De acordo com o último Relatório de Gestão publicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes (DNIT), somente em 2018 foram executados um total de 536 Km de obras rodoviárias, sendo 61,59% de implantação/construção, 24,06% de adequação/duplicação de capacidade e 14,35% de restauração.
O ano de 2018 também foi marcado pela alta nos preços dos materiais asfálticos. Por essa razão, os custos dessas obras aumentaram em média 37% em todo território brasileiro.
Diante desse cenário, criamos este conteúdo para auxiliar a sua empresa a aproveitar todos os benefícios da utilização da massa asfáltica nos processos de manutenção viária, sem necessidade de retrabalho e nem desperdícios de material.
Comece entendendo o que é a massa asfáltica e seus benefícios. Acompanhe a leitura!
Quais os benefícios da massa asfáltica?
A utilização da massa asfáltica na execução de obras preventivas e de correção tornou-se muito comum no Brasil. Isso é justificado pela praticidade e qualidade do material, cuja aplicação auxilia na:
- Impermeabilização de revestimentos antigos;
- Selagem de fissuras e rejuvenescimento superficial;
- Melhoria do coeficiente de atrito entre os pneus e o pavimento;
Entretanto, para melhor aproveitamento desse material é necessário atentar-se à alguns pontos. Veja 4 dicas para evitar desperdícios durante a execução das obras.
DICA 1: Identifique o problema
O ideal é que todos os reparos executados sigam o mesmo padrão de qualidade. Além disso, é preciso que eles estejam nivelados para devolver às vias as características originais, além de preservar o restante da estrutura.
Nesse sentido, é essencial que os profissionais realizem o correto diagnóstico de cada ocorrência, já que os danos causados pelo tráfego dos veículos pode variar de região para região.
A partir da correta identificação dos problemas, é possível solucioná-los de forma mais eficiente. Utilizando a massa asfáltica em quantidade e temperatura exatas, sem desperdícios, ou então executar obras de maior porte, como recapeamento e reestruturação de camadas da base, prolongando a vida útil do pavimento.
DICA 2: Atenção ao transporte e temperatura do material
Após identificados, é hora de dar início aos reparos. Em um caminhão preparado, a massa asfáltica deixa a usina de fabricação em direção ao atendimento das solicitações.
É um material que deve ser mantido em uma temperatura de aproximadamente 180 graus, pois contém derivados do petróleo que dependem de altas temperaturas para aderência e preenchimento.
Caso contrário, perde-se as propriedades a utilização fica comprometida, resultando no seu descarte. Mas o tempo de cura também merece atenção.
Dependendo da formulação, do tipo da emulsão asfáltica e das condições climáticas, o tempo de secagem varia de 1 a 3 horas quando exposta ao sol. Durante esse período, recomenda-se o isolamento do local a fim de evitar deformidades e a refação dos reparos.
DICA 3: Planejamento é tudo
De acordo com a Rock Content, o planejamento estratégico é um recurso que permite que uma empresa se organize e torne seus processos eficientes, gerando assim, diferenciais competitivos no mercado.
O mesmo se aplica à utilização consciente e inteligente dos materiais utilizados na manutenção da vias urbanas.
Para ter o máximo aproveitamento da massa asfáltica e, consequentemente, a menor perda possível, é fundamental que toda a rota da equipe seja planejada.
Na prática, isso significa que desde a sua saída da usina até a sua última aplicação, é necessário sempre respeitar os prazos de atendimento das ocorrências, reduzindo ao máximo o tempo de deslocamento dos profissionais.
DICA 4: Tenha um time de profissionais capacitados
Não é novidade. Uma empresa sem mão de obra especializada pode se deparar com uma série de problemas de produtividade, impactando diretamente nos prazos e na qualidade dos serviços.
De acordo com pesquisas da Instapage, a falta de produtividade associada à má gestão podem custar às empresas mais de US$ 1 trilhão ao ano. Essa situação é mais comum nos setores de operação, justamente os responsáveis por executar os reparos nas vias.
Por isso, ter profissionais capacitados no seu time é essencial, já que eles possuem o conhecimento necessário para realizar os reparos de modo rápido, preciso e sem desperdícios.
Ao mesmo tempo, é necessário que gestores, trabalhadores da área técnica e engenharia realizem o monitoramento das equipes e das atividade, a fim de garantir que o trabalho será executado da forma correta e dentro do prazo.
Como a Exati pode auxiliar nesses processos?
Por meio da solução da Exati é possível:
- Monitorar as atividades das equipes externas em tempo real;
- Acessar informações sobre os materiais utilizados em cada atendimento;
- Controlar os prazos de execução para que nenhuma atividade atrase;
- Estabelecer rotas otimizadas considerando a capacidade de massa asfáltica restante no caminhão e muito mais!
Se você se interessou sobre o assunto, preparamos um conteúdo que explica como o uso da tecnologia, através de softwares, pode otimizar os serviços de manutenção viária e tornar os processos mais eficientes. Conheça!
Exati
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Blog da Exati
POSTS POPULARES
- Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI? 49.9k visualizações
- Limpeza Urbana: o que é, como funciona e qual a importância? 38.6k visualizações
- Concessões e parcerias público-privada: conceito e como funciona 35.8k visualizações
Stay connected