About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Aenean vulputate nisl arcu, non consequat risus vulputate sed. Nulla eu sapien condimentum nisi aliquet sodales non et diam. Duis blandit nunc semper rutrum congue. Phasellus sed lacus ut odio vehicula varius. Etiam iaculis feugiat tortor ac ornare.

Stay connected

Blog Post

Iluminação de LED: o que é e qual a importância na modernização das cidades
Tecnologia, Cidades Inteligentes

Iluminação de LED: o que é e qual a importância na modernização das cidades 

Um fato é: novas tecnologias sempre despertaram a curiosidade das pessoas.

Isso foi o que aconteceu quando a iluminação de LED passou a ser uma das melhores soluções para a modernização do setor nos espaços públicos.

O que você sabe sobre o LED? Confira neste blogpost tudo sobre esse componente extremamente importante para a qualidade da iluminação pública. Continue com a gente!

O que é o LED?

Antes de falarmos sobre a trajetória da iluminação de LED, precisamos entender seu funcionamento e os termos presentes na composição da própria sigla.

O LED — Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz — pode ser definido como um diodo de múltiplas camadas de material semicondutor. Esse diodo, quando conectado à corrente elétrica, converte eletricidade em luz.

Isso quer dizer que o LED é um pequeno dispositivo que emite luz quando uma eletricidade passa por ele e está presente no nosso dia a dia como: lâmpadas, telas de televisão, luzes de carro e até aparelhos eletrônicos.

Como surgiu o LED?

Agora que sabemos o que é o LED e para que serve, vamos entender sua trajetória.

Tudo começou em 1961, com Robert Biard e Gary Pittman. Os dois foram responsáveis por uma descoberta inovadora: a radiação infravermelha invisível a olho nu.

No ano seguinte, o inventor norte americano Nick Holonyak Jr. desenvolveu o primeiro LED com uma luz visível de coloração vermelha. Por conta deste fato, passou a ser reconhecido como o pai do LED.

As pesquisas na área avançaram e novos materiais semicondutores foram desenvolvidos. Em 1971, foi possível obter a mesma luz com variações de cores, como azul, laranja e amarelo. Esse fato foi importante para abrir as portas para o comércio do material anos mais tarde.

Não para por aí! Em 1993, o japonês Shuji Nakamura desenvolveu o primeiro LED azul brilhante e uma outra variação muito eficiente na faixa do espectro verde. Mais tarde, o grande feito: a luz branca.

A luz branca de LED é uma luz composta por diferentes cores que, quando combinadas, resultam em um branco visível aos nossos olhos.

LED: sinônimo de economia

Quando falamos de iluminação de LED, nos referimos à uma tecnologia moderna. As razões para isso estão diretamente ligadas com as características dessa lâmpada. Confira:

  • Redução do consumo de energia elétrica com melhor eficiência luminosa;
  • Ausência de metais pesados e baixo custo de manutenção;
  • Menores dimensões sem perder a resistência aos ciclos de comutação;
  • Maior durabilidade, com ciclo de vida que pode facilmente exceder 50.000 horas.
  • Não emite calor, raios UV ou infravermelhos e permite a flexibilidade de usos, formas e tamanhos.

Mas, se a iluminação de LED é referente à uma tecnologia moderna, o que acontece com as lâmpadas incandescentes?

Novos padrões para lâmpadas incandescentes

A Portaria Interministerial nº 1.007/2010, do ministério de minas e energia fixou índices mínimos de eficiência luminosa para construção, importação e comercialização das lâmpadas de uso geral em território brasileiro.

Na prática, isso significa que as antigas lâmpadas incandescentes deveriam se adequar aos novos padrões, cabendo aos fabricantes garantir uma eficiência energética mínima. 

E isso é possível segundo o Art. 39 do Código de defesa do consumidor, que auxilia na fiscalização da portaria, vedando a inserção de produtos ou serviços no mercado que estejam em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes.

Isso se deve ao consumo dessas lâmpadas, já que apenas o equivalente a 5% da energia elétrica consumida é transformada em luz, enquanto que os outros 95% são transformados em calor.

