Toda órgão público tem o papel de manter um diálogo aberto e incentivar a participação popular em sua gestão. Essa prática permite mais eficiência, satisfação e a criação de uma imagem positiva para suas decisões. Nesse contexto, realizar um bom gerenciamento dos canais de comunicação entre população e prefeitura é crucial nos dias de hoje.
Afinal, é por meio desses canais que é possível se aproximar da população, entender suas necessidades e trabalhar de forma mais eficiente para solucionar quaisquer problemas relacionados à gestão — como falhas na Gestão de Iluminação Pública.
Além disso, com a criação da Lei de Acesso à Informação (LAI), todo órgão e ator público deve obter um plano de comunicação bem estruturado para apresentar à população suas ações. Também vale destacar o artigo 5º da Constituição Brasileira, que deixa claro a necessidade de aproximar a população das atividades do Governo e estabelecer uma transparência nessa relação.
Nesse sentido, apresentamos ao longo deste artigo mais informações sobre os canais de comunicação entre população e prefeitura como instrumento para viabilizar uma gestão pública de qualidade. Acompanhe!
Qual a importância da ouvidoria para a gestão pública?
A ouvidoria é um órgão da segurança pública que atua como o ponto de comunicação entre a gestão do governo e a população. O seu objetivo é coletar e repassar denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios advindos da sociedade civil para os setores responsáveis.
Por meio da ouvidoria, a gestão pública conta com acesso a informações que determinam a qualidade de suas ações e serviços prestados, indicando a satisfação da população com a gestão atual. Isso também funciona como fonte de informação para o próprio cidadão, ao permitir que ele busque dados sobre o governo, garantindo a transparência e responsabilidade da gestão.
Com a Lei de Acesso à Informação (LAI), apresentada anteriormente, foi-se instituído o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), unidade física que oferece atendimento ao cidadão que deseja acessar informações públicas. São pontos obrigatórios em todos os órgãos e entidades do poder público federal e estadual.
Quais são os principais gargalos na comunicação entre população e prefeitura?
Atualmente, o canal mais utilizado é o físico, ou seja, o cidadão que deseja estabelecer um diálogo com a gestão deve se dirigir a um local específico — como o próprio SIC. Além desses, existem e-mails e linhas telefônicas de call center, que, em muitas ocasiões, apresentam fila de espera e horários limitados para ligação.
Dessa forma, faltam maneiras mais práticas para estabelecer uma comunicação eficiente entre população e gestão. Esse cenário desestimula a participação popular, fazendo com que as pessoas não contribuam com as decisões públicas, nem acompanhem suas reclamações, reduzindo sua satisfação com a gestão.
Sendo assim, os principais gargalos são falta de canais de comunicação entre população e prefeitura de forma eficiente, transparência da gestão e pouco incentivo em soluções modernas para essa atividade — como sistemas automatizados, plataformas digitais e aplicativos mobile.
Quais meios de comunicação com a prefeitura podem ser utilizados?
Como falamos, os meios tradicionais para a comunicação entre órgão público e população, são: físico, telefone e e-mail. Entretanto, com o advento das novas tecnologias, alguns órgãos estão adotando novos canais, mais modernos e eficientes, como sistemas e plataformas automatizadas e digitais.
Essas ferramentas permitem que a população realize suas reclamações, sugestões e solicitações de forma mais prática. Além disso, ela pode acompanhar a evolução de cada chamado aberto no sistema, avaliando de forma precisa o tempo de espera e eficiência da gestão.
Dessa forma, não há a necessidade de despender horas esperando num call center ou se deslocar até um ponto físico para estabelecer esse relacionamento com a gestão. Por esse motivo, a comunicação é mais eficiente, e a população tende a se engajar mais nas atividades públicas.
Uma tendência internacional que está chegando ao Brasil é a adoção de sistemas que oferecem sistemas mobile para o atendimento ao público, bem como para a gestão de times externos em caso de consertos e reparos físicos como problemas elétricos, de trânsito, por exemplo. Esses aplicativos permitem que o cidadão envie um chamado de qualquer local, e os profissionais responsáveis recebam o trabalho da mesma forma, aumentando sua produtividade.
Como as redes sociais estão sendo usadas para melhorar essa atividade?
Por fim, é importante entender como as redes sociais estão sendo utilizadas dentro da gestão pública.
Consideradas uma das principais inovações tecnológicas dos últimos tempos, esses canais de comunicação entre população e prefeitura já podem ser incorporados dentro de um projeto de comunicação da gestão pública.
Existem um potencial de alcance enorme neste meio, considerando o número de usuários brasileiros de cada uma delas:
- 130 milhões no Facebook;
- 120 milhões no WhatsApp;
- 98 mihões no YouTube;
- 57 milhões no Intagram;
- 30 milhões no Twitter;
- 29 milhões no LinkedIn.
Os números já foram percebidos por órgãos públicos e prefeituras, e muitos já iniciaram o uso dessas plataformas como canais de aproximação com população, usando-os para entender opiniões, receber feedbacks e apresentar informações relevantes sobre suas decisões.
A gestão da comunicação eficiente pelas redes sociais gera benefícios como a mudança da imagem da prefeitura, uma vez que o contato mais próximo gera simpatização. A atração desses canais é mais eficiente, impactando no resultado positivo de campanhas de conscientização.
Vale ressaltar que as redes sociais são considerados canais de alto alcance e um potencial para gerar um contato mais próximo com a população. Entretanto, é importante que ao adotar essas plataformas, a estratégia seja bem definida, evitando que eles se tornem locais para solicitações de serviços público — o ideal é que chamados, reclamações e requisições de serviços sejam feitos por meio de canais oficiais, como as próprias plataformas digitais e ouvidoria.
Sabendo de todas essas informações, fica evidente que os canais de comunicação entre população e prefeitura são ferramentas fundamentais para a criação de uma gestão pública de qualidade. Por meio de uma estratégia eficiente e com investimento, as prefeituras e demais órgãos podem estabelecer um diálogo próximo com a população, incentivando sua participação em questões administrativas.
Para isso, existem diversos canais e formatos disponíveis. Os mais interessantes são modernos, digitais e tecnológicos, que oferecem benefícios que os tradicionais não suportam, como automatização de chamados, acompanhamento remoto de solicitações e gestão eficiente de dados.
Gostou de saber mais sobre o papel dos canais de comunicação entre população e prefeitura na qualidade da gestão pública? Acredita que outros profissionais da área podem se interessar pelo assunto? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!
Exati
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