A gestão de cidades inteligentes deve ser realizada de forma sustentável e criativa. Além disso, quem faz a gestão dessas cidades também usa a tecnologia para viabilizar o funcionamento dos serviços públicos de forma otimizada.

Dessa forma, o sistema da Exati vem para solucionar e aprimorar a gestão de diversos serviços, como iluminação pública, lixo urbano, manutenção viária e arborização.  

Assim, o grande objetivo da plataforma Exati é oferecer soluções capazes de melhorar a qualidade de vida da população, trazendo inovações focadas em conectividade, agilidade, sustentabilidade e economia.

Logo, neste blog post vamos explicar por que uma plataforma de gerenciamento inteligente é a solução para a sua cidade e como ela viabiliza a gestão das Smart Cities

Boa leitura!

Por que utilizar uma plataforma para gestão de cidades inteligentes?

Quando se fala em Smart Cities, se fala em conectividade e integração. Logo, é exatamente isso que um software de gestão inteligente faz com os serviços públicos – os conecta em uma única plataforma para otimizar o trabalho do gestor e das equipes externas. 

Assim, é dessa maneira que a plataforma Exati para Smart Cities funciona: combinando todos os softwares de gestão necessários para manter uma cidade organizada em apenas uma plataforma. 

Os benefícios, portanto, são vários. Com o sistema da Exati:

– Os chamados são atendidos de forma mais ágil pelas equipes de campo e podem ser monitorados, gerando relatórios de produtividade;

– Os serviços são prestados de segura com o controle de uso de EPIs e EPCs;

– O uso dos materiais é controlado através do sistema;

– O serviço de call center é exclusivo e está à disposição das cidades para receber e responder chamados. 

Como o software da Exati viabiliza a gestão das Smart Cities?

Para uma cidade ser considerada inteligente, ela deve ter os serviços e sistemas públicos funcionando em sincronia e de maneira otimizada para a população. 

Logo, agora que já compreendemos por quais razões utilizar uma plataforma para gestão de cidades inteligentes, vamos entender quais serviços públicos podem ser otimizados pelo sistema da Exati. 

Iluminação Pública

O sistema de gerenciamento da Exati disponibiliza um módulo completo para o cadastramento de todo o parque de iluminação pública (IP) da sua cidade. 

Com a nossa plataforma, é possível que a sua base de ativos seja atualizada automaticamente e mantenha os responsáveis informados com dados atualizados sobre os pontos de IP.

Durante as ações das equipes externas, o software possibilita controle de estoque,  acesso ao histórico de equipamentos usados e chamados atendidos. Além disso,  há o controle sobre o uso de EPIs e EPCs. 

Assim, com as informações coletadas, é possível extrair relatórios referente à gestão, materiais e trabalhos realizados, melhorando a produtividade das equipes. 

Outra vantagem exclusiva do sistema da Exati é que o cadastramento dos pontos de IP pode ser feito offline pelas equipes de campo. Em áreas sem conexão o cadastro é feito normalmente e, ao voltar para algum local com rede, todos os dados são atualizados automaticamente. 

Quer ver como o sistema funciona na prática? O case de sucesso em Maceió mostra como a cidade teve seu parque de IP renovado e modernizado com a Exati. Confira!

Gestão de resíduos

O software de gerenciamento de resíduos urbanos da Exati disponibiliza um módulo completo para o cadastramento de lixeiras de toda a cidade. 

O sistema, portanto, é viabilizado através de um aplicativo, usado nos smartphones das equipes de campo, que possibilita o cadastramento de todas as informações da lixeira, como localização georreferenciada, peso, capacidade e entre outros.

Por sua vez, o gestor consegue ter acesso a todos os pontos cadastrados, visualizando as informações sobre a lixeira, rotas, equipe responsáveis e manutenção.

Além de realizar atendimentos dos chamados abertos pela população, também é possível o cadastramento de rotas. Para isso, o software leva em consideração a capacidade do caminhão coletor e adiciona uma parada para descarregamento de resíduos toda vez que atinge a capacidade máxima.

Ainda, o aplicativo permite o cadastramento e atendimento de forma offline, de maneira que a equipe não dependa de sinal de rede.

Manutenção viária

O sistema da Exati também possui um módulo para manutenção de vias urbanas. A plataforma é capaz de identificar regiões com maior número de ocorrências por meio da geolocalização, criar ordens de serviço para cada chamado e monitorar o trabalho das equipes externas em tempo real. 

Através do software é possível realizar manutenção preventiva a partir de rondas e acompanhar a temperatura da massa asfáltica para evitar desperdícios. 

Além disso, o sistema permite documentar e fiscalizar demandas para comprovar a necessidade do recapeamento asfáltico e fornecer toda a gestão necessária para a obra.

Ainda, outra funcionalidade importante nesta vertical é a garantia da segurança da equipe externa com o preenchimento obrigatório de APRs.

Arborização

Com relação à arborização, o sistema da Exati é voltado para a gestão de áreas verdes, cadastramento de árvores, atendimento ao cidadão, operações em campo e manutenção preventiva. 

Dessa forma, o software possibilita controle de estoque, acesso ao histórico de equipamentos e atendimento de chamados. 

Ainda, a plataforma trabalha com QR Codes, funcionando da seguinte forma: o sistema gera um QR code no ato do cadastramento da árvore com fotos/dados da árvore e dados do cadastrador, facilitando a abertura e respostas de chamados. 

– Confira mais em: Uso de QR Codes em áreas verdes 

Preparado para transformar o gerenciamento da sua cidade com a Exati?

Logo, nós te mostramos neste post quais os principais serviços públicos podem ser gerenciados com o software da Exati. 

Assim, caso você tenha ficado com alguma dúvida ou queira implantar o nosso sistema de gestão de cidades inteligentes, fale com um de nossos especialistas!