A geolocalização é uma das funcionalidades modernas que podem auxiliar – e muito – no controle das atividades diárias.

Graças à evolução da tecnologia, hoje é possível acompanhar, por exemplo, o trajeto de equipes externas e obter dados específicos relacionados ao transporte utilizado, como odômetro e horímetro.

Nesse material você entenderá o que é a geolocalização e como o sistema da Exati utiliza esse recurso para facilitar a vida dos gestores.

Boa leitura

Geo + Localização

De forma simples, o termo geo representa a noção de terra, espaço, enquanto localização faz referência a posicionamento geográfico.

Na prática, a geolocalização é o processo pelo qual alguém ou um objeto qualquer pode ser localizado com base em coordenadas geográficas como latitude e longitude.

Mas como esse processo de localização tão preciso funciona? A resposta está no espaço, literalmente.

Por meio dos satélites artificiais, ou seja, aqueles construídos e lançados da Terra para o espaço, os sistemas conseguem obter os dados de latitude, longitude e até mesmo de altitude.

O primeiro satélite da história foi posto em órbita pela União Soviética em 1957. Chamado Sputnik I, o objeto com 83 kg de massa apenas transmitia um sinal que podia ser percebido como um “beep” por meio de um rádio.

Já o primeiro satélite brasileiro foi projetado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Lançado em 1993, o SCD-1 é responsável por fornecer dados meteorológicos e, em 2011, completou 94.994 voltas ao redor da Terra.

Toda essa precisão fez dos satélites instrumentos incríveis para diversas áreas como, por exemplo, estudos gerais e previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e, mais recentemente, de regularização fundiária.

4 vantagens da geolocalização 

Como você viu, a geolocalização consiste em monitorar o posicionamento de um determinado dispositivo em tempo real.

Isso permite que você, enquanto gestor, obtenha maior controle sobre todas as suas equipes externas e fiscalize suas atividades diárias, garantindo excelência no cumprimento de prazos.

Isso ocorre, em partes, graças à comunicação facilitada. Ou seja, além de monitorar é possível também estabelecer contato com determinada equipe e solicitar, em tempo real, a execução de um novo serviço naquela região.

Saiba mais sobre a contribuição da geolocalização para uma gestão otimizada.

1 Controle absoluto

Essa funcionalidade permite estabelecer um comparativo entre a rota planejada e a rota percorrida pelas equipes ao longo do dia.

Assim, pode-se fazer uma análise minuciosa sobre o percurso e, consequentemente, se todas as solicitações em forma de ordem de serviço foram devidamente atendidas ou se o colaborador fez algum desvio.

Inclusive, a geolocalização pode auxiliar na identificação de problemas relacionados ao cadastramento de ativos. Ou seja, se determinado ponto é ou não aquele que precisa de reparos.

2 Custos na ponta do lápis

Tempo e custos são dois fatores importantes para empresas continuarem atuando de forma efetiva no mercado. Por isso, é essencial contar com um sistema que permita o controle de ambos.

O primeiro item pode ser facilmente gerido por meio de ordens de serviço digitais, que orientam os profissionais na realização das atividades. 

Se você não utiliza esse recurso, acesse nosso material sobre ordens de serviço digitais e saiba mais sobre sua importância.

Já em relação a custos operacionais, com a geolocalização todos os dados referentes ao deslocamento urbano podem ser monitorados.

Ou seja, além da integração com os dispositivos utilizados pelos colaboradores em campo, o sistema da Exati ainda permite a integração com mais de 1500 dispositivos de rastreamento e telemetria veicular.

Dessa forma, é muito mais fácil gerenciar datas para manutenção de equipamentos, controlar gastos com combustível, representando significativa economia ao final do mês.

3 Excelência no trabalho

Otimizar processos é uma tarefa que todo gestor preocupado com seu negócio busca solucionar. 

Por isso, associado a esse recurso, a utilização do sistema da Exati garante que os registros de cada atividade sejam preenchidos exatamente nos horários em que foram realizadas. 

Além disso, as rotas são elaboradas automaticamente de acordo com informações específicas sobre cada atividade, necessidade de utilização de determinados equipamentos entre outras características.

Assim, a gestão consegue ter maior controle sobre o que e quando foi feito, tornando o processo muito mais ágil e fácil de acompanhar.

4 Produtividade e comunicação precisa

As informações obtidas por meio da geolocalização auxiliam a gestão na dinâmica do dia a dia. Na prática, estamos falando na facilidade na identificação de um problema e então agir para resolvê-lo.

Esse acompanhamento das equipes a distância associado às facilidades de comunicação diminuem e até podem extinguir qualquer erro nas operações, tornando o processo como um todo mais produtivo.

Já a médio e longo prazo, a avaliação dos resultados registrados permite que a gestão trace novas estratégias ou repense processos já utilizados, otimizando ainda mais o trabalho de todas as áreas.

Transforme a sua gestão agora

O sistema da Exati é um dos mais completos e modernos do mercado. Além de todas as vantagens relacionadas a geolocalização, o sistema conta ainda com funcionalidades de controle de estoque e cadastramento de ativos de modo simplificado.

Saiba mais sobre controle de estoque. Clique aqui e acesse o conteúdo

Você pode visitar nosso site e conhecer todos os nossos produtos ou, se preferir, entrar em contato com nosso time de especialistas e tirar suas dúvidas agora mesmo.