About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Tecnologia na gestão de resíduos: qual a importância para as cidades?
Tecnologia

Tecnologia na gestão de resíduos: qual a importância para as cidades? 

A produção e o descarte de resíduos não precisa ser um problema nos centros urbanos. Afinal, além de políticas ambientais que orientam esse processo, podemos contar com a ajuda da tecnologia na gestão de resíduos.

Essa temática continua sendo uma das pautas mais importantes no contexto urbano, uma vez que as cidades não param de crescer e, consequentemente, gerar cada vez mais resíduos

Dessa forma, o compromisso entre gestão pública, organizações e população deve ser indispensável.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre a tecnologia na gestão de resíduos e entenda o conceito, importância, leis e como o sistema da Exati pode contribuir nesse processo.

O que é gestão de resíduos?

De forma sucinta, a gestão de resíduos consiste em um conjunto de medidas, normas e diretrizes ambientais que abordam integralmente as questões decorrentes do impacto do lixo urbano, buscando novas soluções para esse desafio.

Para que o ciclo de gestão de resíduos seja altamente eficiente, são realizadas práticas e ações sustentáveis nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final dos materiais.

Além disso, a gestão de resíduos nas cidades, deve ser uma ação coordenada entre governo, setor privado, organizações da sociedade civil e população em geral com três grandes objetivos: a proteção do meio ambiente, saúde pública e o desenvolvimento sustentável.

Qual a importância da gestão de resíduos?

A gestão de resíduos é um tema cada vez mais relevante e sem dúvidas, a busca por soluções eficazes torna-se uma necessidade urgente nas cidades de diferentes países.

Quer um exemplo na prática?

As enchentes são um dos problemas mais comuns ocasionados pela má gestão de resíduos

As enchentes não apenas ocorrem com mais frequência, como também comprometem o sistema de drenagem, atraindo e favorecendo a proliferação de vetores transmissores de doenças graves.

Os dados são alarmantes: em 2023, o número de mortes causadas por leptospirose aumentou mais de 70% em comparação a 2021, sendo a água das enchentes a principal causa de contaminação, segundo dados do Ministério da Saúde.

Em contrapartida, a gestão eficiente de resíduos pode reverter esse cenário

Por meio da implementação de práticas de reciclagem, compostagem e reutilização de materiais, é possível reduzir o volume de resíduos descartados. E eu te explico como isso é possível:

Com o projeto realizado pela cooperativa Palha de Arroz, mulheres de Recife reciclaram 1 tonelada de plástico por mês e começaram a produzir 200 itens mensalmente com embalagens de detergente, shampoo e sabão líquido. 

Todos esses materiais se transformam em objetos como cestas, fruteiras e jarros, que foram destinados à venda — a renda obtida foi distribuída entre as produtoras.

Isso prova que uma gestão de resíduos eficiente é fundamental para enfrentar diversos desafios que encontramos atualmente — como as questões ambientais e de saúde pública, beneficiando a sociedade como um todo.

O que diz a lei sobre a gestão de resíduos?

Infelizmente, os impactos da má gestão de resíduos nos centros urbanos causam reflexos por centenas de anos. 

Inclusive, a ONU prevê um aumento de 350% na geração de lixo urbano até 2050, caso não ocorra uma mudança nos padrões atuais de gestão e fiscalização.

No entanto, para lidar com a intensa e constante quantidade de resíduos produzidos, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) abre portas para novas soluções.

O plano estabelece diretrizes, metas e ações específicas para o controle de diversos resíduos sólidos gerados pela sociedade. Saiba quais são eles:

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) nada mais é que um documento que define diretrizes de gerenciamento ambientalmente adequado de todos os resíduos produzidos em um determinado estabelecimento, seguindo estratégias e parâmetros de controle.

Isso quer dizer que, a elaboração e execução do PGRS é obrigatório para grandes geradores de resíduos, considerando a grande interferência na saúde pública e no meio ambiente. 

Abaixo, separamos quais são eles:

  • Geradores de resíduos de saúde;
  • Geradores de resíduos industriais;
  • Geradores de resíduos da construção civil;
  • Geradores de resíduos de mineração;
  • Geradores de resíduos perigosos;
  • Geradores de resíduos de serviços agropecuários e silviculturas;
  • Geradores de resíduos de serviços de transporte;
  • Geradores de resíduos de serviços públicos de saneamento básico.

