A sociedade evoluiu de forma muito rápida e a tecnologia acompanhou esse movimento. Hoje, por exemplo, temos acesso a recursos como a telegestão, que simplificam a vida dos habitantes de uma cidade.

As interações humanas, sejam pessoais ou profissionais, os equipamentos eletrônicos e a ampliação da rede de internet fazem parte de um conjunto de elementos fundamentais quando se pensa no futuro.

Assim, para atender todas as demandas dessa sociedade extremamente conectada, diversos métodos, sistemas e dispositivos passaram – e ainda passam – por transformações significativas.

Neste blog post você saberá quais transformações são essas, principalmente na telegestão.

Revolução tecnológica todos os dias

O processo para se alcançar o nível tecnológico que temos hoje foi relativamente curto. Os primeiros indícios de utilização de sistemas mais complexos remetem aos anos de 1947 no laboratório da Bell Telefonia.

Fundada em 1925, seu principal objetivo era desenvolver e aperfeiçoar tecnologias de telecomunicações, mas teve um papel fundamental no desenvolvimento de diversas tecnologias fundamentais para nosso dia a dia.

Na Bell, W. Shockley, W. Brattain e J. Bardeen desenvolveram um protótipo do transistor, um componente para os circuitos elétricos. A partir daí, os conceitos e estruturas de Hardware e Software progrediram cada vez mais rápido.

Logo, podemos dizer que estamos vivendo um momento similar, no qual as tecnologias desenvolvidas são constantemente aperfeiçoadas para aplicação em diferentes setores do mercado.

Veja a seguir o que podemos esperar da telegestão para um futuro próximo.

E qual o destino da telegestão?

Você já deve ter visto em alguns de nossos materiais a aplicação da telegestão na iluminação pública e todas as suas vantagens.

Muito provavelmente essa tecnologia passará por mudanças nos próximos anos, visto o crescente mercado de Internet das Coisas (IoT).

Mas isso não significa, necessariamente, que o conhecimento é ultrapassado. Todas essas tecnologias são aprimoradas, isto é, melhoradas e adaptadas para diferentes situações.

Veja alguns exemplos de sua aplicação no dia a dia.

Controle da limpeza em bueiros

É isso mesmo: bueiros. Em São Paulo a StartUp Net Sensors está testando sua solução. Já foram instalados mais de 500 bueiros inteligentes.

O sistema consiste na instalação de um filtro e cesto acoplados ao bueiros, além de um sensor volumétrico. Quando o cesto atinge 70% da capacidade, o sensor emite o alerta para as equipes de limpeza do consórcio vinculado à Prefeitura.

A solução pode ajudar a diminuir diversos problemas urbanos causados pelo lixo depositado nos bueiros, sobretudo os relacionados à enchentes. Você pode ler a matéria completa clicando aqui.

Abastecimento de água

A mesma ideia pode ser aplicada para os serviços de abastecimento de água, utilizando um sistema de controle de nível d’água.

Já se fala nessa tecnologia para um projeto de telegestão na infraestrutura de abastecimento de Sines, uma cidade portuguesa do distrito de Setúbal.

A intenção é inserir os equipamentos  de controle de nível e caudal nos reservatórios de Monte Chãos, destinados para o consumo das cidades. Além disso, planeja-se uma futura integração com o sistema de bombagem, otimizando o serviço.

Todo esse sistema deve ser controlado remotamente com opções de configuração, definição de alarmes, parametrização, envio e registo de dados por meio da telegestão.

Interessante, não?

Serviços de saúde

Com absoluta certeza, soluções para reduzir problemas urbanos e facilitar o abastecimento de água são uma forma de garantir a saúde e bem estar geral da população.

Mas soluções específicas para a área da saúde também estão sendo desenvolvidas. Veja um exemplo de aplicação aqui mesmo no Brasil.

Um Mestrando da EPM/Unifesp desenvolveu um protótipo de solução para Telegestão de Equipamentos Oftalmológicos. A tecnologia permite que tais equipamentos sejam monitorados à distância a partir da IoT.

É um dos primeiros estudos realizados sobre telegestão de equipamentos nos ambulatórios do Departamento de Oftalmologia do Hospital São Paulo – hospital universitário da Unifesp (HSP/HU-Unifesp).

O que achou deste conteúdo?

Nesse material vimos que o poder da tecnologia em revolucionar nossas vidas, independente da época e de sua aplicabilidade.

Nesse sentido, a telegestão associada à Iot têm um futuro inovador pela frente. Se pudéssemos apostar, seria algo como a impressionante evolução dos smartphones nos últimos 20 anos.

Continue navegando em nosso blog e fique por dentro de tudo sobre telegestão e muitos outros temas relacionados às Smart Cities!