Não restam dúvidas de que a má gestão pode comprometer a qualidade operacional, diminuir o nível de produtividade e ainda ocasionar riscos em todos os âmbitos de uma empresa. Porém, quando falamos do encarregado de manutenção, os efeitos podem ser ainda mais desastrosos, afinal, é este profissional que está a frente das operações no dia a dia.

Em vista disso, é importante que as organizações adotem recursos e tecnologias para facilitar a gestão, em todos os aspectos e, consequentemente, otimizar o fluxo de trabalho dos profissionais em campo

A Inteligência Artificial, por exemplo, é uma grande aliada para os serviços manuais. Isso porque, com a tecnologia, trabalhadores realizam funções de maior valor agregado.

Do mesmo modo, as expectativas em relação a AI são altas por parte dos profissionais encarregados de manutenção: 95% espera que a tecnologia ajude a reduzir trabalhos operacionais no futuro.

Como saber isso será possível? Acompanhe o conteúdo a seguir!

O que é a gestão da manutenção?

A gestão da manutenção é um processo de melhoria contínua dos ativos organizacionais. Com monitoramento e controle absoluto de equipes, materiais e equipamentos, é possível evitar desperdícios, imprevistos técnicos e obter dados relevantes para, então, tomar decisões mais assertivas.

Nesse contexto, otimizar o processo se faz necessário para garantir resultados significativos e de menor custo possível. Exemplo disso é o modelo de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM).

O PCM é uma prática capaz de assegurar a confiabilidade, disponibilidade e qualidade das operações, alinhando planejamento, execução e monitoramento para que todo o processo seja produtivo e lucrativo para a empresa.

Ainda que um quarto das organizações não tenham um setor de Planejamento e Controle de Manutenção, a técnica é capaz de aumentar no mínimo 65% a produtividade dos profissionais em operações, de acordo com especialistas do setor.

Isso porque, com o PMC, gestores e encarregados de manutenção obtêm amplo conhecimento sobre todos os processos organizacionais. Dessa forma, gerenciar as demandas com ordem de prioridade e alocar recursos necessários para a manutenção, são garantias de alto padrão no cumprimento das atividades.

Qual a importância da gestão de manutenção?

De acordo com o relatório “O Novo Mundo do Trabalho”, os brasileiros dedicam 48% do seu tempo a tarefas de rotina e serviços manuais. No total, são aproximadamente sete horas por semana desperdiçadas com atividades que poderiam ser automatizadas.

Por esse motivo, empresas de diversos portes estão investindo em qualificação de profissionais e recursos tecnológicos que proporcionam resultados para as equipes, e principalmente, para a organização.

Dessa forma, esse modelo de gestão tornou-se indispensável para que todo processo produtivo ocorra de forma padronizada, premeditada, efetiva e estável – evitando falhas ou problemas em todos os níveis operacionais. 

De fato, a gestão de manutenção é um recurso que influencia diretamente no crescimento de uma empresa. Portanto, deve ser uma prática constante para os profissionais encarregados de manutenção.

Quer um exemplo na prática? A má gestão de equipes em campo que prestam serviços públicos, como a troca de lâmpadas queimadas, pode resultar em: falta de equipamentos, materiais trocados e até mesmo peças quebradas

Sem dúvidas, uma atividade que poderia ser simples e eficaz para a população, acaba sendo comprometida com a qualidade do serviço, prazos, produtividade e lucratividade da empresa responsável. 

Gerenciando o encarregado de manutenção

Quando o assunto é gestão, é preciso levar em consideração a otimização de processos e operações com alto nível de segurança e produtividade. E sem dúvidas, investir em um software de gestão faz toda a diferença.

A implementação de tecnologias baseadas na nuvem significa objetivos definidos, processos mais eficientes e tarefas guiadas por dados. Em outras palavras, representa maior qualidade na gestão operacional do encarregado de manutenção. 

Confira a seguir como um software pode gerar bons resultados na organização dos processos de manutenção das empresas.

Fluxos de manutenção

Com a tecnologia, é imprescindível mapear o fluxo de manutenção, avaliar variáveis e identificar quais são os recursos gastos pela empresa durante as atividades. Entre eles estão: custos financeiros, materiais, equipamentos e performance das equipes.

Na prática, otimizar o fluxo do encarregado de manutenção com cuidados preventivos e preditivos, viabiliza resultados que reduzem o uso de recursos com correções e impulsionam um plano de ação mais eficiente.

Gestão de estoque

De acordo com a Engeteles, especializada em cursos de gestão da manutenção, 25% dos ativos de uma empresa estão em estoque. Desse total, 6% são itens voltados para manutenção.

Por esse motivo, o uso de software se faz tão importante no processo de gerenciamento de estoque. De forma prática e inteligente, é possível que o encarregado de manutenção tenha acesso a todas as informações necessárias do setor na palma da mão.

Por exemplo, análise e monitoramento de pedidos de compra, encaminhamento de materiais e equipamentos e controle geral do estoque.

Relatórios completos

A emissão de relatórios é indispensável para avaliar processos, analisar estratégias, metrificar dados e indicadores de desempenho do encarregado de manutenção.

Com o documento digital, os gestores controlam de forma mais eficaz todas as operações realizadas na empresa. E ainda, possuem resultados que interferem na tomada de decisões, aumentando os lucros e elevando o desempenho organizacional. 

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Nesse conteúdo, mostramos como a tecnologia tem sido uma grande aliada no processo de otimização das operações do encarregado de manutenção.

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