É cada vez mais comum as empresas adotarem projetos de paisagismo corporativo. De acordo com a paisagista Caterina Poli, o investimento em áreas verdes e mini florestas urbanas em ambientes corporativos é uma tendência.
Mas você sabe quais as principais características de grandes projetos de paisagismo corporativo? É sobre isso que iremos tratar no blog post de hoje, trazendo o que não pode faltar em um projeto como esse.
Acompanhe e boa leitura.
1 – É necessário um processo de pesquisa e coleta de referências
A primeira característica que é comum aos projetos de paisagismo corporativo é o amplo processo de pesquisa antes dele ser executado na prática.
Essa primeira fase, portanto, se faz necessária para reconhecer os problemas existentes no local e discutir qual a melhor forma de solucioná-lo.
É também preciso que se tenha em mente projetos que já foram executados em outros locais e absorver as melhores referências, adequando as informações coletadas para a realidade da sua empresa.
2 – O projeto deve ter um conceito adequado à realidade da organização
Após o processo de pesquisa, as referências buscadas devem buscar solucionar os problemas inicialmente encontrados.
Porém, um ponto bastante importante é que o projeto de paisagismo corporativo deve ser harmônico e conversar com o conceito arquitetônico do local.
3 – A vegetação deve ser adequada a sua região
No momento de escolher a vegetação que irá compor o projeto, é preciso pensar em espécies que sejam adequadas para o seu espaço.
Pensando nisso, as árvores são boas escolhas por fazerem um ótimo jogo de luz e sombra, além de haver diversos portes que podem ser adaptados ao espaço disponível na sua empresa. Já os arbustos são plantas de até 5 ou 6 metros de altura, com caule lenhoso e ramificados até a sua base.
Além disso, se o projeto for interno ou externo, é preciso pensar em quais espécies irão se adaptar melhor ao local.
A escolha da vegetação também passa pelo equilíbrio ambiental em que ela será inserida, não podendo haver conflito entre as espécies nativas já adaptadas a região.
4 – A manutenção do projeto de paisagismo corporativo é igualmente essencial
A partir do momento que se implementou um projeto de paisagismo corporativo, a manutenção do mesmo é de igual importância.
Ter um sistema que ajude na identificação e contagem das espécies é essencial, sabendo quando será necessário podas, manutenções e demais procedimentos necessários.
Além disso, um sistema pode ajudar na contabilização de quantas árvores de grande ou pequeno porte, hortas e canteiros estão presentes no local.
Dessa maneira, ter essas informações em mãos auxilia em todo o gerenciamento do espaço verde, sabendo até mesmo a sazonalidade de uma árvore frutífera e podas nas datas corretas.
Como um sistema de gestão inteligente pode ajudar no paisagismo corporativo?
Como falamos no quarto tópico deste conteúdo, as manutenções são essenciais para manter o seu projeto de paisagismo corporativo intacto.
Dessa forma, um sistema de gestão inteligente pode ajudar justamente nesse sentido, controlando e coletando dados de todas as espécies do local, oferecendo um gerenciamento completo.
Para você saber mais sobre a temática, preparamos um conteúdo que explica detalhadamente como software pode ajudar no manejo de projetos de paisagismo corporativo.
Para acessá-lo é só clicar aqui.
Obrigada por acompanhar e até a próxima!
Exati
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Blog da Exati
POSTS POPULARES
- Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI? 49.9k visualizações
- Limpeza Urbana: o que é, como funciona e qual a importância? 38.4k visualizações
- Concessões e parcerias público-privada: conceito e como funciona 35.7k visualizações
Stay connected