Você sabia que a gestão dos serviços de limpeza urbana tem tudo a ver com a mitigação do meio ambiente e a sustentabilidade nas cidades?

Isso porque, ambas caminham juntas e em constante equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais – criando valor a longo prazo para a sociedade. E sem dúvidas, o maior exemplo que temos disso são as cidades inteligentes.

Formadas por ecossistemas urbanos, as smart cities visam melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir os impactos ambientais no perímetro urbano e melhorar a eficácia dos serviços públicos, exemplo claro disso, é a própria limpeza urbana.

Ao final deste conteúdo, você entenderá, de fato, como a gestão dos serviços de limpeza urbana tornou-se crucial para transformar cidades e promover a qualidade de vida. Acompanhe a seguir e boa leitura!

O que é a gestão dos serviços de limpeza urbana?

Com a aprovação da Lei nº11.445/07, os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos passaram a fazer parte do saneamento básico. Hoje, essas atividades são requisitos essenciais para a saúde dos cidadãos, preservação do meio ambiente e desenvolvimento da sociedade em geral.

No contexto urbano, isso requer a implementação de políticas públicas e um gerenciamento completo de todos os serviços. 

Na prática, a gestão dos serviços de limpeza urbana exige planejamento, monitoramento, fiscalização e execução das atividades.

Dessa forma, técnicas, ferramentas e mecanismos de sustentabilidade devem ser integrados para impulsionar a inovação e melhorar as condições de trabalho dos profissionais de limpeza urbana.

Qual o objetivo da gestão dos serviços de limpeza urbana?

Está cada vez mais evidente: a limpeza urbana é um dos serviços urbanos que mais apresentam alto impacto na paisagem de um município e na vida dos cidadãos.

Por esse motivo, uma gestão eficiente, possibilita que os serviços que envolvem a limpeza pública e coleta de lixo, por exemplo, sejam prestados de acordo com a legislação, técnicas, dimensão atual dos problemas urbanos e as necessidades de cada cidade.

Isso quer dizer que, traçar metas e gerenciar as atividades de limpeza urbana de forma mais eficiente e inteligente, é o caminho para garantir mais qualidade, controle e produtividade na prestação dos serviços.

Ou seja, equipes e gestores podem atuar com uma gestão mais satisfatória e consciente que as demais. E por consequência, minimizando os impactos atuais e futuros à qualidade de vida da população no ambiente urbano.

Qual a importância do gerenciamento dos serviços de limpeza urbana?

De acordo com a pesquisa desenvolvida pelo Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana) e PwC, as cidades que contam com um planejamento de limpeza urbana, apresentam desempenho melhor e superior em comparação com aquelas que não investem

Ou seja, com o planejamento e a gestão dos serviços de limpeza urbana, as cidades tendem a identificar oportunidades, implementar melhorias e ampliar investimentos para elevar o índice de qualidade dos serviços prestados.

Em outras palavras, os métodos de gerenciamento beneficiam tanto a população, quanto os gestores responsáveis pelo setor. Confira a seguir!

Gestores públicos e privados

  • Cumprimento de leis e normas de proteção ambiental;
  • Redução de custos operacionais como materiais, equipamentos, trajetos e equipes;
  • Profissionais mais qualificados e produtivos;
  • Investimentos em programas, políticas públicas e educação ambiental;
  • Investimento em sistemas e tecnologias especializadas em gestão operacional de limpeza urbana.

População

  • Atendimento eficaz ao cidadão;
  • Preservação e higienização dos espaços públicos evitando proliferação de doenças e outros problemas de saúde pública;
  • Conservação e valorização da cidade devido aos locais limpos, áreas verdes e belas paisagens;
  • Participação social com programas e iniciativas de limpeza, conscientização e boas práticas sustentáveis.

Como fazer a gestão dos serviços de limpeza urbana?

A gestão dos serviços de limpeza urbana compete aos órgãos municipais, geralmente vinculados às secretarias de meio ambiente, infraestrutura e serviços públicos.

Entretanto, há também, a gestão por parte das empresas privadas, por meio de contratos de concessão e parcerias público-privadas (PPP). Neste contexto, a iniciativa privada deve seguir normas e regulamentações ambientais e de licitação pública para garantir melhorias na qualidade do serviço prestado.

E por conta dos altos investimentos, as empreiteiras oferecem serviços especializados, tecnologias avançadas e equipamentos de gestão modernos que elevam o nível das estruturas necessárias para a execução do serviço, monitoram equipes durante as atividades diárias, bem como, contribuem para maior proteção ambiental e urbana.

Como inovar a gestão dos serviços de limpeza urbana?

Assim como a iluminação pública e arborização, há outros serviços públicos que estão passando por modernização em todo processo de planejamento, gestão e execução. E na limpeza urbana, isso não seria diferente.

Ainda que seja um desafio para o setor, há diferentes tecnologias que estão impulsionando e transformando a gestão dos serviços de limpeza urbana. Saiba quais são eles:

Sistema de gestão inteligente

A implementação de tecnologias disruptivas como softwares de gestão, faz com que gestores e equipes em campo tenham controle de todas as demandas, sejam elas atividades rotineiras ou solicitação de ocorrências por parte dos cidadãos.

Na prática, é possível acompanhar em tempo real todas as rotas de coleta, trajetos percorridos, cadastro de lixeiras, ruas atendidas e registro dos serviços executados de forma otimizada e inteligente.

Automação

A gestão dos serviços de limpeza urbana pode ser automatizada em diferentes atividades operacionais. A varrição de ruas e calçadas, por exemplo, podem ser mais eficientes ao identificar e informar com mais precisão as áreas com maior concentração de pessoas – o que exige uma manutenção maior por parte dos profissionais.

Com a tecnologia, é possível priorizar rotas, controlar equipes, materiais e equipamentos tecnológicos, além de reduzir desperdícios e recursos, garantindo mais agilidade nos atendimentos.

Equipamentos operacionais tecnológicos

Investir na qualidade e produtividade das equipes de limpeza pública é crucial, sobretudo, com o uso de equipamentos tecnológicos que facilitam todo processo operacional.

As varredeiras mecanizadas, por exemplo, são utilizadas em locais onde a limpeza é mais complexa e exige maior estrutura, como viadutos, pontes e túneis. Além disso, os sensores de capacidade em lixeiras inteligentes, são uma alternativa para detectar a quantidade de resíduos e sinalizar uma coleta mais rápida e consequentemente garantindo ruas e calçadas mais limpas.

Conclusão

A gestão de serviços de limpeza urbana é um tema relevante aqui no Blog da Exati, em virtude de todos os desafios e necessidades que o setor exige.

Sabemos também, que o planejamento e o gerenciamento transformam cidades e sem dúvidas, apostar na tecnologia é o caminho para tornar processos e atividades operacionais muito mais fáceis e inteligentes.

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