A iluminação pública gera lucro apenas se pensarmos em suas particularidades. Como é uma área que lida com grande volume de informações, ter um sistema que centralize, organize e ajude a controlar esses dados é essencial para dar conta de todos os detalhes, economizar e obter ganhos.

A esse sistema damos o nome de ERP. Neste artigo, você vai descobrir o que é e como funciona um ERP, além de saber como ele pode ajudar a reduzir os custos na Gestão de Iluminação Pública. Continue a leitura e confira!

O que é um ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recurso Empresarial) é um sistema integrado de gestão corporativa.

Pense em todos os principais processos necessários para administrar uma empresa: finanças, recursos humanos, manufatura, cadeia de suprimentos, serviços, aquisições, entre outros. Em seu nível mais básico, o ERP integra esses processos em um único sistema.

Os softwares mais modernos fornecem inteligência, visibilidade, análise e eficiência em todos os aspectos de uma companhia. Usando as mais recentes tecnologias, eles facilitam o fluxo de informações entre departamentos e ecossistemas, possibilitando tomar decisões baseadas em dados e gerenciar o desempenho em tempo real.

Como funciona um ERP?

Um sistema ERP é composto por aplicativos de planejamento de recursos empresariais — os chamados módulos ERP — que conversam entre si e compartilham um banco de dados.

Isso significa que você pode eliminar ilhas de informações entre departamentos e dar a todos uma única fonte. Seu sistema pode automatizar seus principais processos de negócios e ajudá-lo a garantir a conformidade normativa, reduzir riscos e acelerar a geração de relatórios, por exemplo.

Geralmente, os sistemas ERP incluem aplicativos para contabilidade, recursos humanos, CRM de vendas e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Mas é possível combinar diferentes módulos para melhor atender às suas necessidades — e é aí que você pode levar a sua Gestão de Iluminação Pública a um novo patamar.

Como um ERP para a iluminação pública reduz gastos?

Existem softwares especializados em iluminação pública que não são ERP, bem como ERPs que têm um módulo de iluminação pública que pode ser usado separadamente.

É comum que as prefeituras façam integrações com softwares de iluminação pública para fornecer chamados e pegar informações de outras fontes. Contudo, mesmo o módulo de ERP é bem extenso e reúne vários outros — como source, equipe, pessoas, reclamações, atendimentos e uma variedade de relatórios.

Sendo assim, um software para Gestão de Iluminação Pública pode ser utilizado tanto por prefeituras quanto por empresas terceirizadas contratadas para prestar esse e outros serviços.

Um sistema ERP voltado à iluminação pública é preparado para atender qualquer tipo de demanda relacionada a essa tarefa, e pode contribuir significativamente para melhorar a gestão do serviço. Veja só:

Mais organização e controle

A iluminação pública é um serviço que lida com grande volume de informações. Por isso, é importante ter um sistema que centralize, organize e ajude a controlar todos os dados, principalmente porque depois o gestor consegue fazer a fiscalização e otimizar o atendimento aos chamados.

Além disso, é possível verificar o trabalho da equipe em campo, conferir se o material foi utilizado corretamente no atendimento e ter controle de como foi a sua operação em todos os meses.

As informações se perdem quando espalhadas em papéis e planilhas do Excel. Com um software efetivo e bem estruturado, a empresa consegue controlar esses dados com muito mais precisão, o que traz organização e ganho de tempo.

Redução de custos

Com o ERP o gestor consegue fazer chamados de pessoas diferentes em um mesmo ponto, o que potencializa o atendimento. Sem um software para fazer essa junção, a equipe pode ir mais de uma vez no mesmo ponto, gastando tempo, dinheiro e combustível.

Além de otimizar a rota, o sistema ajuda no controle das regiões da cidade, permitindo programar rondas para verificar eventuais problemas. De modo geral, a organização dos chamados impacta diretamente na organização do atendimento.

No que diz respeito ao controle de materiais, o ERP torna todo o processo mais prático, já que tudo o que a equipe aplicar em campo será anotado e baixado automaticamente no estoque.

Essa troca de informações permite melhorar o controle de compras de materiais e até verificar o seu uso em tempo real. Trata-se de uma análise profunda que, invariavelmente, trará a otimização ou a identificação de outros problemas.

Monitoramento preciso

Por meio de tecnologias de telegestão, é possível gerenciar os pontos de iluminação de maneira remota, programando automaticamente os melhores horários para ligá-los e desligá-los. Além disso, dá para ajustar a intensidade da luz às necessidades de cada localização, entre várias outras funcionalidades.

Um dos maiores benefícios do monitoramento é a possibilidade de acompanhar, em tempo real, o desempenho de cada um dos pontos de iluminação. Dessa forma, é mais fácil identificar defeitos nos equipamentos e corrigir os problemas rapidamente, otimizando o trabalho da equipe de campo.

Relatórios eficientes

É possível acompanhar todo o processo por meio de indicadores, gráficos e relatórios gerenciais disponíveis no software. Isso permite otimizar a gestão e acessar diversos relatórios e controles de índices de eficiência, como:

  • percentual de pontos defeituosos;
  • prazo dos atendimentos;
  • custo de materiais aplicados;
  • ocorrências por regiões e bairros;
  • atendimentos realizados por equipe;
  • percentual de pontos atendidos em cada bairro;
  • atendimentos recorrentes;
  • resumo geral das manutenções.

O que fazer após implantar um ERP para a iluminação pública?

Após escolher e contratar um sistema, é preciso verificar quais pontos de integração devem ser feitos para que as reclamações sejam registradas no software. Em seguida, é necessário buscar as pessoas que serão capacitadas para manusear o software e fazer um treinamento de qualidade.

Depois do treinamento das pessoas, é vital fazer um inventário do estoque e inserir os dados no sistema para conseguir realizar o controle. Também é preciso, constantemente, olhar para o software e ver o que ele tem a oferecer para solucionar os problemas que forem surgindo.

Viu só como a Gestão de Iluminação Pública pode ser muito mais eficiente e lucrativa com a ajuda de um software especializado? Para saber detalhes e informações, entre em contato conosco e conheça o SGI, um software brasileiro de padrão internacional. Até o próximo artigo!