Um dos principais desafios de empresas que trabalham com serviços de iluminação pública é manter um controle eficaz de suas atividades, garantindo uma gestão eficiente e precisa. Para lidar com isso, o mais indicado é buscar por um software de Gestão de Iluminação Pública fornecido por um parceiro de confiança, como a Exati Tecnologia.

Sendo um nome reconhecido no setor, a empresa oferece ao mercado o SGI, um software que proporciona o aumento da eficiência do time em campo, otimização da gestão, melhor controle de estoque, aumento da satisfação dos clientes e maior lucratividade para o negócio.

Ao longo deste post, você vai saber mais sobre o SGI, suas principais funcionalidades, benefícios e quais diferenciais tornam a Exati Tecnologia a melhor escolha para qualquer negócio da área. Continue a leitura para conferir!

O que é o SGI?

O software para Gestão da Iluminação Pública (SGI) é um sistema desenvolvido e comercializado pela Exati Tecnologia. Suas funcionalidades são focadas na gestão eficiente da iluminação pública e podem ser usadas tanto por prefeituras quanto por empresas terceirizadas para o serviço.

O sistema tem foco em gestão e uma base robusta de serviços, garantindo máxima satisfação de seus clientes. Versátil e personalizável, cada cliente pode solicitar diferentes configurações e funcionalidades, criando uma plataforma única para sua organização.

Quais são as principais funções do software?

Cadastramento do ponto de iluminação pública

O sistema SGI disponibiliza um módulo completo para o cadastramento de todo o parque de iluminação pública (IP), criando um panorama realista do projeto administrado e suas necessidades, facilitando o planejamento de obras de eficientização, modernização e manutenções.

Sua utilização pode ser feita de forma offline para algumas funcionalidades, principalmente para equipes de campo. Em áreas sem serviço, por exemplo, o cadastro é feito normalmente e, ao voltar para a sede ou algum local com rede, todos os dados são atualizados.

Call center

A Exati Tecnologia disponibiliza um call center, em Curitiba, para os clientes que desejam esse serviço. A empresa também oferece a opção de montar uma equipe dentro da prefeitura da cidade.

O sistema utilizado no atendimento é integrado ao SGI, dessa forma, as ocorrências registradas pelos cidadãos são enviadas automaticamente para a equipe em campo. A tela de cadastro foi desenvolvida de forma exclusiva pela empresa, oferecendo um processo rápido e prático de coleta de dados.

Apesar de ser integrado ao sistema do SGI, o acesso ao módulo de call center não se estende às demais telas do software. Isso significa que ele pode ser usado com segurança por qualquer pessoa que faça parte do fluxo da empresa, não apenas os atendentes.

Atendimento para o cidadão

Os moradores dos locais atendidos pelo SGI podem realizar reclamações e acompanhar seus protocolos por meio de um site responsivo e um aplicativo mobile — disponível para Andoid e iOS.

Ambas as opções são intuitivas e fáceis de usar, permitindo que todo o processo seja feito sem a necessidade de intermediários. Com a ajuda de um mapa com GPS, o usuário consegue localizar a ocorrência, selecionar o tipo de solicitação e criar o protocolo. Os dados são enviados automaticamente para os responsáveis.

Os tipos de ocorrências mais comuns são postes apagados, luzes piscando ou acesas durante o dia e itens danificados ou vandalizados.

Manutenção dos pontos reclamados

Os dados coletados são armazenados e agrupados, eliminando duplicidades de reclamações feitas para a mesma ocorrência. Isso é fundamental para evitar o envio de mais de um time para o mesmo local, gerando custos desnecessários.

O SGI também facilita o gerenciamento de prazos para atendimento das ocorrências, evitando atrasos e problemas relacionados. O processo de despacho das atividades para as equipes de campo pode ser automatizado, baseado nos horários do time externo, ou feito de forma manual, com filtros de seleção.

A filtragem pode ser realizada por região, tipos de pontos de atendimento, prazo de vencimento, equipe e características específicas da reclamação. Essas variáveis permitem selecionar da melhor maneira qual time deve atender cada ocorrência e em qual ordem de prioridade, otimizando suas atividades.

O time em campo recebe as solicitações em tempo real por meio de um tablet online conectado ao sistema SGI. O dispositivo também é usado pelos profissionais para atualizar o desenvolvimento de cada ocorrência, indicando quando elas são feitas, quais materiais foram utilizados e se tudo foi atendido corretamente. Esses dados são enviados automaticamente para o software.

