O mundo segue em constante evolução digital, mas as políticas relacionadas à cibersegurança precisam acompanhar esse ritmo.

Afinal, é a segurança de computadores que garante a proteção dos sistemas contra interferências ou danos ao hardware e software, e até mesmo roubo de informações e dados eletrônicos.

Isso é algo que vem acontecendo com certa frequência. Inclusive, a empresa de aviação EMBRAER identificou um ataque cibernético no último dia 25 de novembro, indisponibilizando o acesso a um único ambiente de arquivos da Companhia.

O assunto é tão importante que até passou a integrar os calendários comemorativos internacionais. Assim, no dia 30 de novembro, celebra-se o Dia Internacional da Segurança da Informação.

Considerando sua necessidade, abordaremos nesse blog post informações-chave sobre a cibersegurança e qual o cenário que podemos esperar no ano de 2021.

Acompanhe.

Importante relembrar

Cibersegurança é o termo utilizado para denominar procedimentos, práticas e tecnologias que protegem a infraestrutura digital de uma empresa.

De que infraestrutura estamos falando? Dos equipamentos conectados à redes e que estão, a todo momento, gerando e transmitindo dados que podem interessar os chamados hackers.

Uma das recomendações mais básicas para evitar situações de perigo é a instalação de alguns programas nos equipamentos como os antivírus, por exemplo. Hoje, existem uma infinidade deles disponíveis no mercado.

Além disso, criar cópias de segurança de tudo aquilo que está nos servidores, armazenar arquivos em nuvem, utilizar recursos com assinatura digital e criptografar dados podem ser excelentes opções para aumentar a sua segurança no mundo digital.

Cibersegurança: O que esperar em 2021?

De acordo com Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe latino-americana de pesquisa e análise da Kaspersky, empresa internacional de segurança virtual fundada em 1997, 2021 poderá ser um ano com muitos ataques cibernéticos.

“A tendência de manter a maioria de nossas atividades pela internet continuará, pelo menos, até meados do ano que vem. Isso significa terreno fértil para os cibercriminosos continuarem com suas campanhas de fraude, roubo e extorsão. Além disso, os ataques com maior potencial de lucro, que visam empresas e instituições públicas, serão mais coordenados e, portanto, mais danosos”, revelou.

Um dado interessante da edição de 2020 do Panorama de Ameaças na América Latina empresa diz respeito aos alvos dos ataques. A Kaspersky identificou que 2 em cada 3 ataques na região são contra empresas. Os números superaram os 37,2 milhões.

As dificuldades de implementação de recursos de cibersegurança também foram identificadas:

  • Impossibilidade de parar a produção (34%).
  • Burocracias para aprovação (31%) e 
  • Existência de um grande número de tomadores de decisões nas empresas (23%), dificultando o processo.

Novos tempos, novas soluções

O mercado está cada vez mais competitivo, e isso é ótimo. Afinal, com tantas soluções no mercado fica muito mais fácil que qualquer empresa tenha acesso a ferramentas de segurança.

No entanto, é importante sempre priorizar aqueles sistemas que apresentem os melhores indicadores de segurança até mesmo em sua fase de testes. Isso garante que, ao final do processo de desenvolvimento, você tenha acesso a um produto totalmente eficiente.

Outro ponto que merece atenção é a escala de utilização de tais sistemas. Imagine que uma grande cidade como Goiânia deseja tornar a gestão pública ainda mais eficiente utilizando um software.

Para gerenciar diversos serviços será necessário, em um primeiro momento, realizar uma série de estudos e cadastramentos de pontos referente à iluminação pública, arborização urbana, gerenciamento de resíduos, entre outros.

O volume de dados gerados e armazenados nos sistemas de gestão é gigantesco. Por isso, essa ferramenta deve apresentar um alto índice de eficiência em segurança, assegurando a proteção de todas as informações.

Felizmente, podemos contar com softwares que, além de completos, são totalmente seguros. É o caso do sistema da Exati, que segue altos padrões de segurança na rede mundial de internet.

Sistema Exati e a cibersegurança

Como você viu, a cibersegurança é um dos temas mais relevantes da atualidade.

Isso porque os números de dispositivos conectados à internet não param de crescer e, consequentemente, técnicas de segurança devem ser desenvolvidas.

Na Exati, nossa equipe de profissionais utilizam tudo de mais modernos para assegurar o pleno funcionamento do sistema.

Quer um exemplo? Para a tecnologia de Internet das Coisas e Telegestão utilizamos os protocolos abertos. Também conhecidos como “protocolos de Internet”, esse recurso permite a comunicação entre dispositivos conectados à internet. 

No entanto, essa comunicação só é possível graças à capacidade do sistemas em tornar as informações de cada dispositivo compativeis. Para isso, o sistema de segurança é acionado e evita que informações sejam perdidas no processo.

Além disso, integramos ao software a chave de segurança de rede Wi-Fi mais moderna da atualidade, o WPA2. Temos, também, o protocolo padrão para redes FAN (Field Area Network):  Wi-SUN

Esse protocolo possibilita um maior grau de cibersegurança e confiabilidade, além de ser muito semelhante a protocolos já existentes. O resultado de sua aplicação? Um produto dentro dos padrões de qualidade e segurança.

Gostou do material?

Esses são apenas alguns insights e exemplos de métodos utilizados para evitar a atuação de hackers e garantir que tanto gestão pública quanto privada tenham seus dados preservados.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o material exclusivo produzido em parceria com Felipe Gabardo, responsável técnico pelo maior projeto da Exati, a Telegestão. 

É só clicar aqui!