A aceleração do processo de degradação ambiental é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores desafios mundiais. Os impactos são um alerta para a gravidade e urgência por políticas públicas ambientais.

O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) aponta que o comportamento humano elevou a temperatura do planeta em 1,07ºC e está próximo do limite de aquecimento de 1,5ºC, definido no Acordo de Paris. 

Portanto, especialistas e autoridades governamentais discutem medidas mais efetivas para combater a crise climática e os impactos de degradação ambiental.

Entre as metas definidas, a Organização das Nações Unidas (ONU) pede uma redução média na emissão de gases em 7,6% a cada ano entre 2020 e 2030. 

Para a Vice-presidente do IPCC, Thelma Krug, o cenário atual é decorrente das ações humanas e estão tornando os eventos climáticos mais frequentes, duradouros e intensos.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a degradação ambiental no Brasil e no mundo.

Afinal, o que é degradação ambiental?

A degradação ambiental é um processo complexo que ameaça o equilíbrio de um todo um ecossistema. Não estamos falando apenas de ações isoladas, mas de um contexto global.

Em outras palavras, a degradação é a precarização e danificação das condições ambientais, ocasionando graves problemas – alguns irreversíveis. Inclusive, nas últimas duas décadas houve um aumento expressivo no número de desastres climáticos em todo o mundo. 

Segundo a ONU, foram 7.348 desastres e mais de 4 bilhões de pessoas afetadas. Em comparação ao período anterior (1980 a 1999), foram registrados 4.212 desastres naturais

Dessa forma, para evitar ameaças socioambientais, o Brasil é um dos países que mesmo enfrentando problemas de degradação ambiental, continua buscando novas soluções

Principais problemas de degradação ambiental 

Desmatamento

O desmatamento é um dos problemas mais graves de degradação ambiental no Brasil. Com a devastação das florestas e recursos naturais, o desmatamento compromete o equilíbrio dos ecossistemas.

Segundo o World Resources Institute (WRI), o mundo perdeu 4,2 milhões de hectares de florestas tropicais primárias em 2020, sendo o Brasil o responsável por 1,7 milhões.

Queimadas

Comum em florestas e pastagens, o processo de queimadas é utilizado para remover a vegetação e fertilizar o solo.

Em contrapartida, as queimadas sem planejamento geram destruição ambiental de biomas, além de emitir gases poluentes que potencializam o aquecimento global.

Dados da Nasa revelam que as queimadas na Austrália, Ártico Siberiano, Estados Unidos e Brasil foram as maiores de todos os tempos, com base nos 18 anos de dados sobre incêndios globais.

Poluição

A emissão de gases na atmosfera é uma consequência da poluição que, por sua vez, contamina a atmosfera, água, solo e até mesmo a fauna e a flora.

Os meios de transportes, indústrias e o descarte incorreto de resíduos são as principais causas de poluição e degradação ambiental.

Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que entre sete e oito milhões de pessoas morrem no mundo todos os anos em decorrência da poluição.

Efeito Estufa

O efeito estufa é o principal motivo para os avanços do aquecimento global. Em 2020, a média global de CO2 na superfície da Terra foi de 412,5 ppm (partes por milhão), um aumento de 2,6 ppm no ano.

Em outras palavras, o número expressivo é resultado da alta temperatura global.

Por outro lado, ao comparar ranking dos países que mais emitem gases de efeito estufa no mundo, o Brasil é responsável por 3,2% das emissões

A tecnologia a favor do meio ambiente

Mesmo com os desafios relacionados à degradação ambiental nos últimos anos, a união dos países para adotar medidas sustentáveis e construir uma economia verde ficou evidente, sobretudo, em 2020.

As propostas estão voltadas à redução de riscos ambientais, escassez ecológica e outras soluções que ajudam a preservar o meio ambiente.

Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os avanços tecnológicos têm sido fundamentais para enfrentar as questões de degradação ambiental.

A criação de fontes renováveis, veículos elétricos, monitoramento sensorial da destruição de florestas e sistemas inteligentes, como softwares de gerenciamento de resíduos urbanos, são exemplos de tecnologias pensadas em prol da sustentabilidade.

Dessa forma, os dispositivos inteligentes fazem parte da transição para um futuro verde, sustentável e econômico.

O que você achou deste conteúdo?

Não é novidade para ninguém que o meio ambiente está em declínio, ainda mais com os impactos devastadores da degradação ambiental. Portanto, a busca por medidas de mitigação se tornam cada vez mais necessárias.

E por falar em meio ambiente, nós preparamos um conteúdo especial sobre controle ambiental. Aproveite e boa leitura!