As discussões voltadas às transformações tecnológicas nos espaços urbanos, sobretudo o setor de iluminação pública, estão cada vez mais recorrentes.
Isso porque a modernização do parque de iluminação pública continua sendo um dos fatores determinantes para a implementação de novos recursos e dispositivos capazes de tornar as cidades cada vez mais inteligentes.
Os ganhos para os municípios que adotam esse tipo de tecnologia são indiscutíveis: redução de gastos de energia, sobretudo numa época de recursos limitados; otimização do fluxo de trabalho interno e externo; maior controle sobre os serviços prestados; além de oferecer melhores condições de segurança e bem-estar à população.
Prova disso é a grande participação dos projetos de iluminação pública para o desenvolvimento urbano no último ano. Em outras palavras, o ano de 2020 foi marcado por instalação, ampliação e modernização no sistema de iluminação pública.
A segunda edição do Panorama Setorial da Iluminação Pública Privada realizada pela ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública, revela que o número de cidades que recorreram aos projetos de IP triplicaram em 2020.
Diante do cenário aquecido, a estimativa é que nos próximos 20 anos o investimento no setor de iluminação pública alcance aproximadamente R$18 bilhões. Mas as novidades não param por aqui.
Entretanto, para saber mais, acompanhe a leitura!
PPPs de Iluminação Pública como solução para os municípios
Com foco em soluções a longo prazo, as concessões de parceria público-privada devem bater recorde em 2021, segundo a Consultoria Radar PPP.
Com melhores resultados desde quando a Consultoria foi fundada, o setor de iluminação pública, saneamento básico e resíduos sólidos são destaque entre as PPPs.
No entanto, para mitigar problemas de infraestrutura nos centros urbanos e fomentar a economia brasileira, as PPPs estão atraindo um volume expressivo de projetos.
Ainda, segundo a Radar PPP, a estimativa é que até 2033, serão necessários investimentos de R$700 bilhões para generalizar os serviços e melhorar a oferta à população.
Em relação ao setor de iluminação pública, a iniciativa privada é a alternativa mais eficiente para a implementação do sistema inteligente.
A modernização e a expansão de infraestrutura na rede de iluminação pública são resultados da alta disseminação dos contratos de PPPs nos últimos anos. Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Curitiba é uma das capitais de referência nos avanços de iluminação pública via PPP.
Atualmente, a cidade contém 160 mil pontos de iluminação pública e em números, isso representa uma redução de 50% no consumo de energia. Além disso, a projeção é que em dois anos a iluminação pública da capital seja 100% de LED, segundo os dados da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Telegestão no setor de Iluminação Pública
O sistema de telegestão representa uma das maiores revoluções no que diz respeito à iluminação pública. Já falamos por aqui como essa tecnologia pode melhorar a oferta da iluminação diante do crescimento da tecnologia de Internet das Coisas (IoT).
Diante das inovações no setor de iluminação pública, a implantação de sistemas de LED somado a telegestão, passam a ter novas funcionalidades.
Em outras palavras, os postes servem como pontos de conectividade e coleta de informação para a rede de transmissão de dados, como os sensores e dispositivos inteligentes que enviam alertas à população, por exemplo.
O objetivo é atender as demandas urbanas e ainda, contribuir para cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis.
Entre as cidades brasileiras que implantaram o sistema de telegestão, Belo Horizonte se destaca com 32 mil pontos de luz controlados pela tecnologia, conforme a empresa de investimentos BMPI. Diante das informações, o sistema de telegestão segue em expansão no país.
O que você achou deste conteúdo?
Com a tecnologia de um software de gerenciamento e novas luminárias de LED, as cidades passam a contar com soluções modernas e econômicas para iluminar os grandes centros urbanos.
Auxiliando na manutenção de mais de 18 milhões de pontos de iluminação em todo país, a Exati contribui para o crescimento exponencial do setor no país, além de agregar em diversos outros fatores urbanos.
Para saber mais sobre o tema, confira 5 vantagens do sistema de iluminação pública da Exati.
Por fim, nós estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas. Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre a nossa Plataforma!
Exati
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Blog da Exati
POSTS POPULARES
- Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI? 49.7k visualizações
- Limpeza Urbana: o que é, como funciona e qual a importância? 37.9k visualizações
- Concessões e parcerias público-privada: conceito e como funciona 35.3k visualizações
Stay connected