Acompanhamento em tempo real

Com a integração do sistema aos dispositivos usados pela equipe e a atualização automática das informações sobre suas atividades, é possível fazer o acompanhamento em tempo real de toda a operação de trabalho.

Essa funcionalidade é importante para lidar com serviços de urgência, facilitando a reorganização operacional. A fiscalização é otimizada, uma vez que pode-se identificar onde cada equipe está, o que ela está fazendo e se o cronograma de ocorrências e seus prazos estão sendo cumpridos.

O contato com a equipe também é melhorado, permitindo que a gestão preste assessoria remota aos times em campo, auxiliando no atendimento e garantindo mais eficácia em todo o processo.

Relatórios de acompanhamento

O SGI apresenta mais de 40 opções de relatórios em seu sistema. As informações coletadas e apresentadas permitem o acompanhamento completo de todas as ocorrências realizadas, em atendimento e pendentes.

  • ocorrências: realizadas, sendo atendidas e pendentes;
  • prazos: percentual de cumprimento e atrasos;
  • tipos de ocorrências: mais frequentes por localidade;
  • call center: qualidade de atendimento;
  • distribuição de solicitação para a equipe de campo;
  • produtividade do time externo;
  • patrimônio em uso: lâmpadas e equipamentos sendo usados;
  • estoque: materiais em uso, disponíveis, em falta, giro etc.;
  • distribuição de demanda: por região, tipo de ocorrência, horários, dias das semana etc.;

Todas as informações coletadas no sistema podem ser agrupadas para formar um painel de monitoramento e controle de gestão. Seu acompanhamento pode ser feito somente pela gerência ou exposto para toda a equipe, recebendo atualizações minuto a minuto.

A personalização de relatórios está disponível para que os dados sejam agrupados conforme a necessidade de cada profissional. Itens não encontrados na plataforma podem ser solicitados e desenvolvidos pelo time da Exati Tecnologia, garantindo a satisfação do cliente.

Quais os benefícios de utilizá-lo?

O Sistema de Gestão para Iluminação Pública​ (SGI) oferece ao contratante diversos benefícios, começando com a economia financeira gerada pela utilização do software: a parceria pode resultar na redução de 59,9% dos gastos com materiais, 49,3% em atendimentos, 60,6% em reclamações e 50% no número de solicitações.​

Além disso, o sistema permite o cadastro completo do parque de iluminação pública e sua atualização automática. Isso elimina as chances de perdas de pontos no sistema e garante uma visão realista de todo o projeto.

Outra vantagem é a otimização da operação em campo por meio da funcionalidade que agrupa reclamações referentes ao mesmo ponto e automatiza sua distribuição. Dessa forma, o time não realiza deslocamento desnecessário e aumenta sua produtividade, sendo mais bem direcionado para as localidades com ocorrências em aberto.

A facilidade e a maior eficiência da gestão são resultados de um melhor acompanhamento e monitoramento da equipe de campo, organização dos atendimentos, agilidade do fluxo de coleta de dados com os tablets, call center e aplicativo mobile, controle do estoque e uma visão completa da operação, fornecida por todos os relatórios disponíveis no sistema.

Por fim, o ganho de confiança e satisfação com os serviços prestados também é uma vantagem nítida trazida pela Exati Tecnologia. Aos moradores, a transparência é evidente na facilidade de solicitação e acompanhamento de ocorrências. Para os órgãos públicos, o mesmo é trazido pela apresentação de resultados por meio de relatórios completos sobre os serviços prestados.

Por que escolher o SGI?

Fica evidente que a Exati Tecnologia oferece um software de qualidade e grande benefício para qualquer empresa do mercado. Seu sistema é completo, composto por uma base robusta de funcionalidades que uma Gestão de Iluminação Pública precisa.

Além disso, a empresa ainda garante suporte adequado conforme as necessidades de cada cliente. Única a atender desde pequenos municípios, de até dois mil habitantes, até parcerias público-privadas (PPP) em grandes capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, a Exati oferece uma equipe competente e focada para lidar com os mais diversos problemas enfrentados no mercado.

Com base em tudo que foi apresentado, você acredita que o software para gestão da iluminação pública da Exati Tecnologia pode ser o parceiro ideal para o seu negócio? Então, entre em contato e faça o teste gratuito do sistema!