Você sabia que a redução de custos operacionais vai além de um cenário de crise? Isso porque, além de ser uma estratégia para obter recursos sem novos investimentos, é possível impulsionar a inovação e manter a competitividade no mercado.

Em outras palavras, o uso da tecnologia está reduzindo custos de diversas maneiras diferentes. Contudo,podemos afirmar que um dos grandes responsáveis por essa transformação são os softwares de gestão.

De acordo com o Google Trends, o crescimento na busca pelo termo “sistema de gestão”, cresceu mais de 20% no último ano. Em virtude da grande adesão das empresas por softwares, o Brasil tornou-se referência em entre os países emergentes pelo alto grau de maturidade em investimentos em TI

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o Brasil está na décima posição no ranking global de investimentos e em primeiro na América Latina, totalizando US$115 bilhões

Nunca se falou tanto em software de gestão como nos últimos anos. Mas para entender como o investimento nessa tecnologia se reflete na redução de custos operacionais, acompanhe a leitura!

Software de gestão como um alternativa para a redução de custos operacionais

Não é novidade para ninguém que as novas tecnologias impactam as atividades de uma organização. Porém, o que pouco se sabe é que existe a possibilidade de obter uma redução expressiva de custos sem necessariamente recorrer a demissões em massa. Obviamente, cada organização tem sua realidade. Então não é  de regra.

Entretanto, quando se trata na redução de custos operacionais, é necessário analisar toda despesa relacionada ao funcionamento da organização. Ou seja, todos os recursos necessários para mantê-la ativa.

Muitos gestores recorrem a softwares de gestão  justamente para terem visão total de todos os procedimentos e processos utilizados por diferentes setores, uma maneira eficiente de melhorar o desempenho operacional, obter bons resultados e garantir o controle financeiro para investir e poupar os recursos com mais assertividade.

No caso das cidades inteligentes, adotar um sistema de gestão de iluminação pública, por exemplo, possibilita que gestores tenham controle absoluto sobre os materiais utilizados em manutenção, além dos que estão em estoque, em falta ou forçados a ficar parados – gerando custos elevados para as empresas.

Em outras palavras, os softwares de gestão não só reduzem os custos operacionais, como também, evitam falhas e riscos que possam interferir no desempenho e lucro da empresa. 

Gestão e redução de custos 

Aqui em nosso blog, é comum falarmos sobre as diversas práticas que visam garantir o melhor desempenho organizacional. Por esse motivo, a gestão de processos e redução de custos estão sempre em pauta. 

Além de favorecer o crescimento de uma empresa, é possível torná-la mais eficiente e lucrativa no mercado. Confira abaixo algumas soluções econômicas quando somadas ao uso das novas tecnologias.

Automação de tarefas

Otimizar e automatizar. Duas palavras que transformam as tarefas operacionais. A execução que antes era manual, passa a ser automatizada pelas tecnologias disruptivas – promovendo grandes avanços nas organizações. 

Na prática, o processo de automação implica em redução de erros, eliminando o retrabalho de equipes, impactando na produtividade e, consequentemente, na redução de custos operacionais

Padronização em processos

Se a automação visa aperfeiçoar as tarefas, isso significa que um padrão deve ser estabelecido

Informações descentralizadas, atividades repetitivas e mal estruturadas tornam os serviços mais burocráticos e propícios a falhas – exigindo recursos que encarecem os negócios e prejudicam a imagem da empresa.

Dessa forma, padronizar e especificar cada etapa do processo é o mesmo que obter um fluxo de trabalho mais organizado, seguro, produtivo e econômico

Controle de estoque 

Por meio da automação, padronização e integração dos processos, o controle de estoque é mais uma medida relevante quando refere-se à tecnologias inteligentes.

O acesso a informações precisas e relatórios completos que identificam e monitoram a entrada e saída de materiais, tornam o giro de estoque mais seguro e organizado – evitando gastos desnecessários e crises econômicas

O que você achou deste conteúdo?

A decisão em reduzir custos operacionais pode transformar a sua empresa e elevar seu patamar no mercado.

Mas lembre-se: tudo requer análise, estratégia e conectividade.

Por fim, se você deseja alcançar resultados positivos e ficar por dentro de tudo que é gestão e tecnologia, nós preparamos um conteúdo especial para você. Clique aqui e boa leitura!