About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

ISO 37122 para cidades inteligentes: quais são os indicadores para essa resolução?
Tecnologia, Cidades Inteligentes

ISO 37122 para cidades inteligentes: quais são os indicadores para essa resolução? 

Surgindo como um braço da anterior ISO 37120, a norma define os conceitos que tornam uma cidade inteligente, ou Smart City. 

A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) e as Smart Cities se relacionam em diversas maneiras. Os indicadores de cidades inteligentes como a energia, meio ambiente, meios de transporte, consumos de recursos e consumo de água podem ser medidos, comparados e analisados a partir da tecnologia da IoT.

O crescimento contínuo da população em todo o mundo exige que as cidades desenvolvam soluções como resposta às necessidades sociais. Por essa maneira, as cidades inteligentes utilizam de meios tecnológicos para otimizar a entrega dos serviços  públicos e melhorar a qualidade de vida da população.

ISO 37120

A ISO 37122 surge a partir da ISO 37120, uma norma técnica com indicadores de sustentabilidade. 

Considerado como complemento à ISO 37120, a ISO 37122 para cidades inteligentes define os conceitos que tornam uma cidade mais avançada, ou como o nome já diz: smart city.

A ISO foi desenvolvida para que as cidades possam avaliar e medirem seu progresso em direção à inteligência e à sustentabilidade, por meio de um conjunto de indicadores específicos.

Através desses indicadores, é possível identificar lacunas e oportunidades de melhorias e tomar decisões para o desenvolvimento de sua infraestrutura e serviços.

Ficou curioso para entender mais sobre a ISO 37122 para cidades inteligentes? Continue a leitura!

O que é a ISO 37122 para cidades inteligentes?

A ISO 37122 para cidades inteligentes é uma norma internacional que desempenha um papel crucial para a implementação de serviços com o uso de tecnologias inteligentes na gestão das cidades

Em outras palavras, a norma e todos os seus indicadores são fundamentais para monitorar o progresso do uso da tecnologia e o desenvolvimento do município como um todo.

Nesse contexto, o documento apresenta indicadores que direcionam a aplicação de sistemas de gestão urbana, políticas públicas, programas e outras iniciativas voltadas para smart cities

E para isso, é necessário cumprir requisitos que:

  • Respondam a desafios como as mudanças climáticas, o rápido crescimento populacional e a instabilidade política e econômica;
  • Utilizam informações de dados e tecnologias modernas para oferecer melhores serviços e qualidade de vida para aqueles que estão na cidade;
  • Proporcionem um melhor ambiente de vida;
  • Alcancem os seus objetivos ambientais e de sustentabilidade de forma mais inovadora.

Como surgiu a ISO 37122 para cidades inteligentes?

A ISO 37122 para cidades inteligentes surgiu a partir da ISO 37120 – uma norma técnica voltada para indicadores de sustentabilidade. Ela foi publicada em janeiro de 2017 e aborda desde dados ambientais quanto questões sociais, econômicas e serviços urbanos. 

ISO 37120 para projetos socioambientais

Você acredita que a NBR 37120 surgiu por meio de uma necessidade acadêmica?

Isso mesmo! A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo foi responsável por coordenar a CEE-268 e a comissão por adequar a ISO 37120 ao território brasileiro.

Para isso, foi necessário aprofundar uma série de pesquisas sobre o uso da norma em outros países ㅡ e assim foram identificados mais de 150 sistemas de medição, desenvolvidos e adotados por nações como os Estados Unidos, França, África do Sul, Inglaterra, Austrália e até mesmo outros sistemas no Brasil. 

O grupo precisou realizar uma avaliação a nível técnico-científico de todo o documento para conseguir adequar ele a uma norma NBR ISO. 

Por esse motivo, a ISO 37120 é o passo inicial para a criação de sistemas de certificação. Ou seja, é uma ferramenta básica, que sintetiza tudo o que já existe de conhecimento dessas certificações. 

Por fim, a principal contribuição da ISO 37120 é oferecer indicadores de sustentabilidade para cidades interessadas, para que os prefeitos possam avaliar o quão sua cidade é viável do ponto de vista ambiental.

ISO 37122 para cidades inteligentes

Em maio de 2019, foi apresentada uma nova ISO com o objetivo de medir a inteligência das cidades, permitindo comparações entre municípios e até mesmo países. 

Dessa forma, a ISO 37122 para cidades inteligentes engloba uma série de critérios que avaliam como as cidades estão se aproximando dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Com a população urbana mundial ultrapassando 8 bilhões de pessoas em 2023 ㅡ segundo dados da ONU, a gestão sustentável é de extrema importância e a adaptação dos municípios a conceitos pré-estabelecidos se faz cada vez mais necessário. 

E para a Organização Internacional de Normalização, é impossível que essas mudanças sejam feitas sem que haja a medição dos conceitos citados anteriormente. 

Confira como é feito esse processo na prática:

Como funciona a ISO 37122 para cidades inteligentes?

Como mencionado acima, a NBR 37122 para cidades inteligentes permite por meio dos indicadores, medir e avaliar as performances em áreas de eficiência de serviços municipais ou a qualidade de vida que a cidade oferece aos cidadãos.

É com a análise desses resultados que se faz a possibilidade de comparação com outras cidades e, a partir disso, são encontradas soluções inovadoras para problemas específicos

Implementar a ISO 37122 para cidades inteligentes é uma forma de impulsionar os municípios a se tornarem inteligentes e também, para que possam responder aos desafios de crescimento populacional e as alterações climáticas de forma mais eficaz em relação ao que é feito atualmente.

E claro, que a tecnologia também tem o seu papel para essa solução. Confira abaixo como isso é possível!

O que a ISO 37122 para cidades inteligentes tem a ver com a Internet das Coisas?

