Vivemos na era em que a tecnologia e a informação se tornaram ferramentas indispensáveis, sendo o software de gestão o grande aliado para o gerenciamento de processos.

Se você deseja economizar tempo, otimizar tarefas e obter informações precisas para tomadas de decisão assertivas, aposte em um software de gestão e garanta resultados extremamente positivos.

Aderir a um sistema é mais do que uma tendência, é uma necessidade para planejar as estratégias da administração conforme a sua realidade atual.

Continue a leitura e saiba mais sobre os processos gerenciais de um software. Boa leitura!

Por que investir em Software de Gestão?

O processo de digitalização tornou o software de gestão uma potência no mercado tecnológico. Com o setor em alta, a projeção é de R$35,9 bilhões em investimentos no mercado de softwares no país.

Além disso, para o ano de 2021 espera-se um aumento superior a 10%, segundo os dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com o IDC.

Com a implementação do sistema, é possível facilitar, integrar e automatizar os processos operacionais. Do mesmo modo, é possível auxiliar os gestores por meio de dados que possam contribuir para um processo decisório eficaz.

No cenário tecnológico, são os dados os elementos significativos para elevar os resultados. Contudo, é o software de gestão quem desempenha o papel analítico no cruzamento dos dados. 

Mas não se engane. O software não realiza apenas o monitoramento dos dados, mas também coleta, armazena, interpreta e realiza a combinações gerando relatórios com informações relevantes e, consequentemente, reduz os riscos nas decisões estratégicas.

Portanto, o sistema é indispensável para minimizar as falhas que seriam realizadas manualmente. De forma integrada e automatizada, evita-se erros, ganha-se tempo e autonomia para outras atividades.

Como resultado, o software de gestão permite o controle dos dados e, ainda, identifica oportunidades para uma gestão administrativa mais efetiva.

Software para a gestão de cidades

É evidente que a administração pública necessita de modernização e otimização em seus processos.

Utilizar um software de gestão para cidades não só viabiliza a transformação digital como fornece suporte à administração pública, tanto para a execução de atividades operacionais quanto para assegurar controle e transparência na utilização de quaisquer recursos.

Vale destacar que o conceito de cidades inteligentes vêm ganhando cada vez mais notoriedade e, por isso, a adoção de um software especializado é a solução mais econômica e eficiente para o desenvolvimento desse modelo de cidade.

Além disso, os softwares permitem que serviços, demandas e os problemas gerais ocasionados pela urbanização sejam atendidos da melhor forma e no menor tempo possível.

Isso torna-se possível graças à integração de aplicativos e demais canais de comunicação entre a população e a gestão pública, item essencial para legitimar a participação popular nas questões que envolvem melhorias na cidade.

Não há dúvidas: Cidades que apostam em tecnologias como os softwares de gestão, por exemplo, são planejadas e desenvolvidas com mais assertividade e qualidade.

A diferença entre Software de Gestão e ERP

O software de gestão quando reúne todos os dados e processos em uma única plataforma, permitindo compartilhamento e controle absoluto, é chamado de ERP.

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning. Em tradução livre, significa planejamento de recursos empresariais. Em outras palavras, o sistema de ERP tem como objetivo gerenciar, integrar e otimizar atividades através de módulos centralizados.

Na prática, os gestores que atuam com o sistema de ERP são capazes de consultar e analisar diferentes dados e indicadores de uma administração.

O gerenciamento de estoque, pessoas, contratos, compras e até mesmo o controle financeiro, são exemplos de atividades de um sistema de ERP.

Em resumo, o software de gestão tem o mesmo objetivo do ERP. No entanto, o software incorpora funções específicas para determinada gestão, assim como o software de iluminação pública ou qualquer setor de atuação que necessite de funções personalizáveis. 

Gostou do conteúdo?

Diante de um mercado cada vez mais competitivo é imprescindível adotar tecnologias como os softwares de gestão pelas inúmeras vantagens voltadas aos resultados de uma administração pública ou privada.

Os softwares são ferramentas digitais que garantem o acesso, controle de dados e processos operacionais de forma eficaz. Portanto, se você deseja aumentar a produtividade, reduzir custos e otimizar o tempo através de um sistema qualificado, aposte no software de gestão.

O tema não parou por aqui! Preparamos um material especial sobre os benefícios das ferramentas digitais em uma gestão. Boa leitura.