Do mesmo modo, empreendimentos que produzem resíduos perigosos ou de volume superior ao de resíduo domiciliar devem seguir as diretrizes do PGRS.

Desafios no atual cenário brasileiro

O lixo é, de fato, um problema de graves circunstâncias no país e no mundo. Inclusive, ao longo das últimas edições do Panorama de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil, os dados apontam uma curva ascendente no aumento de RSU.

Conforme os últimos dados da Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública), em 2022, foram produzidas 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos, sendo que 29,7% tiveram destinação inadequada e apenas 4% foram reciclados.

Por outro lado, com a aprovação do Marco do Saneamento somado a novas políticas públicas, em menos de um ano, 600 lixões foram desativados no país

Além disso, as iniciativas de coleta seletiva que estavam presentes em 56,6% dos municípios em 2010, hoje atingem mais de 75,1% das cidades brasileiras.

Por esse motivo, a cobertura de coleta avançou nos últimos anos. O índice que antes era de 88%, passou para 92%.

Goiânia é uma das cidades brasileiras que se destacam com programas de coleta e reciclagem

Atualmente, os serviços estão presentes em todos os bairros e a meta para a capital é que 15% dos resíduos recicláveis sejam totalmente reaproveitados.

O ritmo de desenvolvimento segue gradativamente no Brasil. Contudo, o gerenciamento de resíduos urbanos segue impactando na preservação ambiental e na saúde pública. E, nesse caso, podemos contar com a tecnologia na gestão de resíduos!

Tecnologia na gestão de resíduos: o que pode ser feito?

Agora que você já sabe o que é, no que implica e quais são as leis, entenda qual é a importância da tecnologia na gestão de resíduos.

O crescimento de cidades no modelo smart cities torna-se cada vez mais evidente. E, combinar a tecnologia na gestão de resíduos é uma das principais alternativas para integrar uma cidade inteligente.

Isso porque a tecnologia na gestão de resíduos abrange uma ampla gama de soluções inovadoras que visam melhorar a coleta, tratamento, reciclagem e destinação final dos resíduos. 

Um exemplo clássico dessas inovações são os sistemas inteligentes de coleta e rastreamento ativados por meio de sensores, dispositivos de IoT (Internet das Coisas) e aplicativos.

Com a tecnologia na gestão de resíduos, é possível monitorar o volume de lixo depositado em contêineres e lixeiras. Esses dados são enviados em tempo real para o sistema, que analisa e otimiza as rotas de coleta — assim, as equipes são direcionadas para áreas com maior demanda.

Além disso, a tecnologia na gestão de resíduos também é importante para aplicação de sistemas avançados de triagem e separação.

Equipamentos automatizados são capazes de classificar materiais recicláveis e, consequentemente, aumentar a taxa de recuperação dos resíduos. 

As esteiras com sensores ópticos são um exemplo de tecnologia na gestão de resíduos que agiliza o processo de triagem e consegue identificar e separar conforme sua classificação  – aumentando a taxa de reciclagem e reduzindo o envio desses materiais para os aterros sanitários.

Por isso, a combinação de boas práticas com o uso da tecnologia na gestão de resíduos é essencial para sanar os desafios da urbanização e do aumento da produção de RSU, a fim de alcançar um futuro mais sustentável. 

Por que é necessário utilizar tecnologia na gestão de resíduos?

Já ficou claro que aplicar a tecnologia na gestão de resíduos é uma alternativa capaz de transformar o ambiente urbano. 

Em um mundo cada vez mais tecnológico, existem recursos para todo e qualquer modelo de gestão operacional. Saiba a seguir!

Otimização de processos

Se precisamos reverter o cenário de produção mundial de resíduos, nada melhor do que realizar a gestão de resíduos de uma forma ágil e eficaz

As tecnologias de ponta, como softwares de gestão são capazes de sanar qualquer tipo de processo manual e controlar atividades operacionais em um único sistema.

