Em um mundo cada vez mais digitalizado é praticamente impossível não recorrer a um software de gestão, independente da sua área de atuação no mercado.

O fato é que esse mesmo mercado está, também, mais competitivo e esse tipo de recurso pode ser um diferencial para tomadas de decisão importantes, sobretudo quando falamos de melhorias nas cidades.

Por isso, preparamos esse blogpost especial para destacar 3 benefícios em se utilizar um software de gestão. Acompanhe. 

Adaptação aos novos tempos

É fato: a tecnologia não está mais dissociada de nosso cotidiano

Hoje, podemos verificar que até mesmo documentos importantes já possuem formato digital. Um dos exemplos mais significativos é a Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPS)

Recentemente esse documento alcançou a marca de mais de 303 milhões de acessos, sendo 270 milhões somente em 2020. 

De igual modo, as cidades também passaram a incorporar mais tecnologia e outros recursos à sua realidade. Os softwares de gestão com certeza foram os mais utilizados.

Isso porque esse instrumento permite uma série de possibilidades que transformam, de fato, as regiões em que são inseridos. A partir de então, as cidades passam a ser consideradas Smart em virtude dessa gama de serviços otimizados pela tecnologia.

Para entender mais sobre os impactos de um bom software de gestão, confira nosso vídeo case sobre o sistema da Exati aplicado à cidade de Salto, em São Paulo. 

CHICS

Sigla para Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável, o modelo CHICS pode ser considerado como um dos mais modernos que temos hoje. O motivo?

Segundo o Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS): “é aquela que faz uma gestão integrada, integral, sistêmica e transversal” de cinco camadas: 

  • Pessoas; 
  • Subsolo; 
  • Solo; 
  • Infraestrutura tecnológica;
  •  Plataformas: Internet das coisas, Inteligência Artificial e Blockchain. 

Em outras palavras, estamos falando de projetos que levam em consideração que a cidade é feita para as pessoas. Por isso, elas precisam ser ativas e participar das melhorias que pretendem ser implantadas.

É nesse contexto que destacamos a necessidade em se utilizar um software de gestão como o da Exati.  

Embora os especialistas afirmem a importância do planejamento para cidades que almejam se tornar inteligentes, humanas e criativas, de nada adianta um grande ecossistema como esse sem ter a acesso a um software de gestão dedicado ao cuidado desse espaço.

Aliando planejamento urbano e um bom software de gestão é muito mais fácil criar e manter uma cidade em pleno funcionamento, entregando todos os benefícios à população e, claro, aos gestores públicos e privados.

Quer saber mais sobre as CHICS? Clique aqui e acesse nosso conteúdo exclusivo.

Mercado de Softwares em ascensão

O setor que trabalha diretamente com tecnologia é sempre um dos que possuem mais novidades e números expressivos. Isso porque, a cada dia, novas soluções são desenvolvidas diante das inúmeras demandas da sociedade.

Acompanhe a seguir alguns dados interessantes sobre o mercado de software no Brasil e no mundo em 2019.  

De acordo com o estudo intitulado “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2020”, publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), apenas em 2019 o setor cresceu 10,5% no Brasil.

Esse crescimento foi surpreendente, afinal, é um número superior à média mundial, que ficou na casa dos 5%

De modo geral, foram movimentados mais de R$ 161,7 bilhões considerando os mercados de software, serviços, hardware e também as exportações do segmento.

Este último teve um aumento de 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Vale destacar que o Brasil representa 1,8% do mercado mundial de TI e 40,7% do mercado da América Latina

Caso não saiba, a ABES foi fundada em 1986 e atua com o propósito de contribuir para a construção de um país mais Digital.

Um de seus principais objetivos é assegurar a existência de um ambiente de negócios propício à inovação sem deixar de lado questões importantes como, por exemplo, sustentabilidade e competitividade.

Voltando ao software de gestão, saiba agora 3 benefícios de se utilizar esse recurso. Acompanhe. 

3 benefícios de um software de gestão

Além de proporcionar comodidades como acesso rápido, utilizar um software de gestão é uma forma de colaborar com a preservação do meio ambiente uma vez que a quantidade de documentos em papel é reduzida graças à digitalização.

Além disso, podemos destacar outros fatores importantes.

Controle absoluto

Quem trabalha com uma grande quantidade de dados sabe quanto isso pode ser difícil de se controlar.

Além do risco de perder informações valiosas, há ainda a possibilidade de gerar prejuízos por conta de desperdício ou investimentos equivocados

Por isso, contar com um software de gestão como o da Exati é uma ótima alternativa. O sistema de gerenciamento inteligente permite que você obtenha acesso a diversas informações em tempo real e comprove a realização de serviços de modo prático.

É possível, por exemplo, saber exatamente quando produtos ainda estão no estoque e quanto já foi utilizado; Conferir se todos os seus equipamentos estão em pleno funcionamento ou se necessitam de manutenção; e monitorar o desempenho das equipes de campo em tempo real.

Ter controle total sobre questões como essas permite que você, enquanto gestor, otimize as suas atividades e de suas equipes também. Como consequência, aumenta-se a produtividade e os custos das operações são reduzidos significativamente.

Mais segurança

Em tempo de ataques cibernéticos é fundamental contar com sistemas confiáveis e que tenham sistemas de segurança compatíveis com o que há de mais moderno no mercado.

Além de toda a segurança da tecnologia de alto padrão há ainda garantias de que seus dados serão preservados e devidamente armazenados. O grande destaque aqui são as comodidades da digitalização.

Imagine processos antigos e que utilizam papel. Além da possibilidade de rasuras e até mesmo de preenchimento inadequado, a possibilidade de extravios é muito maior. 

Dependendo do tipo de documento ou das informações contidas nele, pode ser desastroso para qualquer organização. 

Um sistema como o da Exati é totalmente seguro e permite que você acesse tudo de onde estiver, já que todos os dados ficam devidamente armazenados em nuvem.

Assim, gasta-se menos tempo para analisar e validar as atividades desempenhadas, uma vez que essas informações podem ser coletadas com poucos cliques e utilizando filtros de pesquisa por data, período, atividades, entre outros.

Transparência na palma da mão

No item sobre controle absoluto citamos a praticidade na comprovação da realização de serviços. Utilizar um software de gestão como o da Exati permite muito mais transparência nesses processos.

Afinal, sabemos que a maioria dos contratos estabelecidos para modernização das cidades são do tipo de parcerias público-privada e suas modelagens são bastante exigentes em termos de cumprimento de etapas, prazos e afins.

O software de gestão auxilia no controle de todas as atividades e no seu acompanhamento diário, sendo possível extrair relatórios simplificados e de fácil compreensão aos agentes públicos e privados.

Estamos falando de um sistema completo com funcionalidade que reforça ainda mais a necessidade de comprovação das atividades. Por isso, no caso do sistema Exati, você conta com ordem de serviço digitais, registro fotográfico, geolocalização das equipes de campo e muito mais.

Entendeu mais sobre um software de gestão?

Sem recursos e dispositivos digitais toda e qualquer operação fica muito mais difícil, não é?

Muitas organizações já começaram a perceber isso depois da pandemia do novo coronavírus e passaram a investir muito mais em sistemas próprios, digitalização de documentos e claro, em um software de gestão para impulsionar ainda mais sua atuação.

Essa é uma das tendências para 2021. E você, já está preparado para um futuro cada vez mais digital?

Saiba mais sobre o tema acessando esse material. O software de gestão da Exati também pode ser aplicado para diferentes verticais, como por exemplo arborização, manutenção viária.