Esse termo, que está se popularizando cada vez mais, se refere à uma rede de objetos físicos interconectados que podem coletar e trocar dados.

Esses objetos podem ser de qualquer natureza, desde dispositivos domésticos inteligentes até máquinas industriais. Ou seja, é uma tecnologia completa independente do meio ou forma que será utilizado.

Na prática, a Internet das Coisas pode ser aplicada para medir pontos necessários e atender os indicadores que a ISO 37122 para cidades inteligentes exige

Por isso, de acordo com um relatório da McKinsey & Company, até 2025, 70% das cidades do mundo terão adotado pelo menos uma solução de IoT.

Conheça os indicadores específicos em que a IoT pode ser usada para medições estabelecidas pela ISO 37122 para cidades inteligentes:

Meio ambiente e mudanças climáticas

De  acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição no ar é responsável por cerca de 7 milhões de mortes prematuras a cada ano.

Para amenizar e até mesmo reverter esse cenário, é possível contar com os dispositivos IoT e os indicadores da ISO 37122 para cidades inteligentes para isso. Mas como?

Com o uso de sensores modernos e tecnológicos, os dispositivos são capazes de medir partículas de monóxido de carbono, ozônio, dióxido de hidrogênio e dióxido de enxofre

Conforme o nível de modernidade da máquina para fazer essa medição, o custo tende a ser mais baixo em diversos sentidos, inclusive, na diminuição do consumo de energia elétrica.

Entretanto, as versões mais avançadas da tecnologia de IoT já estão sendo operadas por energia solar e podem até ser usadas debaixo d’água.

Monitoramento da qualidade do ar interna de edifícios

Segundo a ISO 31722 para cidades inteligentes, a qualidade do ar em edifícios e espaços ocupados por humanos é um dos indicadores a serem analisados.

A temperatura, umidade e até mesmo a quantidade de ozônio no ar podem ser monitoradas em tempo real por meio de dispositivos que realizam a medição de forma padronizada, independente do local avaliado.

Dessa forma, ambientes como edifícios públicos, escolas, hospitais e locais de trabalhos tem a qualidade do ar interno monitorada e corrigida, uma vez que o bem-estar dos ocupantes nesses locais é de extrema importância.

Gestão da iluminação pública

A gestão da iluminação pública é sem dúvidas, é um grande desafio para a gestão municipal, pois envolve a manutenção de uma grande infraestrutura distribuída por toda a cidade. Nesse caso, a conexão entre softwares e dispositivos IoT pode ser a solução!

Softwares como o da Exati são projetados para controlar e gerenciar de maneira centralizada as operações de iluminação em uma cidade. 

Além disso, um sistema de telegestão complementa essa solução. Uma vez que a tecnologia possibilita o monitoramento e controle remoto dos pontos de luz através de sensores e conectividade online.

E claro que as duas tecnologias quando integradas, resultam em uma gestão de iluminação pública mais eficiente. Na prática, isso significa que:

É possível ajustar a intensidade da iluminação conforme as condições ambientais e a demanda, sem a necessidade de deslocar equipes para cada ponto de luz. E ainda, os indicadores de funcionamento e qualidade podem ser obtidos por meio dessa integração em tempo real.

Gestão de resíduos sólidos 

De acordo com a ISO 37122 para cidades inteligentes, é preciso que os sistemas de gestão de resíduos sólidos sejam projetados para minimizar o impacto ambiental e melhorar a eficiência operacional dos profissionais de limpeza urbana

Além disso, a norma também exige que os sistemas sejam capazes de coletar e analisar dados sobre a geração, coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos.

Dessa forma, os dispositivos de telemetria cujo objetivo é coletar e transmitir dados remotamente e podem ser utilizados em informações como: localização dos caminhões de coleta, o trânsito, as obras em andamento e o volume de resíduos em lixeiras

Com o controle e gestão de dados, é possível tomar decisões mais assertivas para otimizar processos de coleta. Dessa forma, evita-se que os resíduos fiquem mais tempo nas ruas e as ocorrências sejam atendidas antes do prazo.

Mobilidade urbana

Um dos indicadores da ISO 37122 para cidades inteligentes envolve a mobilidade urbana. 

E uma das soluções mais avançadas para cumprir os requisitos são os sistemas de transporte inteligentes.

Isso porque a ISO 37122 para cidades inteligentes exige que os dispositivos sejam projetados para melhorar a eficiência, a segurança e a sustentabilidade dos transportes. 

Por exemplo: um sistema de vagas inteligentes disponibiliza o status em tempo real das vagas livres para estacionamento.

Dessa forma, é possível garantir ao usuário previamente o local em que irá ou não estacionar, o que diminui o tempo e o gasto de combustíveis.

Controle e gerenciamento hídrico

A gestão hídrica é outro indicador da ISO 37122 para cidades inteligentes.

Trata-se de indicadores e requisitos para a implementação de dispositivos de água inteligentes, abrangendo todas as fases do ciclo, desde o planejamento até a operação.

Em outras palavras, o sistema hídrico inteligente é um dispositivo para controlar os níveis de pH da água e a pressão da água residual nos sistemas de cano de toda a cidade.

Esse monitoramento faz com que seja possível identificar possíveis problemas, como irregularidades no cano e falhas na distribuição de água.

Dessa forma, evita-se o vazamento de água por horas e impede desperdícios de recursos e danos ao meio ambiente.

Conclusão

Percebeu que, para que as cidades sejam ainda mais inteligentes, é importante que haja a presença de normas que regulamentem os indicadores essenciais?

E é isso que a ISO 37122 para as cidades inteligentes faz!

Foi bom ter você aqui. Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades da ISO 37122 para cidades inteligentes!

Related posts

Deixe um comentário

Required fields are marked *