De acordo com o último Relatório de Gestão publicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes (DNIT), somente em 2018 foram executados um total de 536 Km de obras rodoviárias, sendo 61,59% de implantação/construção, 24,06% de adequação/duplicação de capacidade e 14,35% de restauração. 

O ano de 2018 também foi marcado pela alta nos preços dos materiais asfálticos. Por essa razão, os custos dessas obras aumentaram em média 37% em todo território brasileiro.

Diante desse cenário, criamos este conteúdo para auxiliar a sua empresa a aproveitar todos os benefícios da utilização da massa asfáltica nos processos de manutenção viária, sem necessidade de retrabalho e nem desperdícios de material.

Comece entendendo o que é a massa asfáltica e seus benefícios. Acompanhe a leitura!

Quais os benefícios da massa asfáltica?

A utilização da massa asfáltica na execução de obras preventivas e de correção tornou-se muito comum no Brasil. Isso é justificado pela praticidade e qualidade do material, cuja aplicação auxilia na:

  • Impermeabilização de revestimentos antigos;
  • Selagem de fissuras e rejuvenescimento superficial;
  • Melhoria do coeficiente de atrito entre os pneus e o pavimento;

Entretanto, para melhor aproveitamento desse material é necessário atentar-se à alguns pontos. Veja 4 dicas para evitar desperdícios durante a execução das obras.

DICA 1: Identifique o problema

O ideal é que todos os reparos executados sigam o mesmo padrão de qualidade. Além disso, é preciso que eles estejam nivelados para devolver às vias as características originais, além de preservar o restante da estrutura. 

Nesse sentido, é essencial que os profissionais realizem o correto diagnóstico de cada ocorrência, já que os danos causados pelo tráfego dos veículos pode variar de região para região. 

A partir da correta identificação dos problemas, é possível solucioná-los de forma mais eficiente. Utilizando a massa asfáltica em quantidade e temperatura exatas, sem desperdícios, ou então executar obras de maior porte, como recapeamento e reestruturação de camadas da base, prolongando a vida útil do pavimento.

DICA 2: Atenção ao transporte e temperatura do material

Após identificados, é hora de dar início aos reparos. Em um caminhão preparado, a massa asfáltica deixa a usina de fabricação em direção ao atendimento das solicitações.

É um material que deve ser mantido em uma temperatura de aproximadamente 180 graus, pois contém derivados do petróleo que dependem de altas temperaturas para aderência e preenchimento. 

Caso contrário, perde-se as propriedades a utilização fica comprometida, resultando no seu descarte. Mas o tempo de cura também merece atenção. 

Dependendo da formulação, do tipo da emulsão asfáltica e das condições climáticas, o tempo de secagem varia de 1 a 3 horas quando exposta ao sol. Durante esse período, recomenda-se o isolamento do local a fim de evitar deformidades e a refação dos reparos.

DICA 3: Planejamento é tudo

De acordo com a Rock Content, o planejamento estratégico é um recurso que permite que uma empresa se organize e torne seus processos eficientes, gerando assim, diferenciais competitivos no mercado.

O mesmo se aplica à utilização consciente e inteligente dos materiais utilizados na manutenção da vias urbanas.

Para ter o máximo aproveitamento da massa asfáltica e, consequentemente, a menor perda possível, é fundamental que toda a rota da equipe seja planejada.

Na prática, isso significa que desde a sua saída da usina até a sua última aplicação, é necessário sempre respeitar os prazos de atendimento das ocorrências, reduzindo ao máximo o tempo de deslocamento dos profissionais.

DICA 4: Tenha um time de profissionais capacitados

Não é novidade. Uma empresa sem mão de obra especializada pode se deparar com uma série de problemas de produtividade, impactando diretamente nos prazos e na qualidade dos serviços. 

De acordo com pesquisas da Instapage, a falta de produtividade associada à má gestão podem custar às empresas mais de US$ 1 trilhão ao ano. Essa situação é mais comum nos setores de operação, justamente os responsáveis por executar os reparos nas vias.

Por isso, ter profissionais capacitados no seu time é essencial, já que eles possuem o conhecimento necessário para realizar os reparos de modo rápido, preciso e sem desperdícios. 

Ao mesmo tempo, é necessário que gestores, trabalhadores da área técnica e engenharia realizem o monitoramento das equipes e das atividade, a fim de garantir que o trabalho será executado da forma correta e dentro do prazo.

Como a Exati pode auxiliar nesses processos?

Por meio da solução da Exati é possível:

  • Monitorar as atividades das equipes externas em tempo real;
  • Acessar informações sobre os materiais utilizados em cada atendimento;
  • Controlar os prazos de execução para que nenhuma atividade atrase;
  • Estabelecer rotas otimizadas considerando a capacidade de massa asfáltica restante no caminhão e muito mais!

Se você se interessou sobre o assunto, preparamos um conteúdo que explica como o uso da tecnologia, através de softwares, pode otimizar os serviços de manutenção viária e tornar os processos mais eficientes. Conheça!