Hoje, muitos processos tornam-se extremamente difíceis sem o auxílio da tecnologia e o gerenciamento de resíduos é um deles.

Imagine uma grande cidade como São Paulo, por exemplo. De acordo com o último levantamento do IBGE, a cidade possui uma área total de 1.521,11 km², sendo 949,611 km² somente de área urbana.

Obviamente, com tamanhas dimensões a cidade comporta um grande número de pessoas. São mais de 12 milhões de habitantes. Logo, o volume de resíduos também é elevado.

Por isso, é imprescindível realizar o gerenciamento de resíduos de modo eficiente, e a tecnologia certamente pode te ajudar. 

Quer saber como? Continue a leitura.

Gerenciamento de resíduos: Necessidade do presente

Antes de implementar qualquer tipo de solução para o gerenciamento de resíduos urbanos, é necessário atentar-se ao que diz a legislação brasileira.

O maior ponto de atenção diz respeito às determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2010 a partir da Lei Federal nº12.305. 

Você pode acessar todas as informações sobre a PNRS e ainda saber quais as exigências dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos clicando aqui.

Sabendo dessas informações básicas, vamos mostrar por que é importante investir na tecnologia para realizar o gerenciamento de resíduos da sua cidade

De acordo com o portal The Nature Conservancy, em 2050 aproximadamente dois terços da população mundial viverão em áreas urbanas. Essa expansão acelerada  das cidades pode trazer consequências em diversos setores, sobretudo para os serviços de coleta.

Por isso, é essencial que autoridades públicas desenvolvam um um planejamento inteligente, com soluções verdadeiramente eficazes.

Afinal, de que tipo de tecnologia estamos falando?

Não há mais como fugir do mundo digital, e nem aconselhamos. Diversas empresas já entenderam que o futuro é digital e têm investido ano após ano em recursos digitais cada vez mais modernos e completos.

O motivo? Otimizar seus serviços.

De acordo com a StartSe, escola de negócios há mais de 4 anos no mercado, para iniciar o processo de inovação digital é necessário atentar-se a algumas questões básicas.

Entre as mais importantes está a análise de quais ferramentas úteis estão disponíveis no mercado. Em seguida, como utilizá-las para reformular ou readequar os sistemas internos.

Sabendo disso é possível identificar quais serão os seus impactos no desempenho da empresa.

Considerando os pontos que levantamos até o momento, conheça um pouco mais sobre o Software inteligente da Exati, com funcionalidades voltadas também ao gerenciamento de resíduos.

O que faz um Software inteligente?

“Profissionais e empresas de sucesso hoje são aqueles que conseguem evoluir constantemente em três pilares: as tecnologias emergentes, a forma como elas impactam ou criam novos modelos de negócio e, por fim, como a gestão evolui a partir disso.”

A frase do CEO da StartSe, Pedro Englert, resume bem a atuação da Exati no mercado de Softwares inteligentes. Afinal, esse recurso pode transformar realidades de modo surpreendente. 

O software de gerenciamento de resíduos urbanos da Exati disponibiliza um módulo completo para o cadastramento georreferenciado de lixeiras de toda a região desejada.

Essa identificação permite que o gestor acesse e visualize, de modo remoto, informações sobre as lixeiras, rotas de coleta, equipes responsáveis pelas atividades em campo e muito mais. Acompanhe.

APP

Os aplicativos, também conhecidos por apps, são ferramentas práticas e acessíveis para a execução de qualquer tarefa em campo. Com poucos cliques informações valiosas passam a integrar a base de dados do sistema.

Ou seja, por meio de um smartphone – conectado ou não à rede – as equipes de campo conseguem cadastrar todas as informações da lixeira, como localização georreferenciada, peso, capacidade, entre outros.

Rotas

Com as lixeiras devidamente cadastradas o sistema pode executar uma função de extrema utilidade: traçar rotas.

Para isso, o software leva em consideração as informações básicas de cadastro e até mesmo os chamados abertos pela população via aplicativo ou call center. 

Considera, também, a capacidade do caminhão coletor e adiciona uma parada para descarregamento de resíduos toda vez que atinge a capacidade máxima.

Com esse recurso evita-se, por exemplo, que lixeiras atinjam suas capacidades máximas, gerando transtornos no meio urbano e até mesmo atraindo vetores transmissores de doenças.

Medições

Para garantir que os serviços sejam realizados da melhor forma possível e na rota traçada automaticamente pelo sistema, pode-se verificar o odômetro e horímetro do veículo.

Além da rota otimizada para as coletas, o sistema também insere uma parada de descarga quando o caminhão está cheio. Para isso, é preciso cadastrar a quantidade total de resíduos que o veículos suporta.

Assim, durante a coleta o software calcula o peso e volume dos materiais, adiciona uma parada para descarga quando necessário e estabelece sua rota. Tudo de forma inteligente e prática.

Quais as vantagens dessas funcionalidades na prática?

Sem dúvidas, a principal vantagem é o aumento na produtividade de toda a equipe. 

Afinal, utilizando um sistema inteligente é possível controlar todas as demandas, permitindo sua priorização e gerenciamento de forma otimizada para que nenhum prazo seja vencido.

A segunda grande vantagem é ter controle sobre todos os processos envolvendo a atividade de gerenciamento de resíduos. Como? Gerando relatórios 100% digitais e personalizáveis de acordo com suas necessidades.

Por ser uma ferramenta digital, o software possibilita maior transparência. Essa é a terceira vantagem pois o recurso impossibilita ou, pelo menos, reduz a ocorrência de erros e fraudes na execução das atividades.

Com todas essas informações em mão os gestores realizam o gerenciamento de resíduos sólidos de forma prática, rápida e sem custos adicionais, e ainda obtêm dados detalhados para melhorar ou desenvolver novas estratégias.

Conheça a Exati e otimize a sua gestão 

Há mais de 10 anos no mercado, desenvolvemos soluções completas e inovadoras para os mais diversos segmentos urbanos.

Nossa missão é aprimorar o cotidiano dos cidadãos por meio da tecnologia, garantindo mais qualidade de vida a todos.

Ficou interessado em implantar um sistema de gerenciamento de resíduos na sua cidade? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba como podemos te auxiliar! 

É só clicar aqui.