Com a evolução das conexões, a internet 5G surgiu como uma rede mais rápida, potente e inteligente. 

No início no anos 80 surgiu a rede móvel denominada 1G, funcionando de forma analógica e enviando informações na forma de ondas.

A rede 2G é a transição entre o analógico e o digital. Falando em uso de dados, ela pode realizar ligações e enviar mensagens de texto, os famosos SMS. 

O 3G, por sua vez, democratizou o uso da internet móvel em diversos dispositivos, como computadores, smartphones e tablets.

Com essa rede é possível navegar na web, enviar e-mails, compartilhar informações online e diversas outras funções. 

E por fim, a tecnologia 4G, mais rápida em comparação às já citadas. O seu grande diferencial, segundo o professor José Roberto Soares, é que a rede permite que mais pessoas se conectem a ela sem que haja perda do sinal.  

De acordo com o levantamento do SindiTelebrasil, a cobertura 4G já chega a quase 5 mil municípios brasileiros, onde moram 97,5% da população. 

Tendo em vista esse cenário, você pode se perguntar: e a internet 5G? Já está sendo desenvolvida? O que ela irá viabilizar e trazer de novo em termos tecnológicos? 

É justamente isso que vamos entender neste blog post. Acompanhe e boa leitura!

Internet 5G: oportunidade de crescimento para o setor de tecnologia

Um estudo da GSMA aponta que até 2025 a internet 5G estará presente em 7% da América Latina e somará investimentos de mais de US$60 bilhões. 

A previsão é que até 2034 o 5G atraia cerca de US$90 bilhões para a economia latino-americana.

E com o mercado tão aquecido, nos resta entender o quanto essa tecnologia pode ser útil para as cidades e seus cidadãos. 

A internet 5G busca suprir as necessidades de um futuro em que diversos dispositivos estarão conectados à rede, sejam eles lâmpadas, veículos e qualquer outro objeto. 

Logo, o 5G precisa ser robusto o suficiente para lidar com um número enorme de dispositivos conectados ao mesmo tempo.

E falando em conexão de dispositivos, isso nos lembra a Internet das Coisas, não é mesmo? E é justamente nesse ponto que ambas as tecnologias se cruzam. 

5G e IoT: como as tecnologias se relacionam?

Como comentamos em diversos conteúdos no nosso blog, a Internet das Coisas é definida como qualquer dispositivo ou objeto que consiga se comunicar com outros sistemas por meio de uma conexão de rede de internet.  

É nesse contexto que os objetos do dia a dia que possuem conexão à rede e se comunicam entre si, como câmeras de segurança, bens de consumo, celulares e outros, fazem parte das soluções IoT.

Como o 5G é uma rede com um tempo de resposta médio 10 vezes maior em comparação a 4G, essa solução pode viabilizar diversos projetos de IoT com maior eficiência, rapidez e economia. 

A vice-presidente corporativa da Intel, Aicha Evans, afirma: “O 5G deixará a Internet das Coisas muito mais eficiente e eficaz se pensarmos em um espectro de eficiência”

Ela ainda complementa: “Cada aparelho e rede criados com base na Internet das Coisas utilizará apenas o que for necessário e quando aquilo for necessário, sempre na medida exata, em vez de simplesmente consumir o que estiver disponível”.  

O 5G já chegou no Brasil?

Em sua fase inicial, a Internet 5G começa a chegar aos poucos no Brasil. No mês de setembro três operadoras ativaram o sinal da rede em território nacional. 

Entretanto, de acordo com informações, as limitações decorrem do fato de que, por enquanto, apenas um modelo de aparelho suporta o 5G e que a nova tecnologia ainda não conta com todo o potencial esperado. 

Entendeu melhor sobre o conceito de Internet 5G?

No blog post de hoje nós conversamos um pouco sobre como a Internet 5G está sendo desenvolvida para abrir portas para um futuro mais conectado. 

Mostramos também como essa tecnologia tende a viabilizar diversos projetos de Internet das Coisas, visto seu alto grau de eficiência.

Para ficar sempre por dentro de assuntos como esse é só acessar o nosso blog.