Ruas pavimentadas são estruturas viárias de grande importância para as cidades, independentemente de suas dimensões territoriais e demográficas.

Isso se deve ao potencial de desenvolvimento que esse tipo de estrutura oferece, uma vez que facilita a livre circulação de pessoas e veículos para comércio, turismo, lazer, entre outras atividades.

Não é à toa que muitas regiões sem ruas pavimentadas são desvalorizadas, afinal, essa condição impossibilita que a população como um todo desfrute de serviços básicos.

Outro fator agravante é a maior possibilidade de acometimento de doenças respiratórias por causa da poeira. É para evitar que esse tipo de situação aconteça que a Exati trabalha.

Utilizando a Plataforma voltada à Manutenção Viária os gestores conseguem manter as ruas sempre conservadas, gerando economia e garantindo que todos façam uso desse recurso.

Veja, agora, como o sistema pode ajudar a sua gestão a elevar os níveis de eficiência e qualidade da estrutura viária local.

Informações que você precisa saber

Se você ainda não possui muita experiência em estruturar grandes projetos para tornar as ruas pavimentadas, preste atenção nos tópicos a seguir.

É importante lembrarmos que na maioria dos centros urbanos do país há falta de procedimentos de manutenção nas vias. Como consequência, os danos são muitos maiores e os gastos para sanar os problemas ainda maiores.

Temos ainda o fator ambiental. Em virtude de suas grandes dimensões territoriais, cada região do país sofre diferentes tipos de fenômenos naturais, que podem impactar diretamente a vida útil dos pavimentos asfálticos.

Além disso, é imprescindível ter acesso a informações básicas sobre fluxo diário de veículos e demais características do projeto para, então, executar uma obra robusta e que supra as necessidades com uma taxa de desgaste relativamente baixa.

Ruas pavimentadas e conservadas

Hoje há 3 metodologias para prolongar a vida útil dos pavimentos asfálticos e esse processo pode ser facilitado utilizando recursos modernos como os disponibilizados na Plataforma Exati.

As operações preditivas, detectivas e de correção representam o conjunto básico para manter as ruas pavimentadas e, sobretudo, em condições de circulação.

De modo geral, podemos defini-las como:

Preditivas: é o tipo de planejamento em que se faz o uso da tecnologia e análise de dados para monitorar as condições das vias – até mesmo de forma remota.

Detectivas: procedimento capaz de revelar problemas de pequenas dimensões, quase imperceptíveis para grande parte da população que transita em determinadas regiões.

Correção: método utilizado para corrigir falhas e defeitos com objetivo de restaurar o desempenho da via.

Quer saber mais informações sobre cada uma? Acesse esses conteúdos: Clicando aqui você saberá mais sobre a importância da manutenção detectiva. Já neste material, entenderá as diferenças entre as duas restantes.

Todas essas são devidamente registradas nas ordens de serviço digitais elaboradas pelo sistema conforme os chamados são abertos. Logo, as equipes de campo têm acesso a todas as informações importantes para resolver os problemas.

É por meio desse tipo de documento que os funcionários terão acesso às suas demandas do dia, bem como os equipamentos e materiais necessários para execução do serviço dentro do tempo estipulado e com o maior índice de satisfação.

Modernize processos com a Exati

A Plataforma Exati possui todos os elementos necessários para otimizar a gestão das vias urbanas, garantindo excelência em todas as operações. Veja agora algumas funcionalidades que o sistema disponibiliza.

Identificando problemas durante rondas

Já ouviu falar sobre programação de rondas de monitoramento? De forma automatizada, as equipes de campo transitam por regiões pré-definidas identificando problemas antes mesmo de serem expostos pela população via canais de atendimento. 

Na prática, isso significa que ações de prevenção são priorizadas ante às de correção, representando redução nos gastos com as obras, transtornos aos usuários das vias e no volume de solicitações direcionadas para o sistema de gestão.

Casos mais graves como a necessidade de recapeamento também podem ser identificados e devidamente registrados pela equipe de rondas para,  posteriormente, serem informados à Prefeitura.

Operações tapa-buraco mais rápidas

Todos os problemas identificados pela ronda, reclamações e solicitações de reparos recebidos pelo 156 – serviço de atendimento à população disponibilizado pelas prefeituras –  são devidamente registrados e incorporados ao sistema, utilizando o georreferenciamento para gerar maior precisão nas informações.

A partir disso, há a análise das ocorrências e sua distribuição entre as equipes conforme necessidade e urgência nos reparos, sempre com ordens de serviço definidas. 

Isso é feito de modo automatizado, estabelecendo os materiais necessários para atendimento das ocorrências, assim como o planejamento da melhor rota de deslocamento.

Mais transparência

Todo o acompanhamento do trabalho das equipes externas é realizado em tempo real. Além disso, o sistema exige o preenchimento de um documento digital informando a quantidade de buracos tapados e de massa asfáltica em cada atendimento. 

Registros fotográficos pré e pós reparo também são exigidos, comprovando a necessidade da execução das obras em determinadas regiões.

Após finalizar os atendimentos, o sistema da Exati gera um relatório completo com todas as informações das operações do dia. Uma comodidade que garante que todos os chamados sejam atendidos com agilidade e eficiência

Controle de massa asfáltica

Item essencial para esse tipo de trabalho, a massa asfáltica é um componente que exige certas especificações para ser manipulado e aproveitado com eficiência.

Por isso, o software da Exati possui recursos voltados especificamente para o controle desse material. Quer um exemplo?

A massa asfáltica é um material que deve ser mantido em uma temperatura de aproximadamente 180 graus, pois contém derivados do petróleo que dependem de altas temperaturas para aderência e preenchimento. 

Caso contrário, perde-se as propriedades e a utilização fica comprometida, resultando no seu descarte. 

Além de exigir que a equipe informe a quantidade de massa para a ocorrência, o software ainda monitora a capacidade do material no caminhão e sua temperatura. Assim, as equipes sabem quantos atendimentos ainda podem realizar e aproveitar esse material com todas as suas propriedades.

Saiba mais: 4 dicas para evitar o desperdício de massa asfáltica.

Vamos conversar mais sobre isso?

Fazendo uso da Plataforma Exati você simplifica seus processos em todas as fases da operação, garantindo maior eficiência e, claro, qualidade nos serviços. 

Ficou interessado em nosso software? Visite nosso site ou, se preferir, entre em contato com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas. Clique aqui e agende uma conversa.

Aposte na transformação. Aposte na Exati!