Utilizar um sistema inteligente de gestão é um dos passos fundamentais transformar cidades e melhorar a vida do cidadão.

Nesse contexto, a Exati tem desenvolvido soluções que auxiliam as gestões municipais na implementação de sistemas inteligentes, atuando em diferentes verticais.

Veja agora três principais áreas que um sistema inteligente de gestão pode atuar e como isso melhora o funcionamento de um espaço urbano.

Acompanhe a leitura!

Iluminação Pública (IP)

A iluminação de uma cidade deve ser desenhada de forma que, além de operar com eficiência energética, garanta a segurança da população que utiliza as ruas diariamente. 

É nesse sentido que muitas cidades buscam a modernização dos seus parque de iluminação, substituindo as lâmpadas de sódio e vapor metálico por lâmpadas de LED – modelo que produz mais luminosidade gastando menos energia. 

O software da Exati disponibiliza o cadastramento dos pontos de IP da cidade, de forma que toda a base de ativos é atualizada automaticamente e armazena os histórico de manutenção e modernização de cada ponto. 

Além disso, o software permite o controle de qualquer ação, como localização das equipes, destinação de material, estoque, uso de equipamentos de segurança e acesso ao histórico de equipamentos. 

Após isso, a gestão ainda tem acesso a relatórios de controle de prazos, produtividade de cada equipe, movimentações e controle de estoque, tarefas realizadas e pontos cadastrados. 

Uma funcionalidade importante do aplicativo para as equipes em campo é que ele pode ser utilizado offline, permitindo que as equipe registrem todos os dados referentes à operação.

Uma das cidades que utiliza esse modelo de gestão é Santos (SP). Após modernizar seu parque de iluminação com o sistema inteligente de gestão da Exati, obteve-se uma redução de 75% no volume de reparos.

– Temos um conteúdo especial que explica o case de Santos. Confira clicando aqui!

Arborização e Manutenção Preventiva 

A gestão de áreas verdes e arborizadas também é um dos elementos que transforma uma cidade comum em Smart City.

O sistema da Exati traz funcionalidades essenciais para a gestão eficiente da arborização urbana, como cadastramento de árvores, atendimento de chamados vindos dos cidadãos e manutenção preditiva. 

O cadastramento é feito através de QR Codes que, além de identificar todas as espécies arbóreas, armazenam diversas informações, como fotos e referências da árvore, dados do cadastrador e o número da plaqueta. 

Quando escaneados, os QR Codes abrem um site que possui duas funções principais: facilitar a abertura de chamados pela população e disponibilizar as informações a respeito da árvore.

Com relação aos chamados, a equipe pode identificar mais facilmente qual a árvore precisa de manutenção, visto a precisão que o sistema de QR Code, aliado ao GPS, oferece. 

Já o gestor consegue acompanhar toda a operação, gerenciando as equipes, demandas e o prazos de forma remota e tendo acesso a relatórios de produtividade.

Além disso, também existe a manutenção preditiva, na qual o software, por armazenar todos os dados relativos às espécies da área verde, consegue antecipar a poda de árvores, evitando os acidentes causados por quedas.  

O sistema da Exati também funciona offline na gestão de áreas de verdes, de forma que nenhum dado se perde por falta de rede e conexão. 

Telegestão 

A telegestão está diretamente relacionada a Internet das Coisas (IoT), uma tecnologia que automatiza e facilita a execução de atividades que fazem parte da infraestrutura da cidade. 

O sistema de telegestão da Exati controla de forma inteligente os serviços públicos, como iluminação, gestão de resíduos, arborização e outros. 

No primeiro caso, isso é realizado por meio de um dispositivo instalado em cada luminária pertencente ao parque de iluminação, permitindo:

  • Gerenciar o acendimento das luminárias em tempo real
  • Detectar problemas (falhas ou lâmpadas queimadas)
  • Realizar medição de tensão e corrente
  • Prever a manutenção a partir da coleta de dados realizada. 

Além disso, o sistema de telegestão também possibilita a conectividade com dispositivos externos, habilitando a Internet das Coisas na cidade. 

A IoT aplicada a telegestão também permite controlar semáforos, rastrear crianças e animais perdidos através de tags e sensores de estacionamento. 

Vamos implantar um sistema inteligente de gestão na sua cidade?

Neste material tivemos o objetivo de te mostrar que, a partir do modelo Smart City, é possível transformar a gestão das cidades. 

Seja através da iluminação pública, arborização ou telegestão, a Exati pode atuar em várias verticais nos ambientes urbanos, os otimizando e aumentando sua eficiência. 

Se interessou e quer entender como podemos atuar com um sistema inteligente de gestão na sua cidade? Fale com nossos especialistas