Um dos assuntos que temos falado sempre no nosso blog é sobre o investimento em projeto de iluminação pública e como as cidades podem ser otimizadas com o uso de um software de gestão. 

Aqui, nós explicamos o porquê adotar um sistema como este é  ideal para o gerenciamento operacional dos parques de IP, ressaltando alguns motivos, como: facilidade na identificação de pontos, maior eficiência energética e otimização de processos internos e externos. 

Continue a leitura para saber mais sobre a temática!

O que é iluminação pública?

De forma clara e objetiva, a iluminação pública nada mais é do que um sistema com pontos de luz que concede a iluminação nas cidades.

Considerada um serviço básico, a iluminação pública é responsabilidade do poder público por oferecer e garantir as melhores condições de qualidade no que diz respeito à iluminação dos espaços públicos no período noturno.

Contudo, a iluminação pública passou por diversas transformações ao decorrer dos anos. Atualmente, os projetos vão além do simples fato de iluminar. O serviço passou a exigir protocolos e normas técnicas que potencializam a luminosidade e visibilidade no meio urbano. 

Por esse motivo, quanto maior a qualidade dos pontos de iluminação, como as lâmpadas LED, maior é o nível de segurança dos municípios e o bem-estar da população.

Como funciona a iluminação pública?

Como falamos anteriormente, a prestação de serviços públicos de iluminação pública é de competência da gestão municipal, conforme os artigos 30 e 149-A da Constituição Federal.

Isso quer dizer que é dever dos municípios organizar e prestar diretamente ou sob regime de concessão ou permissão o projeto de iluminação pública. 

Neste caso, envolve-se a manutenção, instalação e substituição de lâmpadas e outros equipamentos que complementam a infraestrutura de iluminação pública. 

Além disso, com apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), cidades de todo país e de diferentes portes estão investindo na modernização, eficiência, expansão, operação e manutenção dos parques de IP através das parcerias público-privada (PPP).

Dessa forma, os serviços e obras que antes a administração pública não conseguia concretizar sozinha, hoje com a iniciativa privada, os projetos estão sendo executados com efetividade e economia em todas as etapas operacionais.

Além disso, o modelo de gestão das PPPs, viabiliza um cenário repleto de inovações como a substituição de lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio, por lâmpadas de LED e outras tecnologias de ponta, que impulsionam a iluminação pública inteligente.

O que é iluminação pública inteligente?

Muito mais do que uma simples troca de luminárias, um projeto de iluminação pública inteligente está diretamente relacionado ao conceito de smart cities que fomenta a inovação nos centros urbanos.

Em outras palavras, a iluminação pública inteligente atua de forma estratégica no desenvolvimento das cidades – contribuindo com uma série de benefícios que impactam não só a população, mas também, a gestão pública.

Na prática, sensores são implementados em postes de iluminação para captar o tráfego nas vias públicas de forma remota e em tempo real – abrindo caminho para outras tecnologias de Internet das Coisas.

Além disso, é possível controlar a intensidade da luz, ajustando a iluminação conforme o necessário, monitorar o consumo de energia para maior eficiência energética e obter informações precisas de cada ponto de luz, identificando quando uma lâmpada deve ser substituída, por exemplo. 

No contexto urbano, a iluminação pública inteligente é vantajosa para diversos aspectos no desenvolvimento econômico, social e ambiental – tornando as cidades mais sustentáveis e conectadas.

5 vantagens do sistema da Exati

Mais do que inteligente, a prestação do serviço de iluminação pública é altamente eficaz com a implementação de softwares de gestão especializados no setor.

Tendo isso em vista, vamos mostrar o porque a Exati é a melhor tecnologia para efetivar projetos de iluminação pública em todo o país.

1. Tenha controle das obras de modernização dos parques de IP

Antes mesmo de falar sobre o atendimento de chamados e cadastramento de ativos, nós entendemos que as obras de modernização em um projeto de Iluminação Pública são essenciais. 

Por isso, possuímos um módulo que possibilita observar exatamente quantas obras estão em aberto, quais irão iniciar e suas datas. 

Ainda, você pode consultar obras que já foram executadas e seus históricos para estimar os novos orçamentos. 

Por fim, falando em controle de materiais, o sistema da Exati permite saber exatamente quanto e qual material irá sair em dias específicos. 

É também possível separar os materiais dos clientes dos seus. Porém, caso eles se misturem, o sistema mostra exatamente quanto do seu material foi utilizado. 

