Um dos assuntos que temos falado sempre no nosso blog é sobre como a gestão da Iluminação Pública (IP) da sua cidade pode ser otimizada com o uso de um software de gestão. 

Nele, nós explicamos o porquê contar um sistema como esse é o ideal para sua gestão, ressaltando alguns motivos, como: facilidade na identificação de pontos, maior eficiência energética e otimização de processos internos e externos. 

Tendo isso em vista, queremos mostrar neste blog post porque a Exati é o melhor software para efetivar um projeto de Iluminação Pública. 

1 – Tenha controle das obras de modernização dos parques de IP

Antes mesmo de falar sobre o atendimento de chamados e cadastramento de ativos, nós entendemos que as obras de modernização em um projeto de Iluminação Pública são essenciais. 

Por isso, possuímos um módulo que possibilita observar exatamente quantas obras estão em aberto, quais irão iniciar e suas datas. 

Ainda, você pode consultar obras que já foram executadas e seus históricos para estimar os novos orçamentos. 

Por fim, falando em controle de materiais, o sistema da Exati permite saber exatamente quanto e qual material irá sair em dias específicos. 

É também possível separar os materiais dos clientes dos seus. Porém, caso eles se misturem, o sistema mostra exatamente quanto do seu material foi utilizado. 

O sistema, após concluir a obra de modernização, atualiza todos os pontos envolvidos nela, não necessitando mais da atualização manual dos pontos.

2 – Cadastre e mapeie ativos em qualquer dispositivo

O sistema da Exati permite que você cadastre os pontos de IP de forma simples, via aplicativo. Além disso, ele pode ser totalmente personalizado, adicionando quaisquer campos como características do ativo.

A nossa metodologia de cadastro funciona da seguinte forma: a sua equipe vai a campo e registra apenas dados essenciais e fotografias. Posteriormente, o cadastro é concluído internamente através da análise das fotos. 

No método tradicional o cadastro é feito todo em campo. Com o sistema da Exati, portanto, você consegue utilizar ambas.

É também importante ressaltar que o cadastro é feito online ou offline. Caso não haja rede disponível, logo após a equipe receber sinal de internet, os dados dos pontos são enviados automaticamente. 

Além disso, o cadastro nunca é perdido com o sistema da Exati, uma vez que ele é sempre atualizado quando uma obra de modernização, ampliação ou manutenção é feita.

3 – Receba chamados de diversas fontes e os centralize 

Quando falamos em Iluminação Pública, os chamados de manutenção e reparo podem ter origem em diversas fontes quando você conta com o sistema da Exati, como: 

– Site;

– Aplicativo Cidade Iluminada;

Telegestão;

– Call center do cliente – treinado por nós, se necessário;

– Nossa própria estrutura de call center;

– Integração com o site da prefeitura;

– Outras formas.

Porém, independentemente do número de fontes, você pode centralizar os chamados no nosso sistema. Dessa maneira, sua gestão fica mais otimizada e organizada. 

Além disso, os chamados são todos processados e, se necessário, agrupados, uma vez que o sistema avalia se foi aberto mais de um chamado para um mesmo ponto ou endereço, os associando a uma mesma ocorrência. 

Outra funcionalidade incrível do nosso software e super útil para um projeto de Iluminação Pública é que ele cria ordens de serviço com base nas características das equipes. 

Por exemplo, se a equipe possui um caminhão que atende pontos de até 10 metros no máximo, a ordem não será aberta se a especificação não for exatamente essa. 

Ainda, a abertura de chamado considera a região de atuação da equipe, tudo depende dos filtros utilizados.

4 – Fiscalize atividades durante o atendimento 

Os atendimentos feitos em campo através do smartphone podem ser enviados em tempo real para o servidor ou acumulados no próprio celular, trabalhando até mesmo offline. 

Assim, para que haja o devido controle e o atendimento seja realizado de forma otimizada, a equipe anota em campo apenas informações essenciais, como:

– Data;

– Horário;

– Problema encontrado;

Materiais utilizados;

– Serviços realizados.

Além disso, de modo a fiscalizar a equipe corretamente, a localização durante o atendimento é registrada automaticamente pelo sistema, podendo, assim, saber a distância que a equipe estava quando atendeu o ponto.

5 – Controle o projeto de Iluminação Pública com relatórios completos 

Para encerrar, queremos perguntar: se você pudesse entregar informações mais consistentes sobre o projeto de Iluminação Pública, isso melhoraria a relação de confiança com a Prefeitura?

É justamente isso que os relatórios da Exati podem fazer por você e pela sua gestão. O nosso sistema compila todos os dados da sua operação de forma automática, ajudando no gerenciamento. 

Assim, com mais informações e métricas, você pode tomar ações mais assertivas para reduzir custos na operação.

Para IP, temos alguns relatórios específicos, como:

Consumo energético: permite que você visualize os pontos cadastrados e o cálculo de KW/hora considerando o tipo de lâmpada, a potência e o reator. O relatório mostra a bandeira tarifária, o tempo (em horas) de lâmpada ligada, os impostos e, ainda, calcula quanto a cidade pagaria de fatura de energia daquele mês. 

Pontos luminosos: exibe uma relação de como está exposto o patrimônio da sua cidade. Ele mostra quantas lâmpada por tipo são utilizadas, os tipos de reatores e até mesmo altura de poste. 

Além disso, disponibilizamos outros documentos, como: relatório de atendimentos realizados no período, origem dos chamados, utilização de materiais e outros.

Entendeu melhor como a Exati pode atuar no projeto de Iluminação Pública?

No blog post de hoje mostramos como a Exati ajuda nos projetos de IP, atuando em diversas verticais, como: obras de modernização, cadastramento de pontos, recebimentos de chamados e relatórios. 

Se você ficou interessado e quer ter a Exati como parceira nos seus projetos, o que acha de conversar com nossos especialistas? É simples e rápido, é só clicar aqui!