Em comparação com duas décadas atrás, o cenário do gerenciamento de resíduos é animador.

Hoje, as políticas e ações em torno do gerenciamento de resíduos urbanos parecem indicar maior grau de consciência de cidadãos e gestões sobre preservação e redução de impactos ambientais.

Além dos fatores relacionados ao aquecimento global, essa mudança de pensamento pode ser explicada pelo aumento populacional nas cidades, que impacta diretamente o sistema de coleta e exige novas formas de controle do lixo.

Além disso, as novas tecnologias possibilitaram que várias categorias de resíduos pudessem ser reaproveitadas por meio da reciclagem e até mesmo pela produção de energia.

Continue a leitura e saiba mais sobre o cenário brasileiro e de que forma a Plataforma Exati auxilia as cidades nesse processo de gerenciamento de resíduos sólidos.

Iniciativas importantes 

À medida que o tempo passa, gestões públicas e privadas ampliam as possibilidades e inserem em suas rotinas ferramentas tecnológicas capazes de tornar variados processos otimizados.

Em algumas localidades brasileiras, por exemplo, existem normas específicas para descarte de materiais. E não estamos falando apenas de resíduos comuns do dia a dia.

É o caso do Distrito Federal (DF), que institui novas normas para o descarte de entulhos da construção civil. 

A partir de agora as empresas contratadas são obrigadas a elaborar e implementar Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil em todas as etapas da obra.

Uma das exigências é justamente a comprovação de que esse protocolo está sendo seguido. Por isso, a Portaria nº 25 determina que sejam utilizados mecanismos de registros fotográficos e elaboração de relatórios de toda a destinação.

A exemplo do DF, recentemente a Prefeitura de Santo André (SP) aprovou o Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil (PMGRCC) da cidade.

A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, permitindo assim a captação de financiamentos e cooperações na área.

O plano norteia o gerenciamento de resíduos de construção e demolição de obras executadas pelo poder público e também por empreendimentos particulares.

No documento constam as diretrizes para reutilização, reaproveitamento, acondicionamento, transporte, triagem, tratamento e destinação final dos RCC. Assim, por meio dele é possível criar mecanismos para a reutilização deste tipo de resíduo, tanto pelo poder público quanto no âmbito privado.

Já ouviu falar nos Planos municipais de resíduos sólidos? Saiba mais clicando aqui.

Desafios nos centros urbanos 

Segundo o portal do Sistema Nacional de informações sobre saneamento (SNIS), cerca de 65,2% dos municípios de todo o Brasil declararam informações gerais sobre os resíduos sólidos locais

No entanto, o percentual da população atendida pelos serviços de coleta chega a 98,6%. É um número muito significativo e que revela a necessidade de mecanismos eficientes para o gerenciamento de resíduos, sobretudo no meio urbano.

O meio urbano ganha destaque justamente por ser um ambiente muito mais vulnerável a situações decorrentes da falta ou ineficiência do sistema de coleta.

Em outras palavras, isso significa que em razão da alta concentração populacional e consequente produção elevada de resíduos, os riscos de contaminação, transtornos com enchentes e até mesmo acidentes são superiores em comparação com regiões com menor fluxo.

Assim, faz-se necessário tecnologias capazes de gerenciar esses materiais de forma eficiente e responsável, atendendo todas as exigências da lei. Por isso, veja agora de que forma a Plataforma Exati auxilia nesse processo.

Gerenciamento de resíduos com a Exati

A plataforma Exati voltada ao gerenciamento de resíduos da disponibiliza um módulo completo para o cadastramento georreferenciado de lixeiras.

Dessa forma , os gestores e demais profissionais inseridos nas operações conseguem acessar e visualizar remotamente informações sobre as lixeiras, rotas de coleta, equipes responsáveis pelas atividades em campo e muito mais. Veja:

Cadastramento de lixeiras

Por meio dos smartphones das equipes de campo inicia-se o processo de cadastramento de todas as informações da lixeira, como localização georreferenciada, peso, capacidade e demais características.

Com o cadastro realizado os gestores sabem exatamente a quantidade de lixeiras existentes em determinada região e quais equipes são responsáveis que realizam os serviços de manutenção. Tudo de forma remota!

Acompanhamento em tempo real

A plataforma Exati também permite que a gestão acompanhe em tempo real toda a movimentação relacionada ao gerenciamento de resíduos.

Desde a saída do caminhão das garagens até a realização das manutenções nas lixeiras, é possível acompanhar a equipe em campo de forma remota

Assim, o gestor consegue controlar prazos e gerar relatórios de produtividade, materiais, atividades realizadas, entre outras, permitindo que ações e decisões estratégicas sejam tomadas para o melhor gerenciamento das equipes

Rotas e Medições

E por falar em acompanhamento, outra funcionalidade de destaque do software é a definição de rotas automatizadas.

Para isso, o software leva em consideração as informações básicas de cadastro e até mesmo os chamados abertos pela população via aplicativo ou call center. 

Considera, também, a capacidade do caminhão coletor e adiciona uma parada para descarregamento de resíduos toda vez que atinge a capacidade máxima.  Verificação de odômetro e horímetro do veículo completam a gama de possibilidades.

Viu só como nosso sistema pode facilitar a sua gestão?

Além do aumento na produtividade de toda a equipe e da possibilidade de controlar todas as demandas, utilizando a Plataforma Exati é possível ter controle sobre todos os processos envolvendo a atividade de gerenciamento de resíduos.

Lembra da norma no Distrito Federal? Nosso sistema possui as funcionalidade de registro fotográfico e de elaboração de relatórios, em formato 100% digitais e personalizáveis 

Quer saber mais detalhes sobre a Plataforma? Acesse o site ou clique aqui para marcar uma reunião com nossos especialistas. Será um prazer lhe atender.