Nos últimos dias temos discutido no nosso blog sobre controle de estoque. Além de explicar como a gestão de estoque funciona, conversamos sobre a importância de contar com algumas tecnologias que facilitem esse processo. 

– Caso você tenha perdido o último conteúdo, é só acessar: O que você sabe sobre gestão de estoque?

Uma dessas tecnologias é o sistema de gestão de estoque. Assim, o nosso objetivo neste blog post é mostrar as principais vantagens em contar com um sistema inteligente de controle de estoque. 

1 – O processo de compra é otimizado 

Um software de gestão é capaz de otimizar o seu controle de estoque do começo ao fim. Ou seja, desde o momento da compra o sistema de gerenciamento consegue te ajudar. 

E como ele te auxilia nesse processo? Comparando fornecedores, preços e emitindo ordens de compra. Dessa maneira, você consegue comprar materiais com o melhor custo benefício do mercado e economizar. 

É importante ressaltar que alguns softwares oferecem essa funcionalidade de compra justamente para centralizar a sua operação em uma única plataforma. 

Logo, essa unificação também traz vantagens para sua gestão, como processos mais organizados, maior facilidade na tomada de decisão e evitar a duplicidade de tarefas.

2 – Há maior controle das mercadorias 

A partir do momento que as mercadorias chegam, um software de gestão de estoque consegue organizá-los de forma lógica e otimizada. 

Assim, você pode separar os materiais de acordo com suas particularidades, como tipo, família e também outras especificações, como data de vencimento, custo e prazo de entrega. 

Essa organização é essencial para que haja ganhos em: 

– Produtividade, uma vez que as mercadorias colocadas no local correto e devidamente cadastradas no sistema garante processos mais agilizados;

– Decisões estratégicas tomadas com base nos dados do sistema.

Além disso, as mercadorias que estão no inventário do estoque são gravadas com histórico. Isso quer dizer que, se algum ativo passou por manutenção, essa informação ficará armazenada no software. Ainda, o sistema grava todos dados de vida útil do produto. 

3 – A chance de cometer um erro é muito menor com um sistema de controle de estoque

Cadastrar seus itens em uma planilha e realizar o controle a partir dela pode gerar uma taxa de erro bastante alta. 

Contudo, ao contar com um sistema inteligente todo o processo de cadastro e controle é facilitado, visto que o processo não é manual. 

4 – Possibilidade de organizar mais de um estoque 

Outro benefício de contar com um sistema de gestão é a possibilidade de gerenciar mais de um estoque. Se você possui um estoque central e outras subdivisões, essa funcionalidade é ideal para a sua necessidade. 

Dessa maneira, as suas equipes externas que realizam os procedimentos de reparo e manutenção tem um estoque próprio e tornam-se responsáveis pelos materiais retirados do estoque central. 

Porém, é importante ressaltar que nem todos os softwares de controle de estoque possuem essa funcionalidade. Por isso, fique atento no momento de escolha. 

5 – Você pode acessar o estoque em diversos dispositivos móveis 

Além de todas as vantagens já citadas, a possibilidade de acessar o seu estoque de diversos dispositivos é uma das principais dela. 

Isso porque quando a sua equipe realiza um trabalho externo, todo o controle pode ser feito via aplicativo diretamente no smartphone. Esse processo torna sua equipe mais autônoma e, inclusive, responsável pelos materiais retirados do estoque. 

Assim, quando for escolher um software de gestão opte pelo que possui uma interface mobile e que seja acessível para todos os seus colaboradores. 

Além disso, apenas o fato do sistema ser 100% digital permite que você elimine os papéis da sua operação, gerando maior economia de materiais, menor taxa de erros e agilidade nos processos.  

6 – Você tem à sua disposição relatórios gerenciais 

Por fim, a última vantagem que vamos citar é o fato do sistema de controle de estoque gerar relatórios completos para sua gestão. 

Dessa maneira, você consegue ter controle sobre tudo o que foi utilizado durante um período de tempo, quais produtos foram mais ou menos retirados, a validade das mercadorias e outras informações relevantes. 

Ainda, você pode ter controle sobre os colaboradores e a produtividade dos mesmos, acompanhando o desempenho das equipes de campo. 

Outra métrica importante é o de estoque mínimo. Esse tipo de documento indica o momento certo de realizar novas compras, uma vez que identifica os produtos que estão com a quantidade abaixo da mínima necessária para atender as demandas.  

Controle de estoque: dúvida sobre qual software escolher?

No blog post de hoje nós mostramos as principais vantagens em contar com um software de gestão de estoque. Mas você pode estar se perguntando: como escolher o melhor para a minha operação?

É por isso que preparamos um blog post que explica o porquê optar pelo sistema da Exati e como ele auxilia nos seus processos. Para acessar basta clicar aqui. Obrigada por acompanhar!