Contar com um sistema de gerenciamento de estoque significa ter controle sobre ativos e produtos, tornando os processos mais organizados.

Dessa forma, com um sistema que faça a gestão de estoque, a empresa trabalha de forma otimizada, uma vez que há previsibilidade de consumo para saber quando é necessário adquirir mais produtos. 

Tendo isso em vista, no blog post de hoje vamos entender como o sistema de Exati pode ser útil quando o assunto é controle de estoque. 

Antes mesmo do material ser comprado, o nosso sistema consegue te ajudar

O software da Exati consegue fazer o gerenciamento de estoque de ponta a ponta, isto é, do começo até o fim da operação. 

Assim, antes mesmo de você adquirir mais matéria prima ou quaisquer outros produtos, o nosso sistema realiza a cotação do produto de acordo com a sua necessidade. 

Além disso, o sistema de gerenciamento de estoque da Exati compara os principais fornecedores de materiais, o que é essencial para a sua gestão. 

Dessa maneira, com a cotação em mãos e a comparação entre os melhores fornecedores, você pode realizar uma compra segura e com o preço mais vantajoso. 

O sistema também permite que você realize uma ordem de compra e a efetue: tudo de forma simples, otimizada e dentro da mesma plataforma.

Por fim, quando o material é entregue, você pode registrar a nota fiscal de entrada no software, podendo ainda efetuar um controle completo da garantia do material. 

Com o material em estoque, é hora de organizá-lo e distribuí-lo

Após a compra ser realizada você consegue organizar todos os materiais que chegaram de forma lógica. Ou seja, você pode separá-los por tipo e também por família

Por exemplo, o tipo de produto pode ser civil, elétrico ou EPIs; já a família, por sua vez, subdivide a categoria ainda mais, como família de lâmpadas, família de reatores e assim por diante. 

Além disso, você tem em mãos uma grande e importante funcionalidade do sistema da Exati: ele permite que você tenha mais de um estoque. Dessa forma, você pode ter um estoque interno, externo e outros voltados apenas para as equipes de campo

Se caso o cliente que você atende envie materiais, você pode criar um estoque separado para ele e realizar todo o gerenciamento da mesma forma que o interno.  

O mesmo ocorre com as equipes externas. É possível retirar itens que estão no estoque central e distribuir os denominados kits para os colaboradores, de forma que o controle e a responsabilidade dos materiais é 100% de quem fez a retirada. 

Logo, se houve extravio, mau uso ou danificação do material, a equipe externa é responsável por prestar contas do que ocorreu. 

Além disso, a equipe de campo pode acompanhar no aplicativo via mobile o saldo de estoque.  

Assim, com essa divisão ordenada, a gestão consegue saber o que está no estoque e o que está sob responsabilidade das equipes, uma grande vantagem em termos de gerenciamento. 

O gerenciamento continua com as equipes externas

Como falamos acima, a gestão pode distribuir materiais para as equipes a partir do estoque central. Mas como funciona o gerenciamento nessa etapa?

A partir do momento que a equipe vai a campo realizar um atendimento, o sistema de gerenciamento de estoque da Exati permite que seja registrado exatamente o que foi utilizado. 

Ainda, caso haja algum material a ser recolhido no ponto de atendimento, como sucata, o sistema permite que a equipe o insira em seu estoque.

Após finalizado o atendimento a equipe retorna para a sede, entrega os materiais recolhidos em campo e recebe novos kits para continuar os atendimentos. 

Após toda a operação concluída você tem à disposição relatórios completos

Se tudo foi concluído, o ideal é que você tenha em mãos um documento que mostre o desempenho das operações, não é? E é exatamente isso que o sistema da Exati pode fazer por você. 

Os nossos relatórios fornecem informações relativas aos materiais, como:

– Quais foram utilizados;

– Quantidade utilizada;

– Especificação de uso por ponto ou período;

– Os dias e horários que as operações ocorreram. 

Além disso, os documentos informam qual o custo da operação para que você tenha até mesmo o controle financeiro do que vem sendo realizado. 

Por fim, algumas perguntas frequentes sobre o sistema da Exati

– Qualquer ativo pode ser gerenciado com o sistema de estoque da Exati?

Sim. Seja para manutenção viária, iluminação pública, arborização ou qualquer que seja a vertical dentro do nosso escopo, a gestão de estoque pode ser realizada. 

Por exemplo, para manutenção viária você pode ter controle sobre piche; enquanto para iluminação pública você pode controlar diversos materiais, como lâmpadas, fiação e disjuntores.  

– Para as equipes de campo, há compatibilidade de dispositivos móveis?

O nosso software é compatível com tablets e smartphone Android, portanto, a equipe pode fazer esse gerenciamento de forma digital, dispensando completamente o uso de papel. 

Além disso, a equipe pode realizar esse controle mesmo offline se não houver conexão por perto. Após o dispositivo identificar um sinal de rede ele carrega automaticamente as informações registradas. 

Ficou interessado no sistema de gerenciamento de estoque da Exati?

No blog post de hoje nós mostramos como a Exati pode te ajudar quando o assunto é gerenciamento de estoque. 

Como vimos, uma das grandes vantagens de contar com o nosso sistema é o fato dele realizar a gestão de estoque de ponta a ponta, não te deixando na mão em nenhum sentido. 

Quer entender melhor como isso se encaixa na sua realidade? Temos uma equipe de especialistas para te ajudar. É só clicar aqui e agendar o melhor horário!

Espero que o conteúdo tenha sido útil. Obrigado por acompanhar e até a próxima!