Recentemente, a cidade de Salto passou por transformações significativas e, agora, já pode ser considerada uma Smart City.

Esse modelo de cidade e todas as novas possibilidades que a tecnologia podem oferecer à população estão cada vez mais presente no mundo todo, inclusive no Brasil.

Idealmente, uma cidade inteligente nasce durante a fase de seu planejamento, como a famosa Songdo, na Coréia do Sul. 

De acordo com o jornal The Guardian, a cidade pode ser considerada a primeira Smart City do mundo, já que foi desenhada para ser altamente inteligente e funcional para seus moradores.

Mas hoje até mesmo as cidades mais antigas podem passar por mudanças significativas e  integrar o grupo das Smart Cities. Tudo isso graças à um sistema inteligente.

Continue a leitura e veja o exemplo de uma cidade brasileira recentemente transformada por meio dos sistema inteligente Exati: a cidade de Salto!

Um Salto para o futuro

As cidades modernas, apesar de terem evoluído em diversos aspectos, ainda possuem problemas de infraestrutura e demais verticais que nem sempre são resolvidos sem que as prefeituras municipais estabeleçam as chamadas parcerias público privadas (PPPs).

Os números por esse tipo de prestação de serviço crescem ano após ano e os resultados são os mais diversos, tanto para as gestões quanto para a população.

Serviços públicos de qualidade fazem parte dos resultados de uma grande parceria estabelecida entre a Exati Tecnologia e a Corpus na cidade de Salto, localizada no estado de São Paulo.

Também conhecida como Corpus Saneamento e Obras (CSO), a empresa realiza a prestação de serviços essenciais para o bem estar da cidade como, por exemplo, coleta e destinação correta de resíduos, zeladoria urbana e gestão de áreas verdes.

Veja agora como o sistema da Exati foi aplicado às necessidades da cidade.

Grandes desafios na cidade de Salto

Tomar conta de diversos serviços de uma cidades não é uma tarefa fácil.

É por isso que a Exati trabalha constantemente para desenvolver tecnologias capazes de simplificar processos e melhorar a vida urbana.

Uma das maiores dificuldade apontadas pela CSO durante a fase de análise cenário foram a centralização da comunicação em um só canal e a arquivação dos documentos preenchidos manualmente. 

O trabalho dos colaboradores da CSO exige que uma série de documentos sejam preenchidos, sobretudo pela realização de vistorias no recolhimento de resíduos comuns e de saúde, varrição das ruas e horário de entrada e saída de caminhões da garagem. 

Por conta da intensa manipulação os documentos sofriam rasuras ou, até mesmo, eram perdidos durante o expediente. Os serviços de coleta também não apresentavam o desempenho desejado.

Problemas com as rotas dos trabalhadores geravam deslocamentos desnecessários, atrasando o fluxo das operações diárias e consumindo mais combustível.

Resultados significativos para a gestão urbana

A melhoria nos processos possibilitou uma maior transparência dos serviços prestados na cidade de Salto, uma vez que os gestores passaram a ter a possibilidade de acompanhar tudo o que está sendo feito, em todas as áreas e em tempo real.

Com o aplicativo da Exati todas as rotas de realização do serviços eram traçadas antes mesmo do caminhão sair da garagem. Isso garante uma checagem dos pontos em que é realmente necessário realizar.

De modo geral, o sistema inteligente da Exati permitiu que as equipes da Corpus realizassem o trabalho de forma rápida, simplificada e segura, com qualidade no atendimento à população. 

Quer saber mais sobre a parceria?

A parceria tornou o atendimento mais eficiente e contribuiu para que Salto fosse destaque nacional nas áreas de gestão de arborização e resíduos urbanos!

Em 2019, a cidade foi considerada a 79ª mais inteligente do Brasil no ranking Connected Smart Cities, que é produzido anualmente pela Urban Systems. 

Segundo o mesmo ranking, na parte de “Urbanismo” Salto ocupa a 14ª colocação de mais inteligente e a 69ª posição na categoria de “Meio Ambiente”.

Assista o vídeo da parceria entre Exati e Corpus para tornar Salto uma cidade inteligente!