About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

3 cidades sustentáveis preparadas para o futuro
Cidades Inteligentes

3 cidades sustentáveis preparadas para o futuro 

A preocupação com o futuro das cidades é recorrente entre pesquisadores e gestores públicos, sobretudo aqueles que visam os avanços no planejamento urbano e especialmente, no desenvolvimento de cidades sustentáveis. 

Isso se justifica porque, há certo tempo, diversas cidades que adotaram o conceito de inovação eram administradas com o auxílio de uma série de tecnologias, mas que não eram necessariamente ecológicas

Assim, o desenvolvimento sustentável tornou-se tema essencial para qualquer gestão. Um claro exemplo dessa necessidade foi o salto populacional descontrolado (chamado de urbanização não planejada) no século XX em cidades de todo o mundo, que subiu de 500 mil para 4 bilhões de habitantes.

Diante do crescimento exponencial nos centros urbanos, a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que 70% da população mundial estará inserida em áreas urbanas até 2050.

Além disso, a World Resources Institute Brasil (WRI) aponta quatro megatendências que impactarão as cidades nos próximos anos: alterações demográficas; revolução tecnológica; pressão pela descarbonização e o crescimento do risco climático

Transformações como essas tornam ainda mais importante o desenvolvimento de cidades sustentáveis. Portanto, para saber mais sobre a temática, continue acompanhando!

Quais são as cidades mais sustentáveis do mundo?

Em ritmo acelerado, as revoluções tecnológicas voltadas à gestão pública estão cada vez mais evidentes ao impactar a vida da população, seja sanando necessidades antigas ou criando soluções específicas para a realidade de cada município. 

Como você viu anteriormente, o futuro das cidades sustentáveis exige grandes mudanças. Por exemplo, a construção de políticas públicas para o desenvolvimento urbano sustentável, investimento em infraestrutura social de qualidade e soluções condizentes ao Plano Diretor local.

No entanto, existem cidades pelo mundo que já estão mais preparadas para esse novo cenário e podem servir de inspiração para aquelas que ainda estão estruturando um modelo concreto e eficiente.

Confira abaixo quais são as cidades sustentáveis e preparadas para o futuro, de acordo com a pesquisa realizada pela EasyPark Group.

1. Copenhague – Dinamarca

Considerada uma das cidades mais verdes do mundo, Copenhague é um exemplo de sustentabilidade e qualidade de vida. 

Durante a COP 26, o embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz, afirmou que a capital irá fornecer pelo menos 500 milhões de dólares por ano até 2023 em financiamentos climáticos.

Em virtude dessas ações, Copenhague hoje é uma cidade sustentável pelos seguintes critérios:

  • Mais de 400 km de ciclovias que interligam a capital à outros municípios;
  • 50% da população utiliza as bicicletas como meio de transporte – uma mudança drástica na cultura e na mobilidade da cidade;
  • Possui leis que obrigam certos edifícios adotarem telhados verdes para absorverem até 80% da água da chuva por ano;
  • Plano de arborização frutífera pela cidade;
  • Um dos maiores parques eólicos situados no mar;
  • O Plano de Mudança Climática de Copenhague planeja que até 2025 a cidade não emita gás carbônico.
2. Singapura – Sudeste Asiático

A cidade evoluiu assim como a tecnologia e as técnicas de desenvolvimento urbano sustentável. Segundo o estudo feito pela Economist Intelligence Unit (EIU), Singapura é a cidade com maior índice de sustentabilidade da Ásia

Isso porque o planejamento sustentável é baseado em três pilares principais: redução de emissão de carbono, gerenciamento sustentável da água e planejamento de transporte para a mobilidade. 

  • Multas como método de controle social para as campanhas de limpeza e sustentabilidade;
  • Investimento em edifícios verdes com o certificado Green Mark;
  • Gerenciamento de águas através as ações de reuso, captação e dessalinização;
  • A rede de transporte público é uma das mais econômicas do mundo;
  • Incentivo constante do uso de bicicletas;
  • Projetos arquitetônicos sustentáveis estruturados para testes;
3. Estocolmo – Suécia

Apontada no ranking das cidades inteligentes, Estocolmo é a capital europeia que mais cresce segundo a EuroNews.

No que diz respeito às inovações nas áreas do meio ambiente, tecnologia e qualidade de vida, a cidade tem como foco a sustentabilidade e consciência ecológica – bem como a mobilidade e os espaços públicos. 

  • Bairros funcionam como laboratórios para ensaiar e testar o futuro da cidade;
  • Ônibus e trens urbanos são movidos à combustíveis limpos;
  • Cerca de 52% da energia é proveniente de fontes renováveis;
  • Os resíduos vão diretamente para uma tubulação e são transportados, a vácuo, para plantas industriais onde são transformados em energia;
  • Proteção do meio ambiente é disciplina prioritária nas escolas públicas locais;
  • A capital pretende ter um balanço de carbono positivo até 2040.

E no Brasil, existem cidades sustentáveis?

Desenvolver cidades resilientes, inclusivas e sustentáveis tem sido um debate entre os gestores públicos em virtude dos investimentos de capacitação para municípios brasileiros em desenvolvimento sustentável

Dessa forma, o Ministério das Cidades lançou uma parceria com o Governo da Alemanha, em apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (Andus). 

O objetivo é implementar estratégias de desenvolvimento e gestão urbana que proponham uma maneira diferente e ecológica ao planejar uma cidade. A expectativa é avançar projetos de ações sociais, econômicas e ambientais – sobretudo, na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. 

De acordo com o ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, os 770 municípios brasileiros são classificados pela pontuação geral que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). 

A pontuação varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento das ODS.

De acordo com o resultado, as dez cidades mais sustentáveis encontram-se no estado de São Paulo. Em primeiro lugar, Morungaba (73,40 pontos); seguido por Pedreira (72,77 pontos) e Jumirim (72,55 pontos).

Em contrapartida, as capitais em destaque estão Curitiba (66,03 pontos – 30ª posição); São Paulo (64,86 pontos – 48ª posição) e Florianópolis (64,15 pontos – 56ª posição).

O que você achou deste conteúdo?

De fato, uma cidade bem preparada e planejada para o futuro pode se referir a uma cidade inteligente. 

Em todo o mundo, diversas cidades têm atuado de forma positiva para a implementação de políticas públicas, além de estruturar e impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável a outros locais. É mais que uma tendência, é uma necessidade.

Ficou interessado em saber mais sobre as cidades sustentáveis? Acesse aqui e boa leitura!

Related posts

Deixe um comentário

Required fields are marked *