O conceito de infraestrutura verde ainda é um assunto novo para muitas pessoas. Trata-se de uma proposta para solucionar problemas das cidades de forma sustentável e, em grande parte das aplicações, mais econômica.

Neste blog post você confere os problemas que podem ser solucionados e outros benefícios que vão ajudar na hora de desenvolver um projeto de infraestrutura verde na sua região.

A infraestrutura verde

A infraestrutura verde é uma solução ambiental, econômica e social que assegura a redução do impacto de catástrofes naturais  por meio de estudos meteorológicos e climáticos.

Muito mais que o objetivo estético do paisagismo, a infraestrutura verde integra a natureza na cidade por meio de redes multifuncionais de vegetação permeável.

Mantendo a funcionalidade da paisagem, mesmo que parcialmente, a área verde auxilia na prevenção de enchentes, melhora o microclima e a qualidade do ar no local.

Problemas que podem ser solucionados

Com a expansão urbana e o crescimento populacional surgiram algumas mudanças climáticas e ambientais que prejudicam a qualidade de vida das pessoas. Confira o que pode ser prevenido por meio da infraestrutura verde:

Enchentes

Um dos problemas mais comuns é a contenção de águas pluviais. Isso acontece pois as áreas impermeabilizadas bloqueiam a infiltração da água, aumentando o volume e de água na superfície.

Em casos de chuvas intensas ou de longa duração, os revestimentos de concreto e a pavimentação asfáltica em excesso dificultam o escoamento das águas, resultando em enchentes.

Em uma pesquisa de 2017 conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou-se que 59,4% dos municípios não possuem nenhum instrumento de gestão de riscos quando se trata de desastres naturais como enchentes e alagamentos.

Mudanças de temperatura

Outra alteração climática decorrente da redução e até mesmo da eliminação das áreas verdes é a mudança na temperatura.

Uma vez que as áreas urbanas são pouco arborizadas e há uma pavimentação excessiva, a temperatura do solo aumenta e as ilhas de calor se formam.

Se você quiser saber mais sobre os benefícios da arborização urbana, clique aqui.

Além de resfriar o solo as árvores também realizam a evapotranspiração, que nada mais é do que a absorção do carbono, liberando vapor de água na atmosfera, assim reduzindo a temperatura.

Em São Paulo, por exemplo, a diferença de temperatura entre os bairros chega a 10ºC por causa deste fenômeno. Quanto maior a temperatura do ar, mais ele sobe, o que resulta em um aumento no nível de precipitação da área.

Qualidade do ar

Ligado ao crescimento populacional e a urbanização, a qualidade do ar foi bastante afetada por conta das modificações estruturais.  principalmente pela remoção parcial ou completa da vegetação nas regiões.

A concentração de vegetação nos centros urbanos melhora a qualidade do ar por filtração dos materiais, uma vez que as árvores absorvem certos poluentes por contato ou absorção das folhas.  

Ao reduzir a temperatura desses locais, a formação do ozônio no nível do chão também é evitada.

Em 2019, a empresa Suíça IQAir, focada em estudos de qualidade do ar, listou o Brasil na 63ª posição de países com pior qualidade do ar. Clique aqui para ver o estudo completo.

Como complemento, existem alguns recursos como o Mapa de Qualidade do Ar, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) que auxiliam na identificação de áreas de maior poluição.

Funções da infraestrutura verde

O principal objetivo da infraestrutura verde é a drenagem de água, mas existem algumas maneiras diferentes de cumprir essa função. 

Um estudo realizado pela PUC do Rio de Janeiro mostra as tipologias de infraestrutura verde para a escala local

E abaixo listamos as principais funções:

Purificação:  A chuva escoada pode ser purificada através de alguns processos como a absorção biológica, filtração e sedimentação. 

Detenção: A fim de aliviar a pressão sobre o sistema de drenagem, a detenção tem a função de retardar o fluxo das águas pluviais. Dessa forma, é possível que a água seja contida por determinado período de tempo, diminuindo o escoamento superficial na área urbana.

Retenção: É uma ótima solução para locais que sofrem com períodos de seca. Alagados construídos e lagoas pluviais são ideais para conservar a água.

Tanto para utilização futura ou condução para os corpos d’água ou no próprio sistema de drenagem.

Condução: Para áreas com grande volume de água pluvial acumulado, a condução das águas por meio de biovaletas e ruas verdes é uma solução ideal.

Infiltração: Locais com pavimentação excessiva sofrem com a falta de absorção da água e o aumento da temperatura pode ser um problema recorrente. O processo de infiltração permite que a chuva infiltre no solo, recarregando o lençol freático e aquíferos 

A infraestrutura verde contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A infraestrutura verde é uma solução que contribui para o plano dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) desenvolvido pela ONU.

É um plano com 17 metas que devem ser cumpridas até 2030, com o objetivo de diminuir os problemas com maior impacto na população global.

O objetivo 11, por exemplo, é tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Entre as metas desse objetivo estão:

“11.5 Até 2030, reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes e substancialmente diminuir as perdas econômicas diretas causadas por elas em relação ao produto interno bruto global, incluindo os desastres relacionados à água, com o foco em proteger os pobres e as pessoas em situação de vulnerabilidade

11.6 Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.

11.7 Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência”

Clique aqui para ver todos as metas do objetivo 11 (Cidades e comunidades sustentáveis)

Esse conteúdo foi útil para você?

Em resumo, podemos notar que existem diversas vantagens e que a aplicação dessas estruturas pode ser bem mais simples que outras opções

Quer saber mais sobre o planejamento urbano e ambiental? Clique aqui para saber a importância e como colocá-la em prática.
Se gostou deste conteúdo pode também se interessar em como a tecnologia auxilia nas áreas verdes. Boa Leitura!