A preocupação com o futuro das cidades é recorrente entre pesquisadores e gestores públicos, sobretudo aqueles que visam os avanços no planejamento urbano e especialmente, no desenvolvimento de cidades sustentáveis. 

Isso se justifica porque, há certo tempo, diversas cidades que adotaram o conceito de inovação eram administradas com o auxílio de uma série de tecnologias, mas que não eram necessariamente ecológicas

Assim, o desenvolvimento sustentável tornou-se tema essencial para qualquer gestão. Um claro exemplo dessa necessidade foi o salto populacional descontrolado (chamado de urbanização não planejada) no século XX em cidades de todo o mundo, que subiu de 500 mil para 4 bilhões de habitantes.

Diante do crescimento exponencial nos centros urbanos, a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que 70% da população mundial estará inserida em áreas urbanas até 2050.

Além disso, a World Resources Institute Brasil (WRI) aponta quatro megatendências que impactarão as cidades nos próximos anos: alterações demográficas; revolução tecnológica; pressão pela descarbonização e o crescimento do risco climático

Transformações como essas tornam ainda mais importante o desenvolvimento de cidades sustentáveis. Portanto, para saber mais sobre a temática, continue acompanhando!

Quais são as cidades mais sustentáveis do mundo?

Em ritmo acelerado, as revoluções tecnológicas voltadas à gestão pública estão cada vez mais evidentes ao impactar a vida da população, seja sanando necessidades antigas ou criando soluções específicas para a realidade de cada município. 

Como você viu anteriormente, o futuro das cidades sustentáveis exige grandes mudanças. Por exemplo, a construção de políticas públicas para o desenvolvimento urbano sustentável, investimento em infraestrutura social de qualidade e soluções condizentes ao Plano Diretor local.

No entanto, existem cidades pelo mundo que já estão mais preparadas para esse novo cenário e podem servir de inspiração para aquelas que ainda estão estruturando um modelo concreto e eficiente.

Confira abaixo quais são as cidades sustentáveis e preparadas para o futuro, de acordo com a pesquisa realizada pela EasyPark Group.

1. Copenhague – Dinamarca

Considerada uma das cidades mais verdes do mundo, Copenhague é um exemplo de sustentabilidade e qualidade de vida. 

Durante a COP 26, o embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz, afirmou que a capital irá fornecer pelo menos 500 milhões de dólares por ano até 2023 em financiamentos climáticos.

Em virtude dessas ações, Copenhague hoje é uma cidade sustentável pelos seguintes critérios:

  • Mais de 400 km de ciclovias que interligam a capital à outros municípios;
  • 50% da população utiliza as bicicletas como meio de transporte – uma mudança drástica na cultura e na mobilidade da cidade;
  • Possui leis que obrigam certos edifícios adotarem telhados verdes para absorverem até 80% da água da chuva por ano;
  • Plano de arborização frutífera pela cidade;
  • Um dos maiores parques eólicos situados no mar;
  • O Plano de Mudança Climática de Copenhague planeja que até 2025 a cidade não emita gás carbônico.
2. Singapura – Sudeste Asiático

A cidade evoluiu assim como a tecnologia e as técnicas de desenvolvimento urbano sustentável. Segundo o estudo feito pela Economist Intelligence Unit (EIU), Singapura é a cidade com maior índice de sustentabilidade da Ásia

Isso porque o planejamento sustentável é baseado em três pilares principais: redução de emissão de carbono, gerenciamento sustentável da água e planejamento de transporte para a mobilidade. 

  • Multas como método de controle social para as campanhas de limpeza e sustentabilidade;
  • Investimento em edifícios verdes com o certificado Green Mark;
  • Gerenciamento de águas através as ações de reuso, captação e dessalinização;
  • A rede de transporte público é uma das mais econômicas do mundo;
  • Incentivo constante do uso de bicicletas;
  • Projetos arquitetônicos sustentáveis estruturados para testes;
3. Estocolmo – Suécia

Apontada no ranking das cidades inteligentes, Estocolmo é a capital europeia que mais cresce segundo a EuroNews.

No que diz respeito às inovações nas áreas do meio ambiente, tecnologia e qualidade de vida, a cidade tem como foco a sustentabilidade e consciência ecológica – bem como a mobilidade e os espaços públicos. 

  • Bairros funcionam como laboratórios para ensaiar e testar o futuro da cidade;
  • Ônibus e trens urbanos são movidos à combustíveis limpos;
  • Cerca de 52% da energia é proveniente de fontes renováveis;
  • Os resíduos vão diretamente para uma tubulação e são transportados, a vácuo, para plantas industriais onde são transformados em energia;
  • Proteção do meio ambiente é disciplina prioritária nas escolas públicas locais;
  • A capital pretende ter um balanço de carbono positivo até 2040.

E no Brasil, existem cidades sustentáveis?

Desenvolver cidades resilientes, inclusivas e sustentáveis tem sido um debate entre os gestores públicos em virtude dos investimentos de capacitação para municípios brasileiros em desenvolvimento sustentável

Dessa forma, o Ministério das Cidades lançou uma parceria com o Governo da Alemanha, em apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (Andus). 

O objetivo é implementar estratégias de desenvolvimento e gestão urbana que proponham uma maneira diferente e ecológica ao planejar uma cidade. A expectativa é avançar projetos de ações sociais, econômicas e ambientais – sobretudo, na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. 

De acordo com o ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, os 770 municípios brasileiros são classificados pela pontuação geral que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). 

A pontuação varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento das ODS.

De acordo com o resultado, as dez cidades mais sustentáveis encontram-se no estado de São Paulo. Em primeiro lugar, Morungaba (73,40 pontos); seguido por Pedreira (72,77 pontos) e Jumirim (72,55 pontos).

Em contrapartida, as capitais em destaque estão Curitiba (66,03 pontos – 30ª posição); São Paulo (64,86 pontos – 48ª posição) e Florianópolis (64,15 pontos – 56ª posição).

O que você achou deste conteúdo?

De fato, uma cidade bem preparada e planejada para o futuro pode se referir a uma cidade inteligente. 

Em todo o mundo, diversas cidades têm atuado de forma positiva para a implementação de políticas públicas, além de estruturar e impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável a outros locais. É mais que uma tendência, é uma necessidade.

Ficou interessado em saber mais sobre as cidades sustentáveis? Acesse aqui e boa leitura!