As políticas públicas no Brasil englobam diversos fatores para a preservação do meio ambiente. Inclusive, a coleta de resíduos urbanos apresenta papel fundamental no tratamento e no descarte de lixo no país.

Somente na última década a quantidade de resíduos sólidos urbanos descartados inadequadamente no Brasil foi de 29,4 milhões de toneladas por ano, totalizando um crescimento de 16%, segundo a Associação Brasileiras das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Mesmo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o cenário é preocupante. O Brasil atinge uma posição muito abaixo em relação a outros países com o mesmo nível de renda e de desenvolvimento. Portanto, devem ser tomadas medidas de extrema urgência.

A adoção de novas práticas de gestão de resíduos urbanos é uma das estratégias que auxiliam no cumprimento da legalidade ambiental e das normas específicas para as empresas, determinadas pela PNRS.

A conduta é aplicada em todas as empresas, das quais as mesmas devem ser  responsabilizadas pela geração e destinação final dos resíduos. 

Entretanto, a Lei Federal 12.305/2010 instituída pela PNRS, sancionou novas medidas para o controle ambiental, a logística reversa.

Por meio de sistemas que promovem a coleta, reciclagem, reuso e tratamento adequado do resíduo após o uso, é possível controlar e evitar que danos sejam causados.

Continue a leitura e saiba mais sobre a coleta de resíduos urbanos no país.

Como ter controle na coleta de resíduos urbanos?

Através de órgãos municipais como, a Secretaria de Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, a coleta de resíduos urbanos é responsabilidade do Estado em cooperação com a população.

Por outro lado, é comum que gestores públicos contratem empresas para a prestação do serviço de coleta de lixo, por meio de gestões integradas.

Para garantir eficiência e controle absoluto durante o gerenciamento de resíduos, as empresas devem respeitar e assegurar as normas de cada região, além de estarem devidamente regulamentadas com o licenciamento ambiental.

Com o crescimento de empresas terceirizadas, a quantidade de resíduos coletados no país cresceu 24% e atingiu uma cobertura de 92%.

Conforme o levantamento da Abrelpe, dez estados brasileiros estão com a cobertura de coleta acima da média nacional, de 90%.

A tecnologia a favor do meio ambiente

Para cumprir as leis vigentes e aplicáveis na coleta de resíduos urbanos, novas técnicas são incorporadas por governos e organizações a fim de promover menor impacto ambiental.

Baseado nas propostas do Plano de Resíduos Sólidos, a gravimetria de resíduos calcula os percentuais de cada resíduo em relação ao peso total da amostra coletada e analisada.

Dessa forma, o estudo gravimétrico implica na identificação e qualificação dos resíduos, possibilitando prever as condições e proposições para o seu destino final.

Conforme o panorama de gravimetria e de tecnologia avançada, os veículos de coleta são um dos principais impactados com o aumento na capacidade e funcionalidade.

Com o processo de automatização, o sistema de coleta de resíduos é controlado e monitorado para receber e manejar adequadamente os componentes. Visto que, muitos apresentam riscos à saúde e ao meio ambiente.

Além disso, quando o assunto é coleta seletiva, o processo tecnológico vem sendo otimizado por meio de inteligência artificial

 A implementação tecnológica de lixeiras inteligentes, permitem que o material descartado seja reconhecido por sensores, sons e imagens. 

Diante da inovação, a própria lixeira detecta o volume, o odor e qual é o descarte adequado para cada resíduo. Só em Nova York, houve uma melhora na coleta de 50% a 80%, além da redução de custos e de emissão de gases de efeito estufa.

Contudo, é imprescindível que a viabilidade técnica e ambiental sejam comprovadas para todo e qualquer tipo de tecnologia no setor de coleta de resíduos urbanos.

A gestão de resíduos urbanos da Plataforma Exati

Com a Plataforma Exati, o gerenciamento de resíduos urbanos é feito de maneira eficiente, otimizada e produtiva. Mas com isso acontece na prática?

Agora pouco falamos sobre o desenvolvimento de tecnologias nos veículos de coletas de resíduos. Pois bem, o Software de Gestão de Resíduos da Exati é um exemplo clássico de como essa inteligência contribui positivamente para as cidades e, sobretudo, à natureza.

Diante de tantas vantagens como o cadastramento georreferenciado de lixeiras, monitoramento e rotas otimizadas, o destaque é a medição do peso e da capacidade do veículo em relação aos resíduos.

De forma prática e inteligente, o software calcula o peso e o volume dos resíduos a cada coleta. Conforme a quantidade elevada, o próprio sistema define uma nova rota para a descarga dos resíduos.

Dessa forma, é possível controlar todo o processo e atender as demandas, visando por ações estratégicas, sustentáveis e econômicas. 

Ficou interessado em saber mais sobre o Sistema de Gestão de Resíduos da Exati?  Clique aqui e tenha uma boa leitura!