Para as organizações que administram equipes de limpeza urbana, a tecnologia na gestão de resíduos baseada em dados e monitoramento em tempo real, permite que equipes, serviços realizados, ocorrências e jornadas de trabalho sejam fiscalizados de forma precisa.

Coleta inteligente 

O termo coleta inteligente está diretamente relacionado à implementação de uma avançada tecnologia na gestão de resíduos para otimizar e melhorar o processo de coleta e gerenciamento de resíduos sólidos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo dividiu um bairro da cidade em duas partes: uma utilizou um sistema de coleta seletiva tradicional, enquanto a outra parte adotou um sistema de coleta seletiva inteligente.

Com a coleta tradicional, os moradores eram responsáveis por separar seus resíduos e colocá-los nas lixeiras corretas, de acordo com o material – sendo ele reciclável ou não.

Em contrapartida, no sistema de coleta inteligente, câmeras e sensores identificavam os tipos de resíduos que estavam sendo descartados nas lixeiras.

Com esse modelo de gestão e tecnologia na gestão de resíduos, foi possível otimizar os trejeitos dos caminhões de coleta e garantir que os lixos fossem coletados antes da programação prevista, ficando menos tempo nas lixeiras e sendo destinados ao ambiente correto.

No fim do estudo, a taxa de reciclagem no lado que usava o sistema de coleta seletiva inteligente aumentou de 20% para 50%. Fantástico, não?

Participação da comunidade

Aliada à tecnologia na gestão de resíduos, a participação da comunidade é um dos componentes essenciais para alcançar um gerenciamento eficiente.

Com aplicativos e plataformas digitais, os cidadãos podem ter acesso a informações sobre a coleta seletiva, pontos de entrega voluntária e horários do serviço de limpeza

População engajada em práticas sustentáveis significa parte ativa na redução e gestão adequada dos resíduos. Dessa forma, é possível promover uma mudança de cultura em relação ao descarte de RSU.

Sistema Exati: tecnologia especializada em serviços operacionais de resíduos

Ao utilizar o sistema da Exati para gerenciamento de resíduos você tem em mãos um software completo de ativos, atividades, ocorrências e profissionais em operação.

Confira algumas funcionalidades em destaque:

Registro de atividades

Durante o ciclo de coleta de resíduos, todas as informações são monitoradas e registradas no sistema. Dessa forma, é possível detectar e/ou evitar falhas no processo de gerenciamento.

Na prática, a funcionalidade permite registrar informações específicas e fotografias, que posteriormente serão disponibilizadas em relatórios digitais, com detalhes dos materiais coletados e atividades realizadas pela equipe externa.

Por exemplo: fotografias de lixeiras e informações da equipe em campo, data, hora, tipo e volume do resíduo coletado.

Conexão online e offline

A internet não é um problema no gerenciamento de resíduos pelo sistema da Exati. Isso porque o aplicativo funciona de forma online e offline para as equipes externas.

Em outras palavras, essa tecnologia na gestão de resíduos permite que todas as informações sejam acessadas e inseridas normalmente no modo offline.

O objetivo é evitar que as atividades sejam interrompidas, além de elevar o nível de produtividade e garantir automatização no processo de gerenciamento de resíduos urbanos.

Alerta para a capacidade do caminhão 

Além de criar as melhores rotas considerando as atividades do dia, o software permite que os gestores acessem dados referentes à coleta, quilometragem rodada e demais informações referentes ao veículo.

Além disso, antes de atingir a capacidade máxima do caminhão o sistema insere uma parada de descarregamento de resíduos

O alerta ocorre automaticamente através do cálculo de peso e volume dos resíduos coletados, impedindo problemas no veículo e, sobretudo, no processo de gestão dos materiais.

Com esse recurso, fica claro que o sistema da Exati atende todos os critérios legais e ambientais no serviço prestado.

Conclusão

Nesse conteúdo, você pôde acompanhar detalhes sobre o atual cenário e algumas funcionalidades da tecnologia na gestão de resíduos, além de entender como funciona o sistema da Exati.

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades da tecnologia na gestão de resíduos e nas cidades como um todo.

Related posts

Deixe um comentário

Required fields are marked *