Realizar a gestão de estoque é uma tarefa que exige compromisso e seriedade. Isso porque a má gestão do estoque pode acabar trazendo prejuízos para sua empresa.

Adotando um mecanismo eficiente para o controle de estoque é possível manusear adequadamente tanto as matérias-primas quanto os produtos do seu ramo de atuação.

Dessa forma, além de resultados positivos nas vendas, haverá mais informações para auxiliar nas tomadas de decisões, aumentando os acertos.

Confira algumas informações relevantes para você realizar uma gestão de estoque de modo eficiente!

Qual é a importância do controle de estoque?

Como você viu anteriormente, o controle de estoque é imprescindível para o bom funcionamento das empresas. 

O modo pelo qual o estoque é gerenciado pode aumentar vendas, mas também pode gerar desabastecimentos e consequentes prejuízos.

Se isso acontecer, a capacidade de atendimento às necessidades dos clientes é prejudicada, levando a resultados abaixo do potencial do negócio

Por isso, atenção às situações que podem gerar problemas:

  • Falta de controle sobre o que entra e sai do depósito;
  • Inexistência de planejamento de compras;
  • Desorganização do estoque;
  • Atuação sem analisar a situação do mercado.

Conceitos que você precisa saber

Existem alguns conceitos básicos que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre a dinâmica da gestão de estoque, independentemente do porte da sua empresa.

PEPS

Se você trabalha com produtos com prazo de validade, esse conceito te ajudará a evitar prejuízos. 

A lógica do “Primeiro a entrar, primeiro a sair” evita que determinados produtos permaneçam parados no estoque, atingindo sua validade e indo diretamente para o lixo.

UEPS

Para os demais produtos, a lógica do “Último a entrar, primeiro a sair” é a mais indicada. 

Nesse caso, o valor do último lote de mercadorias adquiridas é usado para calcular o preço de venda do produto. 

Além da formação de preço tendo como base o último lote recebido, existe também a priorização de venda/saída dos lotes recebidos mais recentemente.

Curva ABC

Outro conceito interessante é conhecido como curva ABC, voltado ao consumo dos materiais e seu impacto na compra de novos insumos, influenciando no capital de giro.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o objetivo desse método de classificação é identificar os itens de maior impacto para os resultados da empresa.

Para isso, utiliza-se como base indicadores como, por exemplo, giro de estoque, lucratividade e representatividade no faturamento.

Investimento nunca é demais

O quê pequenas, médias e grandes empresas têm em comum? Todas elas precisam investir para crescer.

E não estamos falando apenas de adição de capital em grandes estruturas, maquinários e sistemas caros. Cada organização tem necessidades diferentes.

Nem sempre o que seu concorrente faz é o melhor para a sua empresa. Tenha em mente suas metas e objetivos para, então, investir. Veja um exemplo interessante. 

No Centro de peças Volkswagen, em Vinhedo (SP), mais de 25 milhões de itens são estocados em uma área de 132 mil m². 

Recentemente, o centro de peças recebeu investimentos de R$ 8 milhões, aplicados principalmente na ampliação de espaços verticais de armazenagem e adoção de novos equipamentos e processos digitais.

Hoje, os embaladores registram tudo em tablets conectados à rede interna, podendo fazer pedidos de mais peças ou de retirada das que já foram reembaladas. 

Além disso, utilizam impressoras portáteis de etiquetas de códigos de barra para identificar cada item. No envio, lê-se o código ao mesmo tempo uma minicâmera acoplada captura a imagem da peça com data e horário, evitando qualquer erro.

Assim, todos os itens são destinados corretamente para 650 concessionárias de carros, caminhões e ônibus da marca presentes no país.

Faça uso de um software de gestão de estoque

A tecnologia facilita – e muito – diversos processos, inclusive aqueles relacionados à gestão de estoque.

Fazendo uso de sistemas inteligentes é possível organizar as informações desse setor de modo fácil e dinâmico. Isso porque todos os dados ficam disponíveis na palma de suas mãos, agilizando atividades como, por exemplo:

  • Consulta a dados gerais do estoque;
  • Pedidos de compra e encaminhamento das mercadorias;
  • Identificação precisa de materiais disponíveis;
  • Analisar de produtos com pouca saída. 

Em formato digital, todas essas informações podem auxiliar na tomada de decisões por parte dos gestores, possibilitando maior controle operacional.

Gostou do conteúdo?

A gestão de estoque tem um papel importante para o sucesso do seu negócio, ainda mais em época de crise. Por isso, fique atento à todos os aspectos abordados anteriormente. 

Lembrando que investir em tecnologia é uma das melhores formas para potencializar a sua atuação no mercado, aumentando seu reconhecimento, produtividade e, claro, o lucro.