O uso de aplicativo para gestão de equipe é, sem dúvidas, um grande passo para a otimização dos serviços prestados nas cidades.

Esse cenário de modernização deve-se, sobretudo, à expansão do mercado de smartphones nos últimos 5 anos. 

Telas maiores e mais resistentes, espessura reduzida e baterias modernas e duradouras são alguns exemplos estéticos. 

Já em relação aos componentes internos pode-se destacar a melhoria dos processadores, alguns até mais rápidos e eficientes que tablets e computadores.

A capacidade de armazenamento também evoluiu, permitindo a utilização de uma série de aplicativos funcionais para o dia a dia. A modernização chegou até às equipes externas, aumentando o desempenho em campo.

Continue a leitura e veja como funciona e as vantagens de um aplicativo para gestão de equipes. 

Mercado APPs

A modernização dos smartphones permitiu o desenvolvimento de milhões de aplicativos das mais diversas categorias, do lúdico ao prático.

O estudo realizado pelo Pew Research Center, instituto de pesquisa que analisa  questões, atitudes e novas tendências nos Estados Unidos e no mundo, revela um dado interessante.

De acordo com a pesquisa, a indústria dos chamados “apps” deve movimentar US$ 6,3 trilhões até 2021. Entre os países que mais consomem esses produtos está a Indonésia e, em seguida, o Brasil.

Isso nos mostra que a tecnologia está mais acessível e que pode auxiliar na execução de serviços essenciais nas cidades, como a gestão e manutenção de áreas verdes, zonas pavimentadas e até mesmo de luminárias em vias públicas.

Mas você saberia dizer quais as vantagens de se utilizar um aplicativo para gestão de equipes que trabalham, efetivamente, com esses serviços? Acompanhe.

Aplicativo para gestão de equipes de campo

Portabilidade, agilidade, e formato digital livre de rasuras são alguns dos diversos benefícios que a digitalização pode trazer ao seu ambiente de trabalho, seja interno ou externo.

Aqui, o termo digitalização pode ser entendido de duas formas complementares: A primeira, referindo-se ao uso de plataformas digitais; e a segunda enquanto prática do dia a dia, desprendendo-se do uso de papel.

Além de ir em desencontro com as políticas de sustentabilidade, a utilização do papel em operações externas pode trazer transtornos facilmente evitados com o uso de um app. 

Veja algumas vantagens:

1 – Fácil acesso

A portabilidade é uma das funcionalidades de maior destaque quando de fala utilização de dispositivos eletrônicos em campo.

Os apps vieram para substituir as chamadas ordens de serviço (OS) em formato impresso usadas até pouco tempo. Além do risco de rasuras ou perdas, esse formato não atende as necessidades de uma grande cidade.

Além de dispor de todas as informações necessárias na tela do dispositivo, ainda é possível ter acesso à rotas personalizadas para cada atendimento, otimizando o deslocamento.

Controlar os materiais de trabalho da sua equipe também é uma funcionalidade disponibilizada pelos softwares. Dessa forma, o controle de estoque é sempre verificado, evitando baixas e eventuais desvios.

2 – Atualizações periódicas

É bem verdade que o uso de um aplicativo para gestão de equipe externa não é a solução para todos os problemas. Apesar de funcional, a ferramenta exige atenção.

Podemos explicar a frase anterior nos baseando do conceito de evolução. Aqui, esse termo é utilizado para lembrar que a todo momento produtos são lançados no mercado e milhões de dados são obtidos e transformados em inovação.

Por isso, as atualizações se fazem tão importantes. Utilizar um sistema moderno e funcional que vá de encontro com as necessidades da sua equipe externa pode trazer tantos outros benefícios para sua empresa como:

  • Processamento rápido das informações;
  • Adição de funcionalidades conforme necessidade;
  • Redução de erros no preenchimento de campos;
  • Otimização da comunicação entre equipes e gestores.

E por falar em comunicação, esse é nosso próximo tópico.

3 – Comunicação instantânea

A comunicação é, sem dúvida, parte essencial na realização de qualquer tarefa em que mais de duas pessoas estejam envolvidas.

No caso dos atendimentos realizados por uma equipe externa o uso de aplicativo torna-se cada vez mais recomendado. 

Isso porque, com o dispositivo em mãos, independentemente da conexão, é possível acessar informações importantes, como citados no primeiro tópico.

Além disso, é possível estabelecer novas demandas de forma mais rápida. Veja um exemplo: 

Uma nova ocorrência foi cadastrada no sistema via canais de atendimento da população. O software identifica qual equipe está mais próximas e envia informações essenciais para que, então, a equipe realize o serviço.

Dessa forma, além das demandas serem cumpridas de forma mais rápida, diminuem-se os gastos com deslocamentos e os gestores ainda conseguem otimizar o trabalho.

Como a Exati pode auxiliar a sua organização?

Somos uma empresa de tecnologia e, por isso, ofertamos soluções inteligentes para cidades mais inteligentes.

Nosso Software é integrado aos dispositivos das equipes de campo, permitindo que todos os benefícios citados sejam, efetivamente, aproveitados ao máximo.

Dessa forma, o aplicativo para gestão de equipe torna-se um importante aliado na identificação, contagem, deslocamento e monitoramento de todas as atividades desenvolvidas.

Tudo de forma digital, sem erros e complicações.

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