Para que as obras de manutenção viária proporcionem melhorias nos espaços urbanos e, consequentemente, mais segurança, a prestação dos serviços devem atender um alto padrão de qualidade.

De acordo com a Constituição Federal Brasileira, é dever de todo gestor municipal prover uma pavimentação de qualidade para as vias urbanas.

Dados do Banco Mundial indicam que se 1% do PIB brasileiro for investido em infraestrutura viária, o crescimento econômico proveniente pode variar de 1,5% a 3% após uma década, e de até 8% após 30 anos

Entretanto, essa não é a realidade de muitos municípios brasileiros. A Confederação Nacional de Transportes (CNT) avaliou as condições e durabilidade da malha rodoviária brasileira e aponta: as estradas brasileiras deveriam ter vida útil de 8 a 12 anos. Número relativamente baixo em comparação com os EUA, em que chega a 25 anos

Além disso, o mesmo estudo revela que, em algumas regiões do país, as estradas apresentam falhas e danos em apenas sete meses após a conclusão da obra. Situações como essas são de extrema gravidade e exigem providências por parte da gestão pública.

Considerando esse contexto, utilizar um software de gestão pode ser um grande aliado não apenas para o controle do processo de manutenção de vias, mas também para o desenvolvimento das cidades.

Acompanhe a leitura para saber mais!

Gestão e planejamento

Assim como qualquer outro serviço, o planejamento de obra é uma dos fatores mais importantes para o sucesso de um projeto.

Dados da Fundação Dom Cabral mostram que enquanto o Japão dedica 40% do tempo para a fase de planejamento, o Brasil utiliza apenas um quinto do seu tempo com etapas iniciais. Isso reflete-se no cotidiano, afinal, mais de um terço das fiscalizações em obras são recorrentes de problemas provenientes do mau desenvolvimento do projeto.

Por esse motivo, é necessário desenvolver um plano diretor, realizar estudos de viabilidade, projeção orçamentária e ainda pensar em um plano de ação voltado para os profissionais responsáveis, com etapas e prazos definidos.

Estamos falando em investir na eficiência e qualidade do serviço, além de proporcionar maior produtividade das equipes. Tudo isso fica mais alcançável a partir da utilização de  um software de gestão especializado como o da Exati.

Além de otimizar processos, a tecnologia aplicada aos procedimentos de manutenção nas vias urbanas gera economia e transparência para as gestões, sejam públicas ou privadas.

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre o software.

Exati: o software de gestão completo

Como você viu anteriormente, além do baixo investimento nas estradas e demais vias dentro do perímetro urbano, o Brasil, em geral, ainda dedica menos tempo para planejar suas obras. Não é à toa que em inúmeras regiões do país se vê buracos e até grandes crateras no meio das ruas.

Para conservar as vias públicas e oferecer segurança à população, as operações tapa-buracos, por exemplo, precisam ser executadas de forma qualificada e eficiente. Isso porque, quando falamos de obras de pavimentação, logo vem em mente problemas, burocracias e atrasos.

Entretanto, é a tecnologia o principal recurso para promover confiabilidade e precisão dos projetos.

O software da Exati não só facilita o gerenciamento das equipes em campo, como identifica as ocorrências em estágio inicial com mais eficiência, seja a partir do cadastro dos chamados abertos pela população ou pelas próprias equipes externas em rondas de monitoramento programadas.

Funcionalidades do software que você precisa conhecer

Para auxiliar nas operações tapa-buraco, a Exati conta com funcionalidades inteligentes e pensadas para melhorar a gestão de processos entre equipes e gestores. Confira a seguir quais são elas:

  • Cadastro de regiões com maior número de ocorrências por meio da geolocalização e fotografias;
  • Controle absoluto de materiais e equipamentos;
  • Monitoramento em tempo real das equipes durante as ocorrências;
  • Definição de rotas para deslocamento otimizado;
  • Economia em recursos e desperdício zero de materiais betuminosos;
  • Relatórios completos e descritos em ordens de serviço.

No sistema há ainda outros recursos que podem fazer a diferença na sua operação. É o caso do monitoramento da temperatura e quantidade de massa asfáltica disponível no caminhão, permitindo que os reparos sejam realizados dentro das conformidades.

Outra necessidade muito relevante e que proporciona mais segurança no meio urbano é a instalação de lombadas e redutores de velocidade. Geralmente, são obras que exigem projetos mais elaborados mas, a partir da utilização do software, a execução se torna descomplicada.

Em suma, pensar na gestão tecnológica é garantir mais segurança, qualidade e eficiência aos procedimentos essenciais para conservar as vias de acesso urbanas, do começo ao fim das obras.

Podemos começar a te ajudar hoje mesmo!

Se você está à procura de recursos e tecnologias que auxiliem na redução de gastos e transtornos e ainda potencializam os resultados de suas operações de manutenção, nós podemos te ajudar.

Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre as vantagens de utilizar o nosso sistema. Você vai se surpreender.

Obrigado por acompanhar!