O sistema, após concluir a obra de modernização, atualiza todos os pontos envolvidos nela, não necessitando mais da atualização manual dos pontos.

2. Cadastre e mapeie ativos em qualquer dispositivo

O sistema da Exati permite que você cadastre os pontos de IP de forma simples, via aplicativo. Além disso, ele pode ser totalmente personalizado, adicionando quaisquer campos com as características do ativo.

A nossa metodologia de cadastro funciona da seguinte forma: a sua equipe vai a campo e registra apenas dados essenciais e fotografias. Posteriormente, o cadastro é concluído internamente através da análise das fotos. 

No método tradicional o cadastro é feito todo em campo. Com o sistema da Exati, portanto, você consegue utilizar ambas.

É também importante ressaltar que o cadastro é feito online ou offline. Caso não haja rede disponível, logo após a equipe receber sinal de internet, os dados dos pontos são enviados automaticamente. 

Além disso, o cadastro nunca é perdido com o sistema da Exati, uma vez que ele é sempre atualizado quando uma obra de modernização, ampliação ou manutenção é feita.

3. Receba chamados de diversas fontes e os centralize 

Quando falamos em Iluminação Pública, os chamados de manutenção e reparo podem ter origem em diversas fontes quando você conta com o sistema da Exati, como: 

  • Site;
  • Aplicativo Cidade Iluminada;
  • Telegestão;
  • Call center do cliente – treinado por nós, se necessário;
  • Nossa própria estrutura de call center;
  • Integração com o site da prefeitura;

Porém, independentemente do número de fontes, você pode centralizar os chamados no nosso sistema. Dessa maneira, sua gestão fica mais otimizada e organizada. 

Além disso, os chamados são todos processados e, se necessário, agrupados, uma vez que o sistema avalia se foi aberto mais de um chamado para um mesmo ponto ou endereço, os associando a uma mesma ocorrência. 

Outra funcionalidade incrível do nosso software e super útil para um projeto de Iluminação Pública é que ele cria ordens de serviço com base nas características das equipes. 

Por exemplo, se a equipe possui um caminhão que atende pontos de até 10 metros no máximo, a ordem não será aberta se a especificação não for exatamente essa. 

Ainda, a abertura de chamado considera a região de atuação da equipe, tudo depende dos filtros utilizados.

4. Fiscalize atividades durante o atendimento 

Os atendimentos feitos em campo através do smartphone podem ser enviados em tempo real para o servidor ou acumulados no próprio celular, trabalhando até mesmo offline. 

Assim, para que haja o devido controle e o atendimento seja realizado de forma otimizada, a equipe anota em campo apenas informações essenciais, como:

Além disso, de modo a fiscalizar a equipe corretamente, a localização durante o atendimento é registrada automaticamente pelo sistema, podendo, assim, saber a distância que a equipe estava quando atendeu o ponto.

5. Controle o projeto de Iluminação Pública com relatórios completos 

Para encerrar, queremos perguntar: se você pudesse entregar informações mais consistentes sobre o projeto de Iluminação Pública, isso melhoraria a relação de confiança com a Prefeitura?

É justamente isso que os relatórios da Exati podem fazer por você e pela sua gestão. O nosso sistema compila todos os dados da sua operação de forma automática, ajudando no gerenciamento. 

Assim, com mais informações e métricas, você pode tomar ações mais assertivas para reduzir custos na operação.

Para IP, temos alguns relatórios específicos, como:

Consumo energético: permite que você visualize os pontos cadastrados e o cálculo de KW/hora considerando o tipo de lâmpada, a potência e o reator. O relatório mostra a bandeira tarifária, o tempo (em horas) de lâmpada ligada, os impostos e, ainda, calcula quanto a cidade pagaria de fatura de energia daquele mês. 

Pontos luminosos: exibe uma relação de como está exposto o patrimônio da sua cidade. Ele mostra quantas lâmpadas por tipo são utilizadas, os tipos de reatores e até mesmo altura de poste. 

Além disso, disponibilizamos outros documentos, como: relatório de atendimentos realizados no período, origem dos chamados, utilização de materiais e outros.

Entendeu melhor como a Exati pode atuar no projeto de Iluminação Pública?

No blog post de hoje mostramos como a Exati ajuda nos projetos de IP, atuando em diversas verticais, como: obras de modernização, cadastramento de pontos, recebimentos de chamados e relatórios. 

Se você ficou interessado em saber mais sobre a tecnologia da Exati, acompanhe o nosso blog para saber mais detalhes!