Realizar a gestão de equipes externas sempre foi grande um desafio, sobretudo nos últimos anos. Mesmo com o uso de tecnologia diversas empresas sofrem os efeitos de não realizar a gestão de pessoas da forma efetiva.

Segundo o estudo Reinventing construction: a route to higher productivity, realizado pela McKinsey Global Institute, o uso de tecnologia digital e o investimento em técnicas avançadas de automação estão entre as práticas que mais contribuem para o aumento da produtividade.

O fato é que para muitos gestores as equipes de trabalho podem apresentar custos extras elevados. Você deve estar se perguntando como isso é possível, não é? 

A resposta está diretamente relacionada à produtividade. Nem sempre os materiais de trabalho que as equipes utilizam são funcionais e a falta de treinamento pode piorar a situação.

 Foi pensando nesses problemas que a Exati desenvolveu um sistema inteligente e completo, tanto para o uso dos gestores quanto para gestão de equipes externas.

Veja de que forma o software da Exati facilita a execução das atividades diárias e a correta  gestão das equipes externas.

No que um software inteligente pode me ajudar ?

Softwares podem auxiliar – e muito – qualquer empresa de qualquer segmento. Mas, utilizar um software inteligente e completo certamente contribuirá na redução de custos operacionais e na elevação da taxa de produtividade.

Veja agora algumas funcionalidades que o sistema da Exati oferece para gerenciar as atividades das equipes externas de modo efetivo e transparente.

Comunicação facilitada e objetiva

Ao contrário do que se pensava antigamente, a comunicação é sim parte fundamental do trabalho e interfere na gestão de equipes externas. E a tecnologia veio para simplificar tudo.

Uma ferramenta capaz de facilitar esse processo comunicacional é a utilização das populares ordens de serviço (OSs), que hoje já estão no ambiente digital.

Acessando o aplicativo via tablet ou smartphone tem-se acesso imediato à todas as informações referentes às atividades diárias, facilitando os processos entre todas as partes envolvidas, sejam técnicos, gestores ou clientes.

Dessa forma, o foco e fluxo de trabalho melhoram, aumentando a produtividade. Além disso, o sistema da Exati evita duplicidade de atividades, evitando equívocos e deslocamentos desnecessários.

Otimização de rotas

Item essencial para trabalho de equipes externas, a definição de rotas otimizadas é outra funcionalidade do software inteligente da Exati. 

 A partir do cadastro dos chamados aberto pela população ou pelas próprias equipes externas em rondas de monitoramento, o sistema gera automaticamente as melhores rotas de deslocamento.

Como resultado, as equipes externas atendem as ocorrências de forma rápida, os gestores reduzem os gastos com combustível e, ao mesmo tempo, menos poluentes são lançados no meio ambiente.

Produtividade sempre, falta de segurança nunca

Sabemos que a produtividade da sua equipe impacta diretamente nos prazos de atendimento e, sobretudo, na qualidade do serviço prestado. 

No entanto, a produtividade não pode sobressair-se à segurança dos trabalhadores. Parte essencial da gestão de equipes externas, o cuidado com normas de segurança no trabalho também é um indicador de excelência.

Imagine que um colaborador não cumpra os protocolos de segurança e deixe de utilizar os equipamentos de proteção individuais (EPIs). Em caso de acidente, a depender da gravidade, o trabalhador deverá ficar afastado de suas atividades.

Com o sistema de Exati os gestores têm acesso a informações gerais das atividades desempenhadas, inclusive se os colaboradores fizeram uso racional dos materiais e utilizaram os EPIs fornecidos ao deixar a central.

Obtenha relatórios precisos e melhore processos

Trabalhar sem preocupações é, sem dúvida, um benefício que poucas empresas têm. Entretanto, estar nas chamadas “zonas de conforto” pode fazer com que sua empresa fique para trás.

É por essa razão que melhorar os processos da sua empresa é fundamental. Uma das formas mais efetivas para fazer isso é por meio da análise de resultados.

Com o software inteligente da Exati esse processo torna se muito mais fácil e rápido, graças à funcionalidade Relatórios personalizados, em formato totalmente digital.

A ferramenta permite extrair  quaisquer dados referente à gestão, materiais utilizados nas operações, quantidade de trabalhos realizados, distância percorrida, entre outros.

Desta forma, o gestor consegue ter acesso a todas as informações, otimizar o trabalho e a gestão de equipes externas, agilizando a manutenção dos serviços públicos e melhorando os processos internos.

Precisa de ajuda para gerenciar sua equipe?

A Exati possui uma plataforma completa para Smart Cities, oferecendo uma combinação de todos os softwares de gestão necessários para manter a sua cidade organizada.

A gestão de equipes externas é apenas uma entre as diversas vantagens em utilizar o software inteligente da Exati. 

Se você quiser saber mais entre em contato com nosso time de especialistas. Ou, então, visite nosso site e conheça todos as nossas soluções.