro lado, a falta de manutenção e auditoria em todo o processo trazem impactos prejudiciais. Na prática, estamos nos referindo a técnicas inadequadas e até mesmo a baixa qualidade dos materiais empregados e da própria realização do serviço.
O resultado da má gestão nas vias urbanas pode ocasionar problemas de drenagem, danos à pavimentação, desnivelamento e consequentemente, o aumento de acidentes envolvendo veículos.
Portanto, se faz necessário o uso de uma infraestrutura que permita monitorar e avaliar as condições de segurança viária. Dessa forma, definir metas específicas e adaptáveis conforme as necessidades de cada cidade retificam o desenvolvimento das vias urbanas.
Conheça o Plano de Segurança Viária
Promover a mobilidade urbana e ampliar a segurança viária para pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas são ações que transformam o trânsito no meio urbano.
Contudo, quando o poder público e a própria população assumem a responsabilidade em oferecer soluções e segurança no trânsito, o impacto é significativo.
Por esse motivo, São Paulo foi a primeira cidade a adotar um Plano de Segurança Viária com base no Sistema Seguro e Visão Zero para combater os acidentes de trânsito.
Sistema Seguro
O Sistema Seguro traz uma abordagem de como a segurança viária é vista e gerenciada.
Como qualquer inovação política, a implementação de um sistema viário seguro requer integração do planejamento urbano, gestão da mobilidade e fiscalização, a fim de compartilhar as responsabilidades no trânsito e não apenas aos envolvidos em acidentes.
Em outras palavras, o projeto Sistema Seguro promove ações de infraestrutura viária que ampliam a segurança nas vias.
Entre eles o uso do solo e planejamento de mobilidade, gestão de limites de velocidade, desenho viário e até mesmo a tecnologia desenvolvida e aplicada em veículos mais modernos.
Desse modo, a maior metrópole pretende trazer impactos positivos a longo prazo. O objetivo é diminuir o índice de 12,3 mortes a cada 100 mil habitantes para 3, assim como ocorre nas cidades da Suécia e Holanda, que também adotaram o Sistema Seguro.
Visão Zero
A Visão Zero tem como base o Sistema Seguro e coloca a vida humana como prioridade no planejamento e ordenação do trânsito urbano.
O projeto analisa as políticas de segurança baseadas nas causas e problemas de segurança viária, bem como o desenho do sistema viário e de transporte.
Nesse sentido, a Visão Zero parte da premissa de que erros humanos são inevitáveis, mas o do sistema viário não.
A proposta do Sistema Seguro e Visão Zero transformou o trânsito sueco em um dos mais seguros do mundo. A implementação comprovou que o número de mortos em acidentes de trânsito caíram consideravelmente quando o poder público assumiu a sua responsabilidade e ampliou o sistema de mobilidade de forma mais segura e eficiente.
Como a tecnologia favorece a segurança em vias urbanas?
Investir em infraestrutura é fundamental para a segurança viária nos centros urbanos.
Entretanto, a tecnologia tem sido grande aliada no desenvolvimento de soluções para a gestão de mobilidade.
Marcado pela digitalização, a modernização dos serviços de manutenção viária, fiscalização de velocidade e veículos furtados, semáforos inteligentes, iluminação pública, circuitos de câmeras de monitoramento, detecção rápida de acidentes e até mesmo a evolução automotiva, são conquistas importantes.
Portanto, é preciso pensar em todos e criar soluções que aumentem progressivamente a segurança do sistema de mobilidade.
Para saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura sobre os desafios da manutenção nas vias urbanas. Boa leitura!
Exati
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Blog da Exati
POSTS POPULARES
- Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI? 48.8k visualizações
- Limpeza Urbana: o que é, como funciona e qual a importância? 36.8k visualizações
- Concessões e parcerias público-privada: conceito e como funciona 34.6k visualizações
Stay connected