Um sistema de gerenciamento de resíduos pode ser uma importante ferramenta para resolver problemas de gestão pública em uma grande cidade.

O Panorama dos Resíduos Sólidos, divulgado em 2019, trouxe informações e dados importantes acerca da gestão dos resíduos urbanos no Brasil. 

De acordo com o estudo, foram geradas 79 milhões de toneladas de resíduos em território nacional.

Desse montante, 92% foi coletado, o que representa uma alta de 1,66% em comparação a 2017. Ou seja, a coleta aumentou num ritmo um pouco maior que a geração.

Além disso, 43,3 milhões (59,5%) de toneladas recebeu a destinação adequada em aterros sanitários, um pequeno avanço em relação ao cenário do ano anterior. O restante (40,5%) foi despejado em locais inadequados por 3.001 municípios.

Dessa maneira, pode-se concluir que, visto a grande quantidade de resíduos sólidos gerada, é importante que os municípios deem o valor necessário para a coleta e o descarte correto, além do gerenciamento geral da limpeza urbana.

A Exati é uma das empresas que têm buscado auxiliar as gestões públicas quando o assunto é sistema de gerenciamento de resíduos nas cidades. Neste blog post queremos te apresentar as principais soluções oferecidas pelo nosso sistema. Confira!

Cadastramento de lixeiras

A primeira funcionalidade oferecida é o módulo completo para o cadastramento de lixeiras de toda a cidade. A tecnologia aqui é dedicada a um aplicativo disponibilizado nos smartphones das equipes de campo, que possibilita o cadastramento de todas as informações da lixeira, como localização georreferenciada, peso, capacidade e outros dados relevantes. 

O benefício para o gestor é o total controle sobre as lixeiras e as equipes que realizam os serviços de manutenção, uma vez que as informações sobre os pontos cadastrados, como dados sobre a lixeira, rotas e equipes responsáveis pelos processos, são disponibilizadas remotamente. 

Além disso, o aplicativo das equipes de campo possibilita fazer cadastramento e atendimentos de demanda de forma offline. Ou seja, assim que o smartphone captar um sinal de rede, as informações são atualizadas.

Acompanhamento em tempo real

A plataforma Exati também permite que a gestão acompanhe em tempo real toda a movimentação relacionada a gestão de resíduos

Desde a saída do caminhão das garagens até a realização das manutenções nas lixeiras, é possível acompanhar a equipe em campo de forma remota. 

Assim, o gestor consegue controlar prazos e gerar relatórios de produtividade, materiais, atividades realizadas, quilômetros rodados e outras verticais relevantes, o que pode ser estratégico para o melhor gerenciamento das equipes, aumentando a produtividade e otimizando o trabalho. 

A plataforma também disponibiliza ao administrador o relatório de todos os materiais e equipamentos utilizados, permitindo o gerenciamento completo das operações.  

Rotas

Controle total e rotas otimizadas? Sim. O software permite o cadastramento da rota que a equipe de campo irá percorrer durante o dia, de forma que o gestor consegue controlar o percurso em tempo real.

Nesse sistema, uma das funcionalidade mais interessantes é que ele insere uma parada de descarga quando o caminhão atinge sua capacidade máxima. 

Isso ocorre através do cadastramento da quantidade de resíduos que o veículo suporta e, conforme o mesmo for enchendo, o software calcula o peso e volume dos materiais e adiciona uma parada para descarga assim que necessário.

Dessa forma, o sistema consegue definir a rota mais otimizada, contabilizando, inclusive, as paradas. 

Principais vantagens de um sistema de gerenciamento de resíduos

A partir do momento que conhecemos as principais funcionalidades, fica mais simples compreender quais os benefícios em utilizá-lo. 

O primeiro deles é o aumento na produtividade de toda a equipe. Isso se torna possível pelas rotas otimizadas fornecidas pelo software, com paradas programadas quando o veículo estiver em sua capacidade máxima. 

Também é possível controlar todas as demandas que entram de inúmeras origens, permitindo sua priorização e gerenciamento de forma amigável e otimizada para que nenhum prazo seja vencido.

Além disso, os relatórios gerados também permitem verificar a produtividade de cada equipe, de forma que, quem as gerencia, pode tomar ações estratégicas a partir de dados precisos e confiáveis. 

Outro benefício importante é que, através do cadastramento de todas as lixeiras, a própria população pode abrir chamados quando vê alguma situação irregular, tornando-se uma grande auxiliadora da própria prefeitura. 

Ficou interessado em como implantar um sistema de gerenciamento de resíduos na sua cidade? Veja como nós podemos te auxiliar falando com um de nossos especialistas!