Por causa deste desperdício, a União Europeia decidiu abolir as lâmpadas incandescentes a partir de 2012. No mesmo sentido, o Brasil já retirou do mercado lâmpadas de 200, 150 e 100 watts, além de outras de menor potência.

LED e Iluminação Pública: combinação perfeita

Se em uma residência comum a iluminação de LED já pode apresentar redução significativa nas contas de energia, na indústria e na iluminação pública não seria diferente.

Estima-se que a iluminação de LED possa gerar uma economia anual de até 3 trilhões de unidades térmicas britânicas (BTU), principalmente nas indústrias de energia, geração de vapor, aquecimento e ar condicionado.

Já para o setor de iluminação pública, as expectativas também são altas, em virtude da possibilidade de realizar parcerias público-privadas (PPPs). Essas parcerias possibilitam investimentos conjuntos entre entidades governamentais e empresas privadas para implementar sistemas de iluminação eficientes em áreas públicas. 

Isso facilita a modernização dos parques de iluminação pública brasileiros, que muitas vezes contam com iluminação inadequada, sem estar em conformidade com as normas atuais e exigem custos elevados de manutenção

Qual a importância da Iluminação Pública de LED nas cidades inteligentes?

A modernização da iluminação de LED é a porta de entrada para as cidades inteligentes.

Podemos perceber com o projeto de San Diego, nos Estados Unidos: em 2014, a cidade tornou-se a primeira dos EUA a utilizar iluminação de LED, e agora é considerada uma smart city.

Abaixo separamos algumas razões que provam o que estamos falando!

Eficiência energética

 A iluminação de LED é altamente eficiente em termos de consumo de energia, o que contribui para reduzir a demanda de eletricidade nas cidades. 

Isso resulta em menor consumo de energia elétrica, redução nas emissões de gases de efeito estufa e maior sustentabilidade ambiental.

Quer um exemplo prático? As iluminação de LED podem diminuir em até 4 toneladas de emissão de CO2 ao ano e não emitem vapor de gases, como mercúrio e sódio.

Economia de custos

Além das outras diversas qualidades, a iluminação de LED é altamente econômicas para os cofres públicos.

Enquanto as lâmpadas tradicionais duram em média de mil a 2 mil horas, o LED tem uma vida útil mais longa, podendo durar até 65 mil horas — o que equivale a 12 anos de uso

Dessa forma, não há grande necessidade de substituição e manutenção frequente, o que faz com que, além dos benefícios econômicos, a vida longa da iluminação de LED também tenha um impacto ambiental positivo, diminuindo a quantidade de resíduos gerada por ano.

Segurança e conforto

A iluminação pública adequada é fundamental para garantir segurança e conforto à população, sobretudo, nas cidades com modernização do parque de IP. 

A iluminação de LED apresenta maior luminosidade, pois contam com um índice de reprodução (IRC) de 70%, o que contribui para melhorar a visibilidade e reduzir a ocorrência de acidentes e crimes nas áreas públicas. 

Os números são significativos: segundo um estudo da Universidade Estadual Paulista, rodovias federais em períodos posteriores à modernização da iluminação pública reduziram o número de acidentes em 35% e de feridos, 34,9%. Mas, o número mais expressivo foi o de mortes com queda de 69%.

Conclusão

A iluminação de LED pode gerar uma redução na conta de energia, nos custos de manutenção e na geração de resíduos sólidos.

Além disso, com ela pode-se ter mais segurança e eficiência, sobretudo com o sistema da Exati.

Com tecnologia de ponta, a Exati é um software especializado na gestão da iluminação pública e todo processo de modernização – proporcionando resultados ainda maiores para as cidades.

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades do setor de iluminação pública!

Related posts

2 Comments

  1. José Pacheco

    Achei esse site nas pesquisas na internet, me interessou
    muito o assunto. Obrigado!

    1. Exati

      Oi, José! Que bom saber disso! Toda semana publicamos conteúdos novos por aqui e em nossas páginas no Instagram e Linkedin. Acompanhe a gente por lá também! 🙂

Deixe um comentário

Required fields are marked *