O Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) avaliou mais de 2600 médias e grandes empresas e descobriu que os investimentos em TI cresceram 8% nos últimos anos.
Tais investimentos em tecnologias vêm para facilitar a rotina operacional e aumentar a produtividade dos colaboradores.
Tendo esse cenário em vista, vamos entender os principais benefícios em implementar ferramentas digitais na sua empresa.
1 – Facilidade na comunicação com seu consumidor/cliente
As ferramentas digitais devem ser úteis para a sua operação e também facilitar o relacionamento com seus clientes.
É importante pensar que o perfil do consumidor mudou muito nos últimos anos. Com a transformação digital, cada vez mais as pessoas utilizam diversas tecnologias para construir relacionamento com empresas.
A difusão dos meios de comunicação veio para facilitar esse contato, aproximando o consumidor.
Além disso, as organizações também se beneficiam do uso da tecnologia, uma vez que conseguem ter acesso a dados e informações sobre clientes.
2 – Armazenamento em nuvem
Outra vantagem em utilizar ferramentas digitais é o fato dos dados ficarem armazenados na nuvem. Dessa maneira, as informações coletadas não se perdem com o tempo ou por más condições de armazenamento.
Ainda, um dos grandes benefícios em utilizar essa forma de armazenagem é que ela possibilita o acesso a dados em diversos dispositivos, como computadores, celulares e tablets.
Assim, quando um documento está disponível na nuvem, é possível compartilhá-lo e todos que têm acesso à ele podem ver as modificações que ocorrem em tempo real.
3 – Relatórios de gestão
A partir do momento que você usa ferramentas digitais, é possível acessar os dados operacionais em relatórios completos e otimizados. Dessa maneira, esses documentos podem te ajudar a tomar decisões mais assertivas e estratégicas.
Utilizar relatórios permite que o gestor tenha uma visão mais ampla de cada processo e saiba quais falhas estão ocorrendo.
Além disso, esses documentos podem ser utilizados para monitorar métricas que sejam relevantes e estratégicas para o seu objetivo de negócio.
Se você precisa monitorar a produtividade de colaboradores e equipes, os relatórios fornecem métricas precisas.
O controle de estoque também é facilitado com relatórios gerenciais, uma vez que eles fornecem dados exatos sobre a sua operação.
Entendi os benefícios! Mas quais ferramentas digitais utilizar?
Aplicativos
As estatísticas falam por si só: o brasileiro passa, em média, 3 horas e 45 minutos em aplicativos, ocupando a terceira colocação no ranking dos países em termos de tempo dedicado à apps.
É por isso que, cada vez mais, as empresas têm investido na produção de aplicativos próprios. Esses canais são ótimas formas de se comunicar e estar mais próximo de quem consome seu produto ou serviço.
Porém, é importante você pensar estrategicamente e considerar se um aplicativo faz sentido para sua operação.
Algumas métricas como formas de acessar seu produto (via mobile, desktop), idade, localização demográfica podem te ajudar a decidir ou não pelo uso do app.
Aqui na Exati, por exemplo, temos o aplicativo Cidade Iluminada. Nele, oferecemos mais um canal de comunicação entre a gestão e os cidadãos, uma vez que ele permite a abertura de chamados para lâmpadas de postes queimadas e outras situações relacionadas à iluminação pública.
Softwares de gestão
Uma ferramenta digital muito usada em diversas empresas têm sido os softwares de gestão. Essas plataformas permitem que você organize as suas atividades e documentos.
E não apenas isso, os sistemas podem auxiliar na operação de cada área da sua empresa, como digitalização de documentos, controle de estoque, atividades internas e externas e muito mais.
Dessa maneira, visto a praticidade e agilidade que um sistema como esse traz para o dia a dia, mais e mais empresas têm os adotado.
Segundo a Pesquisa Panorama do Mercado ERP 2017/2018, 58% das empresas brasileiras pretendem investir mais em seu sistema de gestão atual.
Além disso, a pesquisa mostrou que 30% do gestores buscam tecnologias que mostram indicadores estratégicos, como painel de atividades (28%), Internet das Coisas (15%) e análise de dados (8%).
Assim, as vantagens em utilizar essa ferramenta digital são diversas:
– Automação de tarefas;
– Controle de estoque de ponta a ponta;
– Gerenciamento sobre equipes externas;
– Gestão sobre pontos cadastrados no sistema;
– Relatórios operacionais e de produtividade.
Gostou deste conteúdo?
No blog post de hoje mostramos um pouco de como as ferramentas digitais podem ser úteis para a sua gestão.
Trazendo maior agilidade nos processos e aumentando a produtividade, as plataformas digitais são grandes aliadas de quem faz um gerenciamento estratégico.
Se você gostou deste conteúdo, te convido a entender mais sobre como a tecnologia pode ajudar no controle de equipamentos. Para acessar é só clicar aqui.
Obrigado por acompanhar!
Stay connected