Quando falamos sobre transformação digital nos referimos a um processo que tem a inovação como palavra chave. E toda inovação, claro, deve ser contínua.
Os avanços e recursos apresentados no mercado visam pela migração das organizações para o ambiente digital, ainda mais se considerarmos o cenário de pandemia no ano de 2020.
Nesse período, os assuntos mais relevantes e discutidos referem-se justamente à aceleração da transformação digital nos negócios e as consequências àqueles que não investiram em tecnologia ao longo dos últimos anos.
A pesquisa Successful Digital Transformation: Apps At The Ready, conduzida pela Vanson Bourne durante a pandemia, revela que 48% dos respondentes aumentaram a eficiência dos negócios com estratégias digitais.
Além disso, em outra pesquisa realizada pela empresa japonesa NTT, 81% dos empresários consideram a transformação digital como o principal fator de mudança no mercado de trabalho.
Em outras palavras, o processo inesperado de transformação digital organizacional adiantou, em um ano de pandemia, avanços que seriam alcançados em três, cinco e até dez anos.
Portanto, inovar em processos se faz cada vez mais necessário em um mundo digital.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a temática.
Por que investir em transformação digital?
No ambiente corporativo, mudanças e tendências são recorrentes, evidenciando ainda mais a necessidade da transformação digital.
Entretanto, o processo se inicia com a estruturação da empresa à uma cultura digital, colocando a tecnologia como foco principal.
Em suma, listamos algumas vantagens em investir na transformação digital. Confira:
Automatização em processos
Já falamos por aqui, como o sistema de gestão vem aperfeiçoando e padronizando os processos, sobretudo, as atividades manuais.
A coleta e análise de dados, preenchimento de documentos e checklists e a criação de relatórios em tempo real são exemplos de automação digital. O objetivo é facilitar o acesso, aumentar a produtividade e permitir a integração entre as equipes e seus gestores.
Redução de custos
Um dos grandes diferenciais da transformação digital é a redução de custos.
Com o gerenciamento de processos, questões burocráticas são resolvidas de forma mais otimizada, assertiva e com menos custos durante o processo de produção.
Além disso, a redução e/ou não utilização de papel e demais materiais de escritório a ele relacionados também entram na lista das despesas cortadas.
Cibersegurança
Com o crescimento exponencial da transformação digital, a segurança de dados está entre os destaques da evolução tecnológica.
Em virtude da proteção de ativos que garantem a integridade e confidencialidade de dados, os mecanismos de cibersegurança resultam na diminuição de riscos e perda de dados, protegendo tanto a organização e seus colaboradores quanto os clientes.
Expansão no mercado
Diante do cenário aquecido, empresas que investem em transformação digital garantem mais eficiência para explorar novos mercados.
Ou seja, a gestão digital abre portas para a expansão das organizações. Em 2020, por exemplo, 87,5% das empresas brasileiras adotaram alguma estratégia de transformação digital, segundo o índice de Transformação Digital Dell Technologies.
Tendências tecnológicas no ambiente corporativo
Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial é uma tecnologia inovadora que aponta resultados cada vez mais expressivos, independente do segmento empresarial.
A tecnologia possui diversas possibilidades que automatizam, potencializam e integram o sistema de gestão, transformando processos e as relações de trabalho.
No setor bancário, em destaque as fintechs, a IA se torna cada vez mais comum. Com os chatbots, é possível identificar e personalizar o atendimento da forma como o cliente deseja.
Exemplos de IA: chatbots, assistente pessoal, mecanismo de segurança, reconhecimento de imagem.
Internet das Coisas (IoT)
A IoT é um verdadeiro mecanismo de transformação digital, uma vez que conecta, automatiza e controla ambientes, dados e informações.
Abrangendo diferentes setores da economia, a tecnologia no ambiente corporativo aumenta o nível de automação, reduz custos e evita problemas a médio e longo prazo.
Exemplo de IoT: personalização de serviços, gestão de dados, sensores e monitoramento.
Business Intelligence (BI)
O Business Intelligence é uma ferramenta indispensável no mundo dos negócios que oferece informações assertivas e seguras com base em dados.
Em outras palavras, o BI é bastante promissor para apoiar a tomada de decisão organizacional, aumentar os lucros e elevar as condições de uma empresa.
Software de gestão
Segundo o relatório da VMware, 88% dos empresários afirmam que as organizações com líderes focados em software são mais bem-sucedidos.
Portanto, no setor empresarial, o software de gestão é vantajoso e relevante no que diz respeito à expansão dos negócios, processos e qualidade geral de uma organização.
Em outras palavras, as atividades baseadas em software são executadas com mais precisão e eficiência para fomentar a competitividade no mercado.
O que você achou deste conteúdo?
Todas as evidências levam a necessidade de um futuro conectado, seguro e otimizado.
Por esse motivo, a digitalização e os sistemas inteligentes seguem desempenhando um papel cada vez mais significativo no processo de transformação digital.
Dessa forma, as empresas que adotarem uma cultura digital e impulsionarem a tecnologia nas atividades operacionais, terão um futuro promissor.
Por fim, se você se tem interesse em saber mais sobre o assunto, clique aqui e acesse um conteúdo especial que preparamos para você. Boa leitura!
Exati
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Blog da Exati
POSTS POPULARES
- Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI? 49.6k visualizações
- Limpeza Urbana: o que é, como funciona e qual a importância? 37.8k visualizações
- Concessões e parcerias público-privada: conceito e como funciona 35.2k visualizações
Stay connected