O Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) avaliou mais de 2600 médias e grandes empresas e descobriu que os investimentos em TI cresceram 8% nos últimos anos. 

Tais investimentos em tecnologias vêm para facilitar a rotina operacional e aumentar a produtividade dos colaboradores. 

Tendo esse cenário em vista, vamos entender os principais benefícios em implementar ferramentas digitais na sua empresa. 

1 – Facilidade na comunicação com seu consumidor/cliente 

As ferramentas digitais devem ser úteis para a sua operação e também facilitar o relacionamento com seus clientes. 

É importante pensar que o perfil do consumidor mudou muito nos últimos anos. Com a transformação digital, cada vez mais as pessoas utilizam diversas tecnologias para construir relacionamento com empresas. 

A difusão dos meios de comunicação veio para facilitar esse contato, aproximando o consumidor. 

Além disso, as organizações também se beneficiam do uso da tecnologia, uma vez que conseguem ter acesso a dados e informações sobre clientes. 

2 – Armazenamento em nuvem

Outra vantagem em utilizar ferramentas digitais é o fato dos dados ficarem armazenados na nuvem. Dessa maneira, as informações coletadas não se perdem com o tempo ou por más condições de armazenamento. 

Ainda, um dos grandes benefícios em utilizar essa forma de armazenagem é que ela possibilita o acesso a dados em diversos dispositivos, como computadores, celulares e tablets.

Assim, quando um documento está disponível na nuvem, é possível compartilhá-lo e todos que têm acesso à ele podem ver as modificações que ocorrem em tempo real. 

3 – Relatórios de gestão  

A partir do momento que você usa ferramentas digitais, é possível acessar os dados operacionais em relatórios completos e otimizados. Dessa maneira, esses documentos podem te ajudar a tomar decisões mais assertivas e estratégicas. 

Utilizar relatórios permite que o gestor tenha uma visão mais ampla de cada processo e saiba quais falhas estão ocorrendo. 

Além disso, esses documentos podem ser utilizados para monitorar métricas que sejam relevantes e estratégicas para o seu objetivo de negócio.

Se você precisa monitorar a produtividade de colaboradores e equipes, os relatórios fornecem métricas precisas. 

O controle de estoque também é facilitado com relatórios gerenciais, uma vez que eles fornecem dados exatos sobre a sua operação. 

Entendi os benefícios! Mas quais ferramentas digitais utilizar?

Aplicativos 

As estatísticas falam por si só: o brasileiro passa, em média, 3 horas e 45 minutos em aplicativos, ocupando a terceira colocação no ranking dos países em termos de tempo dedicado à apps. 

É por isso que, cada vez mais, as empresas têm investido na produção de aplicativos próprios. Esses canais são ótimas formas de se comunicar e estar mais próximo de quem consome seu produto ou serviço. 

Porém, é importante você pensar estrategicamente e considerar se um aplicativo faz sentido para sua operação. 

Algumas métricas como formas de acessar seu produto (via mobile, desktop), idade, localização demográfica podem te ajudar a decidir ou não pelo uso do app. 

Aqui na Exati, por exemplo, temos o aplicativo Cidade Iluminada. Nele, oferecemos mais um canal de comunicação entre a gestão e os cidadãos, uma vez que ele permite a abertura de chamados para lâmpadas de postes queimadas e outras situações relacionadas à iluminação pública

Softwares de gestão 

Uma ferramenta digital muito usada em diversas empresas têm sido os softwares de gestão. Essas plataformas permitem que você organize as suas atividades e documentos. 

E não apenas isso, os sistemas podem auxiliar na operação de cada área da sua empresa, como digitalização de documentos, controle de estoque, atividades internas e externas e muito mais

Dessa maneira, visto a praticidade e agilidade que um sistema como esse traz para o dia a dia, mais e mais empresas têm os adotado. 

Segundo a Pesquisa Panorama do Mercado ERP 2017/2018, 58% das empresas brasileiras pretendem investir mais em seu sistema de gestão atual. 

Além disso, a pesquisa mostrou que 30% do gestores buscam tecnologias que mostram indicadores estratégicos, como painel de atividades (28%), Internet das Coisas (15%) e análise de dados (8%). 

Assim, as vantagens em utilizar essa ferramenta digital são diversas:

– Automação de tarefas;

– Controle de estoque de ponta a ponta;

– Gerenciamento sobre equipes externas;

– Gestão sobre pontos cadastrados no sistema;

– Relatórios operacionais e de produtividade.

Gostou deste conteúdo?

No blog post de hoje mostramos um pouco de como as ferramentas digitais podem ser úteis para a sua gestão. 

Trazendo maior agilidade nos processos e aumentando a produtividade, as plataformas digitais são grandes aliadas de quem faz um gerenciamento estratégico. 

Se você gostou deste conteúdo, te convido a entender mais sobre como a tecnologia pode ajudar no controle de equipamentos. Para acessar é só clicar aqui

Obrigado por acompanhar!